LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chimenes, Edna Gambôa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teixeira Filho, Clóvis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908
Resumo: O presente artigo traz uma breve reflexão e análise sobre a estrutura e característica da literatura eletrônica, além de ressaltar sua importância e relevância durante a prática de leitura. Com o crescente uso da tecnologia, o exercício textual, em especial a leitura, passa a ser convidado a fazer parte desta realidade midiática, já que os novos leitores estão inseridos nesse contexto. Assim, precisam ser incitados a acessar novos conhecimentos e a buscar a construção do saber, junto à compreensão e interpretação das ferramentas utilizadas na composição da obra. Neste estudo, será analisada a obra digital “Terminal”, disponível no site “Literatura Digital”, na tentativa de evidenciar as características literárias, junto às ferramentas tecnológicas que fazem parte desta produção. Além disso, será proposta uma sequência de estratégias de ensino-aprendizagem, mostrando como pode ser efetuado o trabalho com a obra digital, partindo de uma perspectiva rizomática. Como resultados da análise e sugestões de estratégias de ensino-aprendizagem verifica-se a possibilidade de complementariedade do trabalho já realizado com a literatura impressa, desenvolvendo, nos leitores, competências e habilidades para a interação e uso efetivo dos elementos encontrados nos textos eletrônicos.
id URI-2_81e2ba00d0784e8752912f40e92a83e2
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3908
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINALLiteraturaLiteratura Eletrônica, Terminal, Estratégias de Ensino-Aprendizagem.Literatura DigitalO presente artigo traz uma breve reflexão e análise sobre a estrutura e característica da literatura eletrônica, além de ressaltar sua importância e relevância durante a prática de leitura. Com o crescente uso da tecnologia, o exercício textual, em especial a leitura, passa a ser convidado a fazer parte desta realidade midiática, já que os novos leitores estão inseridos nesse contexto. Assim, precisam ser incitados a acessar novos conhecimentos e a buscar a construção do saber, junto à compreensão e interpretação das ferramentas utilizadas na composição da obra. Neste estudo, será analisada a obra digital “Terminal”, disponível no site “Literatura Digital”, na tentativa de evidenciar as características literárias, junto às ferramentas tecnológicas que fazem parte desta produção. Além disso, será proposta uma sequência de estratégias de ensino-aprendizagem, mostrando como pode ser efetuado o trabalho com a obra digital, partindo de uma perspectiva rizomática. Como resultados da análise e sugestões de estratégias de ensino-aprendizagem verifica-se a possibilidade de complementariedade do trabalho já realizado com a literatura impressa, desenvolvendo, nos leitores, competências e habilidades para a interação e uso efetivo dos elementos encontrados nos textos eletrônicos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesChimenes, Edna GambôaTeixeira Filho, Clóvis2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise qualitativaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 41 (2021): TEXTO LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO POLÍTICA, SOCIAL E ÉTICA; 102-125Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 41 (2021): TEXTO LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO POLÍTICA, SOCIAL E ÉTICA; 102-1251984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908/3150CronológicaDireitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:50:13Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3908Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2021-08-26T19:50:13Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL
title LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL
spellingShingle LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL
Chimenes, Edna Gambôa
Literatura
Literatura Eletrônica, Terminal, Estratégias de Ensino-Aprendizagem.
Literatura Digital
title_short LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL
title_full LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL
title_fullStr LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL
title_full_unstemmed LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL
title_sort LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL
author Chimenes, Edna Gambôa
author_facet Chimenes, Edna Gambôa
Teixeira Filho, Clóvis
author_role author
author2 Teixeira Filho, Clóvis
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chimenes, Edna Gambôa
Teixeira Filho, Clóvis
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Literatura Eletrônica, Terminal, Estratégias de Ensino-Aprendizagem.
Literatura Digital
topic Literatura
Literatura Eletrônica, Terminal, Estratégias de Ensino-Aprendizagem.
Literatura Digital
description O presente artigo traz uma breve reflexão e análise sobre a estrutura e característica da literatura eletrônica, além de ressaltar sua importância e relevância durante a prática de leitura. Com o crescente uso da tecnologia, o exercício textual, em especial a leitura, passa a ser convidado a fazer parte desta realidade midiática, já que os novos leitores estão inseridos nesse contexto. Assim, precisam ser incitados a acessar novos conhecimentos e a buscar a construção do saber, junto à compreensão e interpretação das ferramentas utilizadas na composição da obra. Neste estudo, será analisada a obra digital “Terminal”, disponível no site “Literatura Digital”, na tentativa de evidenciar as características literárias, junto às ferramentas tecnológicas que fazem parte desta produção. Além disso, será proposta uma sequência de estratégias de ensino-aprendizagem, mostrando como pode ser efetuado o trabalho com a obra digital, partindo de uma perspectiva rizomática. Como resultados da análise e sugestões de estratégias de ensino-aprendizagem verifica-se a possibilidade de complementariedade do trabalho já realizado com a literatura impressa, desenvolvendo, nos leitores, competências e habilidades para a interação e uso efetivo dos elementos encontrados nos textos eletrônicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908/3150
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
Cronológica

dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 41 (2021): TEXTO LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO POLÍTICA, SOCIAL E ÉTICA; 102-125
Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 41 (2021): TEXTO LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO POLÍTICA, SOCIAL E ÉTICA; 102-125
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565246218240