UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira da Silva, Francisco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva Júnior, Joseeldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910
Resumo: O artigo analisa a constituição do sujeito docente numa conjuntura sócio-histórica de uberização das relações de trabalho. Para tanto, tomamos como objeto de enunciados produzidos por docentes na plataforma Profes, que oferta atendimento educacional tarifado. O aparato teórico que norteia o olhar analítico repousa nos pressupostos de Michel Foucault, especialmente no que se refere aos conceitos de discurso, enunciado, formação discursiva e verdade. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa com viés interpretativo-descritivo. As análises permitem pensar que os docentes, ao se situarem no âmbito da lógica neoliberal, buscam vender os seus serviços num ambiente que prima pela competividade e avaliação constante, o que acaba por precarizar o trabalho docente.
id URI-2_9ef9a4b0e5ec71e2f87bd7f3977a6e47
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3910
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTEO artigo analisa a constituição do sujeito docente numa conjuntura sócio-histórica de uberização das relações de trabalho. Para tanto, tomamos como objeto de enunciados produzidos por docentes na plataforma Profes, que oferta atendimento educacional tarifado. O aparato teórico que norteia o olhar analítico repousa nos pressupostos de Michel Foucault, especialmente no que se refere aos conceitos de discurso, enunciado, formação discursiva e verdade. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa com viés interpretativo-descritivo. As análises permitem pensar que os docentes, ao se situarem no âmbito da lógica neoliberal, buscam vender os seus serviços num ambiente que prima pela competividade e avaliação constante, o que acaba por precarizar o trabalho docente.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesVieira da Silva, Franciscoda Silva Júnior, Joseeldo2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 17-30Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 17-301984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910/3177Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T12:46:31Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3910Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2022-02-02T12:46:31Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
title UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
spellingShingle UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Vieira da Silva, Francisco
title_short UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
title_full UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
title_fullStr UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
title_full_unstemmed UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
title_sort UM PROFESSOR PARA CHAMAR DE SEU: APONTAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
author Vieira da Silva, Francisco
author_facet Vieira da Silva, Francisco
da Silva Júnior, Joseeldo
author_role author
author2 da Silva Júnior, Joseeldo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira da Silva, Francisco
da Silva Júnior, Joseeldo
dc.subject.none.fl_str_mv


description O artigo analisa a constituição do sujeito docente numa conjuntura sócio-histórica de uberização das relações de trabalho. Para tanto, tomamos como objeto de enunciados produzidos por docentes na plataforma Profes, que oferta atendimento educacional tarifado. O aparato teórico que norteia o olhar analítico repousa nos pressupostos de Michel Foucault, especialmente no que se refere aos conceitos de discurso, enunciado, formação discursiva e verdade. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa com viés interpretativo-descritivo. As análises permitem pensar que os docentes, ao se situarem no âmbito da lógica neoliberal, buscam vender os seus serviços num ambiente que prima pela competividade e avaliação constante, o que acaba por precarizar o trabalho docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3910/3177
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 17-30
Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 17-30
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731567163015168