IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419 |
Resumo: | Este artigo discute a emergência de identidades de aprendentes de língua inglesa a partir do desenvolvimento da produção oral. Gaignoux (2006), referindo-se a Williams e Burden (1997), demonstra que a dificuldade na habilidade de falar leva os alunos a construírem uma autoimagem negativa fadada ao fracasso na aprendizagem de uma LE. A partir da análise das entrevistas então conduzidas e das gravações em áudio das aulas durante o processo de instrução de estratégias de aprendizagem de sete aprendentes de línguas do curso de Letras da UFPA, investigamos os traços identitários emergentes, descrevendo-os com base na Teoria da Complexidade. Resende (2009) entende que uma visão mais holística e menos reducionista do processo de formação do “eu” social é necessária e explica que isso acontece devido ao surgimento dos “eus” emergentes em interação com outros elementos, determinando a autoimagem de um aluno. Os resultados constataram mudanças significativas no comportamento das aprendentes, possibilitando o aparecimento de novas identidades. Palavras-chave: Formação de aprendentes de línguas, identidade, Teoria da Complexidade |
id |
URI-2_2953e9e4908639124d0131d038de67ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/1419 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEMLinguísticaIdentidade; Teoria da ComplexidadeEstudos LinguísticosEste artigo discute a emergência de identidades de aprendentes de língua inglesa a partir do desenvolvimento da produção oral. Gaignoux (2006), referindo-se a Williams e Burden (1997), demonstra que a dificuldade na habilidade de falar leva os alunos a construírem uma autoimagem negativa fadada ao fracasso na aprendizagem de uma LE. A partir da análise das entrevistas então conduzidas e das gravações em áudio das aulas durante o processo de instrução de estratégias de aprendizagem de sete aprendentes de línguas do curso de Letras da UFPA, investigamos os traços identitários emergentes, descrevendo-os com base na Teoria da Complexidade. Resende (2009) entende que uma visão mais holística e menos reducionista do processo de formação do “eu” social é necessária e explica que isso acontece devido ao surgimento dos “eus” emergentes em interação com outros elementos, determinando a autoimagem de um aluno. Os resultados constataram mudanças significativas no comportamento das aprendentes, possibilitando o aparecimento de novas identidades. Palavras-chave: Formação de aprendentes de línguas, identidade, Teoria da ComplexidadeUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesGaignoux, Kelly Cristina MarquesGadelha, Michell MoutinhoMagno e Silva, Walkyria2015-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 188-210Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 188-2101984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419/1838info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-21T20:23:01Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1419Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2015-05-21T20:23:01Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM |
title |
IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM Gaignoux, Kelly Cristina Marques Linguística Identidade; Teoria da Complexidade Estudos Linguísticos |
title_short |
IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM |
title_full |
IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM |
author |
Gaignoux, Kelly Cristina Marques |
author_facet |
Gaignoux, Kelly Cristina Marques Gadelha, Michell Moutinho Magno e Silva, Walkyria |
author_role |
author |
author2 |
Gadelha, Michell Moutinho Magno e Silva, Walkyria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaignoux, Kelly Cristina Marques Gadelha, Michell Moutinho Magno e Silva, Walkyria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Identidade; Teoria da Complexidade Estudos Linguísticos |
topic |
Linguística Identidade; Teoria da Complexidade Estudos Linguísticos |
description |
Este artigo discute a emergência de identidades de aprendentes de língua inglesa a partir do desenvolvimento da produção oral. Gaignoux (2006), referindo-se a Williams e Burden (1997), demonstra que a dificuldade na habilidade de falar leva os alunos a construírem uma autoimagem negativa fadada ao fracasso na aprendizagem de uma LE. A partir da análise das entrevistas então conduzidas e das gravações em áudio das aulas durante o processo de instrução de estratégias de aprendizagem de sete aprendentes de línguas do curso de Letras da UFPA, investigamos os traços identitários emergentes, descrevendo-os com base na Teoria da Complexidade. Resende (2009) entende que uma visão mais holística e menos reducionista do processo de formação do “eu” social é necessária e explica que isso acontece devido ao surgimento dos “eus” emergentes em interação com outros elementos, determinando a autoimagem de um aluno. Os resultados constataram mudanças significativas no comportamento das aprendentes, possibilitando o aparecimento de novas identidades. Palavras-chave: Formação de aprendentes de línguas, identidade, Teoria da Complexidade |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419/1838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 188-210 Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 188-210 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565840760832 |