IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaignoux, Kelly Cristina Marques
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gadelha, Michell Moutinho, Magno e Silva, Walkyria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419
Resumo: Este artigo discute a emergência de identidades de aprendentes de língua inglesa a partir do desenvolvimento da produção oral. Gaignoux (2006), referindo-se a Williams e Burden (1997), demonstra que a dificuldade na habilidade de falar leva os alunos a construírem uma autoimagem negativa fadada ao fracasso na aprendizagem de uma LE. A partir da análise das entrevistas então conduzidas e das gravações em áudio das aulas durante o processo de instrução de estratégias de aprendizagem de sete aprendentes de línguas do curso de Letras da UFPA, investigamos os traços identitários emergentes, descrevendo-os com base na Teoria da Complexidade. Resende (2009) entende que uma visão mais holística e menos reducionista do processo de formação do “eu” social é necessária e explica que isso acontece devido ao surgimento dos “eus” emergentes em interação com outros elementos, determinando a autoimagem de um aluno. Os resultados constataram mudanças significativas no comportamento das aprendentes, possibilitando o aparecimento de novas identidades.   Palavras-chave: Formação de aprendentes de línguas, identidade, Teoria da Complexidade
id URI-2_2953e9e4908639124d0131d038de67ee
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1419
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEMLinguísticaIdentidade; Teoria da ComplexidadeEstudos LinguísticosEste artigo discute a emergência de identidades de aprendentes de língua inglesa a partir do desenvolvimento da produção oral. Gaignoux (2006), referindo-se a Williams e Burden (1997), demonstra que a dificuldade na habilidade de falar leva os alunos a construírem uma autoimagem negativa fadada ao fracasso na aprendizagem de uma LE. A partir da análise das entrevistas então conduzidas e das gravações em áudio das aulas durante o processo de instrução de estratégias de aprendizagem de sete aprendentes de línguas do curso de Letras da UFPA, investigamos os traços identitários emergentes, descrevendo-os com base na Teoria da Complexidade. Resende (2009) entende que uma visão mais holística e menos reducionista do processo de formação do “eu” social é necessária e explica que isso acontece devido ao surgimento dos “eus” emergentes em interação com outros elementos, determinando a autoimagem de um aluno. Os resultados constataram mudanças significativas no comportamento das aprendentes, possibilitando o aparecimento de novas identidades.   Palavras-chave: Formação de aprendentes de línguas, identidade, Teoria da ComplexidadeUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesGaignoux, Kelly Cristina MarquesGadelha, Michell MoutinhoMagno e Silva, Walkyria2015-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 188-210Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 188-2101984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419/1838info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-21T20:23:01Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1419Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2015-05-21T20:23:01Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
title IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
spellingShingle IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
Gaignoux, Kelly Cristina Marques
Linguística
Identidade; Teoria da Complexidade
Estudos Linguísticos
title_short IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
title_full IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
title_fullStr IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
title_sort IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
author Gaignoux, Kelly Cristina Marques
author_facet Gaignoux, Kelly Cristina Marques
Gadelha, Michell Moutinho
Magno e Silva, Walkyria
author_role author
author2 Gadelha, Michell Moutinho
Magno e Silva, Walkyria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaignoux, Kelly Cristina Marques
Gadelha, Michell Moutinho
Magno e Silva, Walkyria
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Identidade; Teoria da Complexidade
Estudos Linguísticos
topic Linguística
Identidade; Teoria da Complexidade
Estudos Linguísticos
description Este artigo discute a emergência de identidades de aprendentes de língua inglesa a partir do desenvolvimento da produção oral. Gaignoux (2006), referindo-se a Williams e Burden (1997), demonstra que a dificuldade na habilidade de falar leva os alunos a construírem uma autoimagem negativa fadada ao fracasso na aprendizagem de uma LE. A partir da análise das entrevistas então conduzidas e das gravações em áudio das aulas durante o processo de instrução de estratégias de aprendizagem de sete aprendentes de línguas do curso de Letras da UFPA, investigamos os traços identitários emergentes, descrevendo-os com base na Teoria da Complexidade. Resende (2009) entende que uma visão mais holística e menos reducionista do processo de formação do “eu” social é necessária e explica que isso acontece devido ao surgimento dos “eus” emergentes em interação com outros elementos, determinando a autoimagem de um aluno. Os resultados constataram mudanças significativas no comportamento das aprendentes, possibilitando o aparecimento de novas identidades.   Palavras-chave: Formação de aprendentes de línguas, identidade, Teoria da Complexidade
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1419/1838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 188-210
Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 188-210
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565840760832