LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908 |
Resumo: | O presente artigo traz uma breve reflexão e análise sobre a estrutura e característica da literatura eletrônica, além de ressaltar sua importância e relevância durante a prática de leitura. Com o crescente uso da tecnologia, o exercício textual, em especial a leitura, passa a ser convidado a fazer parte desta realidade midiática, já que os novos leitores estão inseridos nesse contexto. Assim, precisam ser incitados a acessar novos conhecimentos e a buscar a construção do saber, junto à compreensão e interpretação das ferramentas utilizadas na composição da obra. Neste estudo, será analisada a obra digital “Terminal”, disponível no site “Literatura Digital”, na tentativa de evidenciar as características literárias, junto às ferramentas tecnológicas que fazem parte desta produção. Além disso, será proposta uma sequência de estratégias de ensino-aprendizagem, mostrando como pode ser efetuado o trabalho com a obra digital, partindo de uma perspectiva rizomática. Como resultados da análise e sugestões de estratégias de ensino-aprendizagem verifica-se a possibilidade de complementariedade do trabalho já realizado com a literatura impressa, desenvolvendo, nos leitores, competências e habilidades para a interação e uso efetivo dos elementos encontrados nos textos eletrônicos. |
id |
URI-2_81e2ba00d0784e8752912f40e92a83e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3908 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINALLiteraturaLiteratura Eletrônica, Terminal, Estratégias de Ensino-Aprendizagem.Literatura DigitalO presente artigo traz uma breve reflexão e análise sobre a estrutura e característica da literatura eletrônica, além de ressaltar sua importância e relevância durante a prática de leitura. Com o crescente uso da tecnologia, o exercício textual, em especial a leitura, passa a ser convidado a fazer parte desta realidade midiática, já que os novos leitores estão inseridos nesse contexto. Assim, precisam ser incitados a acessar novos conhecimentos e a buscar a construção do saber, junto à compreensão e interpretação das ferramentas utilizadas na composição da obra. Neste estudo, será analisada a obra digital “Terminal”, disponível no site “Literatura Digital”, na tentativa de evidenciar as características literárias, junto às ferramentas tecnológicas que fazem parte desta produção. Além disso, será proposta uma sequência de estratégias de ensino-aprendizagem, mostrando como pode ser efetuado o trabalho com a obra digital, partindo de uma perspectiva rizomática. Como resultados da análise e sugestões de estratégias de ensino-aprendizagem verifica-se a possibilidade de complementariedade do trabalho já realizado com a literatura impressa, desenvolvendo, nos leitores, competências e habilidades para a interação e uso efetivo dos elementos encontrados nos textos eletrônicos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesChimenes, Edna GambôaTeixeira Filho, Clóvis2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise qualitativaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 41 (2021): TEXTO LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO POLÍTICA, SOCIAL E ÉTICA; 102-125Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 41 (2021): TEXTO LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO POLÍTICA, SOCIAL E ÉTICA; 102-1251984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908/3150CronológicaDireitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:50:13Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3908Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2021-08-26T19:50:13Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL |
title |
LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL |
spellingShingle |
LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL Chimenes, Edna Gambôa Literatura Literatura Eletrônica, Terminal, Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Literatura Digital |
title_short |
LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL |
title_full |
LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL |
title_fullStr |
LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL |
title_full_unstemmed |
LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL |
title_sort |
LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL |
author |
Chimenes, Edna Gambôa |
author_facet |
Chimenes, Edna Gambôa Teixeira Filho, Clóvis |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira Filho, Clóvis |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chimenes, Edna Gambôa Teixeira Filho, Clóvis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Literatura Eletrônica, Terminal, Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Literatura Digital |
topic |
Literatura Literatura Eletrônica, Terminal, Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Literatura Digital |
description |
O presente artigo traz uma breve reflexão e análise sobre a estrutura e característica da literatura eletrônica, além de ressaltar sua importância e relevância durante a prática de leitura. Com o crescente uso da tecnologia, o exercício textual, em especial a leitura, passa a ser convidado a fazer parte desta realidade midiática, já que os novos leitores estão inseridos nesse contexto. Assim, precisam ser incitados a acessar novos conhecimentos e a buscar a construção do saber, junto à compreensão e interpretação das ferramentas utilizadas na composição da obra. Neste estudo, será analisada a obra digital “Terminal”, disponível no site “Literatura Digital”, na tentativa de evidenciar as características literárias, junto às ferramentas tecnológicas que fazem parte desta produção. Além disso, será proposta uma sequência de estratégias de ensino-aprendizagem, mostrando como pode ser efetuado o trabalho com a obra digital, partindo de uma perspectiva rizomática. Como resultados da análise e sugestões de estratégias de ensino-aprendizagem verifica-se a possibilidade de complementariedade do trabalho já realizado com a literatura impressa, desenvolvendo, nos leitores, competências e habilidades para a interação e uso efetivo dos elementos encontrados nos textos eletrônicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3908/3150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Cronológica |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 41 (2021): TEXTO LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO POLÍTICA, SOCIAL E ÉTICA; 102-125 Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 41 (2021): TEXTO LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO POLÍTICA, SOCIAL E ÉTICA; 102-125 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565246218240 |