O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160 |
Resumo: | O ato de ler deve ser compreendido primeiramente como uma forma de apropriação da própria cultura. A educação pensada como algo intencional foi primeiro concebida pelos gregos. No que diz respeito a concepção de Infância foi Rousseau quem primeiro defendeu as suas especificidades. Platão denominou de formação o ato de educar. Na pólis através da construção do cidadão pensava-se conseguir a estruturação do Estado ideal. Dentre os pressupostos da paideia grega estava o entendimento da formação do ser através dos valores éticos e políticos. A escola tem fundamental importância no que diz respeito a esta função, isto considerando o seu papel no sentido de garantir a transmissão do conhecimento permeando as gerações visando assim a manutenção da cultura. Vivemos atualmente na era digital, assim, constitui um desafio fomentar nas crianças o gosto pela leitura, considerando o livro, mais especificamente o livro impresso como uma ferramenta cultural. |
id |
URI-2_90231bb4d87d5ab3f563262718cfc235 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3160 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENASEducação; LiteraturaLivro. Criança. Cultura.LiteraturaO ato de ler deve ser compreendido primeiramente como uma forma de apropriação da própria cultura. A educação pensada como algo intencional foi primeiro concebida pelos gregos. No que diz respeito a concepção de Infância foi Rousseau quem primeiro defendeu as suas especificidades. Platão denominou de formação o ato de educar. Na pólis através da construção do cidadão pensava-se conseguir a estruturação do Estado ideal. Dentre os pressupostos da paideia grega estava o entendimento da formação do ser através dos valores éticos e políticos. A escola tem fundamental importância no que diz respeito a esta função, isto considerando o seu papel no sentido de garantir a transmissão do conhecimento permeando as gerações visando assim a manutenção da cultura. Vivemos atualmente na era digital, assim, constitui um desafio fomentar nas crianças o gosto pela leitura, considerando o livro, mais especificamente o livro impresso como uma ferramenta cultural.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missõesde Lima, Marieli Paim2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 184-194Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 184-1941984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160/2934Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3160Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS |
title |
O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS |
spellingShingle |
O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS de Lima, Marieli Paim Educação; Literatura Livro. Criança. Cultura. Literatura |
title_short |
O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS |
title_full |
O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS |
title_fullStr |
O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS |
title_full_unstemmed |
O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS |
title_sort |
O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS |
author |
de Lima, Marieli Paim |
author_facet |
de Lima, Marieli Paim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Marieli Paim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Literatura Livro. Criança. Cultura. Literatura |
topic |
Educação; Literatura Livro. Criança. Cultura. Literatura |
description |
O ato de ler deve ser compreendido primeiramente como uma forma de apropriação da própria cultura. A educação pensada como algo intencional foi primeiro concebida pelos gregos. No que diz respeito a concepção de Infância foi Rousseau quem primeiro defendeu as suas especificidades. Platão denominou de formação o ato de educar. Na pólis através da construção do cidadão pensava-se conseguir a estruturação do Estado ideal. Dentre os pressupostos da paideia grega estava o entendimento da formação do ser através dos valores éticos e políticos. A escola tem fundamental importância no que diz respeito a esta função, isto considerando o seu papel no sentido de garantir a transmissão do conhecimento permeando as gerações visando assim a manutenção da cultura. Vivemos atualmente na era digital, assim, constitui um desafio fomentar nas crianças o gosto pela leitura, considerando o livro, mais especificamente o livro impresso como uma ferramenta cultural. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160/2934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 184-194 Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 184-194 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565830275072 |