POLÍTICAS E PLANIFICAÇÕES LINGUÍSTICAS: EXCLUSÃO E RESGATE DA LÍNGUA ALEMÃ DE ORIGEM ÉTNICA/CULTURAL
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/855 |
Resumo: | No percurso histórico das políticas linguísticas de ação do estado brasileiro, verificam-se as tentativas de exclusão e, mais recentemente, de resgate das chamadas línguas de imigração presentes no país, mais especificamente na Região Sul. Sob esta abordagem, o objetivo deste estudo é o de analisar a história linguística do Português como única língua no país até o processo da modernidade e de certo reconhecimento do plurilinguismo e do pluriculturalismo, quando os Estados procuraram resgatar as línguas minoritárias. O exemplo abordado é a política linguística implantada no Paraná com a oferta, por intermédio do CELEM, dos cursos de línguas alóctones e de fronteiras, tentativa para manter a cultura e as línguas de imigrantes. Analisam-se, ainda, quantitativa e qualitativamente, informações sociolinguísticas das turmas de língua alemã, de Marechal Cândido Rondon, Paraná, para verificar quem são esses alunos e qual a relação deles com a língua de herança, de origem étnica/cultural. Política linguística. Línguas de Imigrantes. Ensino. Língua alemã. |
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POLÍTICAS E PLANIFICAÇÕES LINGUÍSTICAS: EXCLUSÃO E RESGATE DA LÍNGUA ALEMÃ DE ORIGEM ÉTNICA/CULTURALNo percurso histórico das políticas linguísticas de ação do estado brasileiro, verificam-se as tentativas de exclusão e, mais recentemente, de resgate das chamadas línguas de imigração presentes no país, mais especificamente na Região Sul. Sob esta abordagem, o objetivo deste estudo é o de analisar a história linguística do Português como única língua no país até o processo da modernidade e de certo reconhecimento do plurilinguismo e do pluriculturalismo, quando os Estados procuraram resgatar as línguas minoritárias. O exemplo abordado é a política linguística implantada no Paraná com a oferta, por intermédio do CELEM, dos cursos de línguas alóctones e de fronteiras, tentativa para manter a cultura e as línguas de imigrantes. Analisam-se, ainda, quantitativa e qualitativamente, informações sociolinguísticas das turmas de língua alemã, de Marechal Cândido Rondon, Paraná, para verificar quem são esses alunos e qual a relação deles com a língua de herança, de origem étnica/cultural. Política linguística. Línguas de Imigrantes. Ensino. Língua alemã. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesMartiny, Franciele Mariavon Borstel, Clarice Nadir2013-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/855Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 285-310Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 285-3101984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/855/1680info:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-15T12:43:36Zoai:ojs.200.203.105.109:article/855Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2014-04-15T12:43:36Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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