A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839 |
Resumo: | Na Aula Inaugural proferida no Collège de France em 1977, Barthes propôs questões sobre o ensino e a pesquisa que ainda hoje são objeto de debate por parte de pesquisadores de diferentes áreas. Na área da educação, as reflexões trazidas por ele sobre a pesquisa e o papel do formador são vistas como contribuições importantes para se repensar metodologias de ensino e compreender o que significa a dialógica do processo de leitura e escritura. Na perspectiva de uma formação que ultrapasse a ‘fixação dos saberes’ e os determinantes da aprendizagem, o autor esboça nesse texto o desenho da complexidade como um dos caminhos possíveis para o ensino da literatura. É nessa perspectiva que o presente trabalho propõe o resgate desse texto de Barthes, no sentido de revisitar, no cenário da Aula, a complexidade proposta pelo autor e as novas maneiras de pensar o ensino e a formação.Palavras-chave: Pesquisa; Ensino de Literatura; Metodologia |
id |
URI-2_1ef11706b2e1de58d5e20f2f32dea763 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/1839 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHESEducação;Pesquisa; Ensino da Literatura; MetodologiaEstudo de textoNa Aula Inaugural proferida no Collège de France em 1977, Barthes propôs questões sobre o ensino e a pesquisa que ainda hoje são objeto de debate por parte de pesquisadores de diferentes áreas. Na área da educação, as reflexões trazidas por ele sobre a pesquisa e o papel do formador são vistas como contribuições importantes para se repensar metodologias de ensino e compreender o que significa a dialógica do processo de leitura e escritura. Na perspectiva de uma formação que ultrapasse a ‘fixação dos saberes’ e os determinantes da aprendizagem, o autor esboça nesse texto o desenho da complexidade como um dos caminhos possíveis para o ensino da literatura. É nessa perspectiva que o presente trabalho propõe o resgate desse texto de Barthes, no sentido de revisitar, no cenário da Aula, a complexidade proposta pelo autor e as novas maneiras de pensar o ensino e a formação.Palavras-chave: Pesquisa; Ensino de Literatura; Metodologia Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesGilberto, Irene Jeanete Lemos2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPequisa Bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 29 (2015): CENTENÁRIO ROLAND BARTHES; 166-179Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 29 (2015): CENTENÁRIO ROLAND BARTHES; 166-1791984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839/2091Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-01T21:59:49Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1839Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-11-01T21:59:49Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES |
title |
A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES |
spellingShingle |
A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES Gilberto, Irene Jeanete Lemos Educação;Pesquisa; Ensino da Literatura; Metodologia Estudo de texto |
title_short |
A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES |
title_full |
A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES |
title_fullStr |
A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES |
title_full_unstemmed |
A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES |
title_sort |
A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES |
author |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
author_facet |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação;Pesquisa; Ensino da Literatura; Metodologia Estudo de texto |
topic |
Educação;Pesquisa; Ensino da Literatura; Metodologia Estudo de texto |
description |
Na Aula Inaugural proferida no Collège de France em 1977, Barthes propôs questões sobre o ensino e a pesquisa que ainda hoje são objeto de debate por parte de pesquisadores de diferentes áreas. Na área da educação, as reflexões trazidas por ele sobre a pesquisa e o papel do formador são vistas como contribuições importantes para se repensar metodologias de ensino e compreender o que significa a dialógica do processo de leitura e escritura. Na perspectiva de uma formação que ultrapasse a ‘fixação dos saberes’ e os determinantes da aprendizagem, o autor esboça nesse texto o desenho da complexidade como um dos caminhos possíveis para o ensino da literatura. É nessa perspectiva que o presente trabalho propõe o resgate desse texto de Barthes, no sentido de revisitar, no cenário da Aula, a complexidade proposta pelo autor e as novas maneiras de pensar o ensino e a formação.Palavras-chave: Pesquisa; Ensino de Literatura; Metodologia |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares Pequisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839/2091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 29 (2015): CENTENÁRIO ROLAND BARTHES; 166-179 Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 29 (2015): CENTENÁRIO ROLAND BARTHES; 166-179 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565195886592 |