Identidades femininas em comentários no facebook : uma análise a partir dos estudos culturais em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forechi, Marcilene
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182457
Resumo: Nessa tese discutiu-se a produção de identidades femininas em comentários produzidos no Facebook. A pesquisa foi desenvolvida sob inspiração dos Estudos Culturais em Educação em articulação com os Estudos de Comunicação e os Estudos de Gênero. Identidade e gênero foram conceitos centrais no desenvolvimento dessa investigação, na qual se argumenta que as representações de identidades femininas colocadas em destaque nesse ambiente digital atuam na produção de significados sobre o universo tido como feminino. Considerou-se que os comentários analisados se inserem em uma lógica comunicacional e cultural peculiar à cultura da conexão (JENKINS et al, 2015). O conceito de gênero, abordado a partir de estudos conduzidos por Scott (1995), Meyer (2004) e outros autores, foi entendido como um organizador social das diferenças sexuais e como um “saber que estabelece significados para as diferenças corporais” (VÁSQUEZ, 2017). Foram analisados comentários postados nas páginas do Portal G1 e do Jornal Zero Hora, no Facebook, relativos às hashtags #EnemFeminista, #VaiTerShortinho e #belarecatadaedolar. Os comentários foram abordados como práticas culturais e o Facebook, como um artefato cultural. Maternidade, Violência e Empoderamento Feminino foram temas recorrentes nos comentários e para examiná-los foram definidas três categorias centrais intituladas: Mulher-Mãe, Mulher-Objeto e Mulher-Empoderada. Na abordagem Mulher-Mãe, percebeu-se como a maternidade é ainda configurada como um importante elemento identitário nas representações que circulam sobre feminilidades; na categoria Mulher- Objeto, focalizou-se a violência como um dos aspectos que reificam, de várias formas, as identidades femininas; já na categoria Mulher-Empoderada, considerou-se ter ocorrido a ampliação do campo discursivo relativo às atuações femininas, potencializada pelas mídias digitais e pelos usos que as mulheres passaram a fazer desses espaços, com discussões que integram a chamada quarta onda do feminismo, como, por exemplo, o assédio e a cultura do estupro. Cabe ainda indicar que perpassam os comentários analisados, menções a regras morais e a padrões de conduta que reafirmam interdições de várias ordens para as mulheres e reforçam antigos estereótipos.
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O conceito de gênero, abordado a partir de estudos conduzidos por Scott (1995), Meyer (2004) e outros autores, foi entendido como um organizador social das diferenças sexuais e como um “saber que estabelece significados para as diferenças corporais” (VÁSQUEZ, 2017). Foram analisados comentários postados nas páginas do Portal G1 e do Jornal Zero Hora, no Facebook, relativos às hashtags #EnemFeminista, #VaiTerShortinho e #belarecatadaedolar. Os comentários foram abordados como práticas culturais e o Facebook, como um artefato cultural. Maternidade, Violência e Empoderamento Feminino foram temas recorrentes nos comentários e para examiná-los foram definidas três categorias centrais intituladas: Mulher-Mãe, Mulher-Objeto e Mulher-Empoderada. Na abordagem Mulher-Mãe, percebeu-se como a maternidade é ainda configurada como um importante elemento identitário nas representações que circulam sobre feminilidades; na categoria Mulher- Objeto, focalizou-se a violência como um dos aspectos que reificam, de várias formas, as identidades femininas; já na categoria Mulher-Empoderada, considerou-se ter ocorrido a ampliação do campo discursivo relativo às atuações femininas, potencializada pelas mídias digitais e pelos usos que as mulheres passaram a fazer desses espaços, com discussões que integram a chamada quarta onda do feminismo, como, por exemplo, o assédio e a cultura do estupro. Cabe ainda indicar que perpassam os comentários analisados, menções a regras morais e a padrões de conduta que reafirmam interdições de várias ordens para as mulheres e reforçam antigos estereótipos.This PhD dissertation discusses the production of female identities in the comments produced on Facebook. The research was developed inspired by the Cultural Studies in Education combined with the Communication Studies and Gender Studies. Identity and Gender are the main concepts in this investigation, which argues that the female identity representations highlighted in this digital environment act on the production of meanings about the universe seen as feminine. The analysed comments were considered as inserted in a communicational and cultural logic specific of the connection culture (Jenkins et al, 2015). The concept of Gender, approached from the studies made by SCOTT (1995), MEYER (2004) and other authors, is understood as a social organizer of the sexual differences and as a "knowledge that establishes meanings for the body differences" (VÁSQUEZ, 2017). The comments analysed were taken from Portal G1 and Zero Hora newspaper's Facebook pages and are related to the hashtags #EnemFeminista, #VaiTerShortinho e #belarecatadaedolar. The comments are approached as cultural practices and Facebook as a cultural artefact. Motherhood, violence and female empowering were recurrent themes in the comments, so three main categories were entitled: Mother-Woman, Object-Woman as Empowered-Woman. In the Mother-Woman approach, motherhood is seen as the unanimous identity element in the discussions about femininity; as for the Object-Woman category, violence was pointed as an aspect that strongly marks female identity representations; finally, in the Empowered-Woman category, it is discussed how women's empowerment began to cover a series of practices that attempt to frame women in the contemporary world. In providing comments, users attribute meanings to the feminine, (re)producing representations of feminine identities.application/pdfporPedagogia culturalEstudos culturaisRedes sociaisGêneroConnection CultureSocial networksFemale IdentitiesFacebookCultural Studies in EducationIdentidades femininas em comentários no facebook : uma análise a partir dos estudos culturais em educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077080.pdfTexto completoapplication/pdf3367352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182457/1/001077080.pdfae1b674220819b41d04b3bec229093bcMD51TEXT001077080.pdf.txt001077080.pdf.txtExtracted Texttext/plain653422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182457/2/001077080.pdf.txta8f46ff46e6bb4b522f71ec898a92712MD52THUMBNAIL001077080.pdf.jpg001077080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182457/3/001077080.pdf.jpg24b36d92698940622d33d164e790aa95MD5310183/1824572021-05-07 05:05:47.737203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:05:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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