As práticas corporais na cultura escolar : dimensões do acesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Laura Giovana dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265936
Resumo: A partir da necessidade de compreensão do universo escolar no que diz respeito ao acesso à experimentação, ou seja, o envolvimento corporal, das práticas corporais em um cenário de intensas modificações da cena educativa, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como se configura o acesso às práticas corporais em duas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Canela/RS. De modo a cumprir com o objetivo do trabalho, a abordagem teórico-metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa. O desenho teórico-metodológico utilizado foi a etnografia na qual os instrumentos de produção das informações foram a observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental. As escolas selecionadas pertencem a rede municipal de Canela, possuem apenas a etapa do Ensino Fundamental e são urbanas. O trabalho de campo ocorreu no período de outubro de 2022 a março de 2023 e foi registrado em um diário de campo. As entrevistas foram realizadas com 6 colaboradores que foram selecionados a partir de critérios pré-definidos. A análise documental foi realizada nos projetos político-pedagógicos das escolas selecionadas. O processo de análise das informações produzidas foi realizado a partir da construção de 264 unidades de significado que foram trabalhadas e reorganizadas em duas categorias de análise: 1) a escola de tempo integral e o diálogo com as práticas corporais; 2) as “dimensões” do acesso às práticas corporais. A partir dessa pesquisa, foi possível compreender que o acesso às práticas corporais nessas escolas é configurado a partir de dimensões que caracterizam o modo com que determinadas práticas são ou não experimentadas. Estas dimensões, construídas após a análise crítica do campo, dizem respeito aos lugares e tempos, as relações interpessoais, a coletividade, a agência pública e a educação para o lazer. Todas estas configuram o acesso às práticas corporais na escola em um movimento não retilíneo e nem uniforme e estão em constante diálogo com especificidades de cada instituição, podendo configurar o modo com que estudantes acessam determinadas práticas corporais.
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O trabalho de campo ocorreu no período de outubro de 2022 a março de 2023 e foi registrado em um diário de campo. As entrevistas foram realizadas com 6 colaboradores que foram selecionados a partir de critérios pré-definidos. A análise documental foi realizada nos projetos político-pedagógicos das escolas selecionadas. O processo de análise das informações produzidas foi realizado a partir da construção de 264 unidades de significado que foram trabalhadas e reorganizadas em duas categorias de análise: 1) a escola de tempo integral e o diálogo com as práticas corporais; 2) as “dimensões” do acesso às práticas corporais. A partir dessa pesquisa, foi possível compreender que o acesso às práticas corporais nessas escolas é configurado a partir de dimensões que caracterizam o modo com que determinadas práticas são ou não experimentadas. Estas dimensões, construídas após a análise crítica do campo, dizem respeito aos lugares e tempos, as relações interpessoais, a coletividade, a agência pública e a educação para o lazer. Todas estas configuram o acesso às práticas corporais na escola em um movimento não retilíneo e nem uniforme e estão em constante diálogo com especificidades de cada instituição, podendo configurar o modo com que estudantes acessam determinadas práticas corporais.Based on the need to understand the school universe and the access to experimentation (body involvement) of body practices in a scenario of intense changes in the educational scene, this research aims to understand how access to body practices is configured in two public schools in Canela’s city. In order to fulfill the objective of the work, the chosen methodological approach was the descriptive qualitative research. The theoretical-methodological design used was ethnography in which the instruments for obtaining information were participant observation, semistructured interview and document analysis. The selected schools belong to the municipal network of Canela, have only the Elementary School stage and are urban (not rural). Fieldwork was from October 2022 until March 2023, recorded in a field diary. The interviews were conducted with 6 people who were selected based on predefined criteria. The documental analysis was carried out in the politicalpedagogical projects of the selected schools. The analysis process of the collected information was carried out from the construction of 264 units of meaning that were reorganized into two categories of analysis: 1) The full-time school and the dialogue with body practices; 2) The “dimensions” of access to bodily practices. Based on this research, it was possible to understand that access to corporal practices in these schools is configured based on dimensions that characterize the way in which certain practices are or are not experienced. These dimensions, built after a critical analysis of the field, relate to places and times, interpersonal relationships, collectivity, public agency and education for leisure. All of these configure access to body practices at school in a non-rectilinear or uniform movement and are in constant dialogue with the specificities of each school, being able to configure the way in which students access certain body practices.application/pdfporEducação física escolarPráticas corporaisEscola públicaSchool physical educationBody practicesFull-time schoolAs práticas corporais na cultura escolar : dimensões do acessoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185886.pdf.txt001185886.pdf.txtExtracted Texttext/plain266981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265936/2/001185886.pdf.txt9ad63b835ebab0f1f141a99befde42ebMD52ORIGINAL001185886.pdfTexto completoapplication/pdf4567639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265936/1/001185886.pdf190f056c2abff2c297f319b014c8b98dMD5110183/2659362023-10-13 03:36:54.438689oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-13T06:36:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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