Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Priscilla Nascimento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47135
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_a58992420365cf035d99c667582b1bca
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47135
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantilDesenvolvimento infantilLeitura compartilhadaDesenvolvimento cognitivoEducação infantilDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.A leitura compartilhada permite processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem em contexto escolar, dessa forma, pretendeu-se observar como esta prática pode ser utilizada como ferramenta lúdica no desenvolvimento das funções executivas apoiando-se na materialidade e na teoria da pragmática do objeto. Portanto, a pesquisa realizou-se em um Centro de Educação da Primeira Infância do Distrito Federal, em turma de maternal II composta por bebês com idade de 1-2 anos. Para a coleta dos dados foi utilizado a observação videogravada e posteriormente revisão das gravações através da análise microgenética com o auxílio do software ELAN. A fim de analisar como se dá o processo de desenvolvimento das funções executivas nas relações triádicas professora-livro-bebê através de momentos de leitura compartilhada.Shared reading fosters cognitive development and learning processes within an educational setting. Thus, the objective was to investigate how this approach can serve as an interesting tool to enhance executive functions, utilizing materiality and object pragmatics theory. This research conducted in Federal District Early Childhood Education Center, involving a kindergarten class aged 1-2 years. Data collection count on video-recorded observations, followed by a microgenetic analysis of the footage with ELAN software. Has the goal in comprehending how the development of executive functions unfolds in the dynamic teacher-book-baby interactions during shared reading moment.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalRengifo-Herrera, Francisco JoséDias, Priscilla Nascimento2023-12-28T18:25:38Z2023-12-28T18:25:38Z2023-12-282023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Priscilla Nascimento. Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil. 2023. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47135porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-28T18:25:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/47135Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-28T18:25:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil
title Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil
spellingShingle Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil
Dias, Priscilla Nascimento
Desenvolvimento infantil
Leitura compartilhada
Desenvolvimento cognitivo
Educação infantil
title_short Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil
title_full Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil
title_fullStr Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil
title_full_unstemmed Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil
title_sort Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil
author Dias, Priscilla Nascimento
author_facet Dias, Priscilla Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rengifo-Herrera, Francisco José
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Priscilla Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil
Leitura compartilhada
Desenvolvimento cognitivo
Educação infantil
topic Desenvolvimento infantil
Leitura compartilhada
Desenvolvimento cognitivo
Educação infantil
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28T18:25:38Z
2023-12-28T18:25:38Z
2023-12-28
2023-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Priscilla Nascimento. Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil. 2023. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47135
identifier_str_mv DIAS, Priscilla Nascimento. Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil. 2023. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508237462962176