O estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194364 |
Resumo: | O estilo interativo materno consiste na maneira com que a mãe interage com seu filho ou filha conforme diferentes contextos. A leitura compartilhada é um desses cenários, na qual ocorre uma oportunidade de troca de narrativa entre adulto e criança. Essa prática é apontada por trabalhos prévios, teóricos e empíricos, como benéfica ao desenvolvimento de vários aspectos da infância. Este trabalho tem o objetivo de investigar as relações entre o estilo interativo materno durante a leitura compartilhada e características da criança, como marcos desenvolvimentais e dificuldades socioemocionais e comportamentais. O primeiro capítulo trata-se de um ensaio teórico acerca das histórias infantis enquanto contexto de narratividade e do papel tanto do livro quanto do adulto nessa vivência. O segundo capítulo apresenta a elaboração de um manual de codificação dos comportamentos maternos (comunicacionais), bem como de suas respectivas definições operacionais. O terceiro e último capítulo apresenta o estudo empírico. Participaram da pesquisa 45 díades de mães e crianças, estas com idade entre 16 e 72 meses. As mães responderam questionários acerca do desenvolvimento infantil e das dificuldades da criança, além de perguntas sociodemográficas. As díades realizaram sessão de leitura de um livro em contexto laboratorial, a qual foi gravada em vídeo e posteriormente analisada por juízes independentes. Análises de variância, correlação e regressão linear múltipla foram feitas. Os resultados mostraram que comportamentos com foco em descrições e instruções se mantiveram como preditores (direção negativa) do desenvolvimento da linguagem expressiva. Um estilo interativo materno marcado por variações afetivas, prosódicas e por recursos paralinguísticos predisse a linguagem receptiva (direção positiva) e dificuldades emocionais, comportamentais e totais (direção negativa). Renda e escolaridade da mãe também ficaram como preditoras significativas nos modelos finais. Práticas observadas na leitura compartilhada podem, além de estarem associadas ao desenvolvimento comunicacional da criança, indicar aspectos protetivos quanto a dificuldades emocionais e comportamentais. |
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