UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910 |
Resumo: | O artigo analisa a constituição do sujeito docente numa conjuntura sócio-histórica de uberização das relações de trabalho. Para tanto, tomamos como objeto de enunciados produzidos por docentes na plataforma Profes, que oferta atendimento educacional tarifado. O aparato teórico que norteia o olhar analítico repousa nos pressupostos de Michel Foucault, especialmente no que se refere aos conceitos de discurso, enunciado, formação discursiva e verdade. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa com viés interpretativo-descritivo. As análises permitem pensar que os docentes, ao se situarem no âmbito da lógica neoliberal, buscam vender os seus serviços num ambiente que prima pela competividade e avaliação constante, o que acaba por precarizar o trabalho docente. |
id |
URI-2_9ef9a4b0e5ec71e2f87bd7f3977a6e47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3910 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTEO artigo analisa a constituição do sujeito docente numa conjuntura sócio-histórica de uberização das relações de trabalho. Para tanto, tomamos como objeto de enunciados produzidos por docentes na plataforma Profes, que oferta atendimento educacional tarifado. O aparato teórico que norteia o olhar analítico repousa nos pressupostos de Michel Foucault, especialmente no que se refere aos conceitos de discurso, enunciado, formação discursiva e verdade. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa com viés interpretativo-descritivo. As análises permitem pensar que os docentes, ao se situarem no âmbito da lógica neoliberal, buscam vender os seus serviços num ambiente que prima pela competividade e avaliação constante, o que acaba por precarizar o trabalho docente.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesVieira da Silva, Franciscoda Silva Júnior, Joseeldo2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 17-30Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 17-301984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910/3177Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T12:46:31Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3910Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2022-02-02T12:46:31Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
title |
UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
spellingShingle |
UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE Vieira da Silva, Francisco |
title_short |
UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
title_full |
UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
title_fullStr |
UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
title_sort |
UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
author |
Vieira da Silva, Francisco |
author_facet |
Vieira da Silva, Francisco da Silva Júnior, Joseeldo |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Júnior, Joseeldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira da Silva, Francisco da Silva Júnior, Joseeldo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo analisa a constituição do sujeito docente numa conjuntura sócio-histórica de uberização das relações de trabalho. Para tanto, tomamos como objeto de enunciados produzidos por docentes na plataforma Profes, que oferta atendimento educacional tarifado. O aparato teórico que norteia o olhar analítico repousa nos pressupostos de Michel Foucault, especialmente no que se refere aos conceitos de discurso, enunciado, formação discursiva e verdade. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa com viés interpretativo-descritivo. As análises permitem pensar que os docentes, ao se situarem no âmbito da lógica neoliberal, buscam vender os seus serviços num ambiente que prima pela competividade e avaliação constante, o que acaba por precarizar o trabalho docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910/3177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 17-30 Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 17-30 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731567163015168 |