A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839
Resumo: Na Aula Inaugural proferida no Collège de France em 1977, Barthes propôs questões sobre o ensino e a pesquisa que ainda hoje são objeto de debate por parte de pesquisadores de diferentes áreas. Na área da educação, as reflexões trazidas por ele sobre a pesquisa e o papel do formador são vistas como contribuições importantes para se repensar metodologias de ensino e compreender o que significa a dialógica do processo de leitura e escritura. Na perspectiva de uma formação que ultrapasse a ‘fixação dos saberes’ e os determinantes da aprendizagem, o autor esboça nesse texto o desenho da complexidade como um dos caminhos possíveis para o ensino da literatura. É nessa perspectiva que o presente trabalho propõe o resgate desse texto de Barthes, no sentido de revisitar, no cenário da Aula, a complexidade proposta pelo autor e as novas maneiras de pensar o ensino e a formação.Palavras-chave: Pesquisa; Ensino de Literatura; Metodologia 
id URI-2_1ef11706b2e1de58d5e20f2f32dea763
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1839
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHESEducação;Pesquisa; Ensino da Literatura; MetodologiaEstudo de textoNa Aula Inaugural proferida no Collège de France em 1977, Barthes propôs questões sobre o ensino e a pesquisa que ainda hoje são objeto de debate por parte de pesquisadores de diferentes áreas. Na área da educação, as reflexões trazidas por ele sobre a pesquisa e o papel do formador são vistas como contribuições importantes para se repensar metodologias de ensino e compreender o que significa a dialógica do processo de leitura e escritura. Na perspectiva de uma formação que ultrapasse a ‘fixação dos saberes’ e os determinantes da aprendizagem, o autor esboça nesse texto o desenho da complexidade como um dos caminhos possíveis para o ensino da literatura. É nessa perspectiva que o presente trabalho propõe o resgate desse texto de Barthes, no sentido de revisitar, no cenário da Aula, a complexidade proposta pelo autor e as novas maneiras de pensar o ensino e a formação.Palavras-chave: Pesquisa; Ensino de Literatura; Metodologia Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesGilberto, Irene Jeanete Lemos2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPequisa Bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 29 (2015): CENTENÁRIO ROLAND BARTHES; 166-179Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 29 (2015): CENTENÁRIO ROLAND BARTHES; 166-1791984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839/2091Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-01T21:59:49Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1839Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-11-01T21:59:49Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES
title A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES
spellingShingle A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES
Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Educação;Pesquisa; Ensino da Literatura; Metodologia
Estudo de texto
title_short A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES
title_full A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES
title_fullStr A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES
title_full_unstemmed A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES
title_sort A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES
author Gilberto, Irene Jeanete Lemos
author_facet Gilberto, Irene Jeanete Lemos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;Pesquisa; Ensino da Literatura; Metodologia
Estudo de texto
topic Educação;Pesquisa; Ensino da Literatura; Metodologia
Estudo de texto
description Na Aula Inaugural proferida no Collège de France em 1977, Barthes propôs questões sobre o ensino e a pesquisa que ainda hoje são objeto de debate por parte de pesquisadores de diferentes áreas. Na área da educação, as reflexões trazidas por ele sobre a pesquisa e o papel do formador são vistas como contribuições importantes para se repensar metodologias de ensino e compreender o que significa a dialógica do processo de leitura e escritura. Na perspectiva de uma formação que ultrapasse a ‘fixação dos saberes’ e os determinantes da aprendizagem, o autor esboça nesse texto o desenho da complexidade como um dos caminhos possíveis para o ensino da literatura. É nessa perspectiva que o presente trabalho propõe o resgate desse texto de Barthes, no sentido de revisitar, no cenário da Aula, a complexidade proposta pelo autor e as novas maneiras de pensar o ensino e a formação.Palavras-chave: Pesquisa; Ensino de Literatura; Metodologia 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
Pequisa Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1839/2091
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 29 (2015): CENTENÁRIO ROLAND BARTHES; 166-179
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 29 (2015): CENTENÁRIO ROLAND BARTHES; 166-179
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565195886592