LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056 |
Resumo: | Um dos problemas do ensino de leitura e de literatura na realidade escolar brasileira é, não raro, a falta de preparo teórico por parte dos professores para a elaboração de projetos de leitura adequados e interessantes, bem como o fato de os docentes não serem, efetivamente, leitores de literatura. Tal realidade redunda nos resultados sofríveis nos exames de proficiência leitora dos estudantes brasileiros, que não conseguem alcançar um patamar satisfatório de compreensão e interpretação. Diante disso, este artigo discute a leitura sob uma perspectiva dialógica, com base nas propostas teóricas do estudioso russo Mikhail Bakhtin. Entendendo a leitura como um processo dialógico, reflete-se sobre o ensino de leitura de textos literários e do papel do professor enquanto mediador de leitura. Para isso, analisa o poema Primeira Lição, de Lêdo Ivo, pelo viés do dialogismo e reflete, finalmente, sobre o ensino de leitura e de literatura. |
id |
URI-2_9f9b0d339edc561f5c1ae2c6638779a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/1056 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINOLiteratura; Teoria da Literatura; LeituraLeitura; Dialogismo; Literatura.Ensino de LeituraUm dos problemas do ensino de leitura e de literatura na realidade escolar brasileira é, não raro, a falta de preparo teórico por parte dos professores para a elaboração de projetos de leitura adequados e interessantes, bem como o fato de os docentes não serem, efetivamente, leitores de literatura. Tal realidade redunda nos resultados sofríveis nos exames de proficiência leitora dos estudantes brasileiros, que não conseguem alcançar um patamar satisfatório de compreensão e interpretação. Diante disso, este artigo discute a leitura sob uma perspectiva dialógica, com base nas propostas teóricas do estudioso russo Mikhail Bakhtin. Entendendo a leitura como um processo dialógico, reflete-se sobre o ensino de leitura de textos literários e do papel do professor enquanto mediador de leitura. Para isso, analisa o poema Primeira Lição, de Lêdo Ivo, pelo viés do dialogismo e reflete, finalmente, sobre o ensino de leitura e de literatura.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.Kunz, Marinês AndreaSantos de Souza, Márcia Regina2014-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 33-46Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 33-461984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056/1667...info:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-15T14:27:00Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1056Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2014-04-15T14:27Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO |
title |
LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO |
spellingShingle |
LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO Kunz, Marinês Andrea Literatura; Teoria da Literatura; Leitura Leitura; Dialogismo; Literatura. Ensino de Leitura |
title_short |
LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO |
title_full |
LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO |
title_fullStr |
LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO |
title_full_unstemmed |
LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO |
title_sort |
LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO |
author |
Kunz, Marinês Andrea |
author_facet |
Kunz, Marinês Andrea Santos de Souza, Márcia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Santos de Souza, Márcia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kunz, Marinês Andrea Santos de Souza, Márcia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura; Teoria da Literatura; Leitura Leitura; Dialogismo; Literatura. Ensino de Leitura |
topic |
Literatura; Teoria da Literatura; Leitura Leitura; Dialogismo; Literatura. Ensino de Leitura |
description |
Um dos problemas do ensino de leitura e de literatura na realidade escolar brasileira é, não raro, a falta de preparo teórico por parte dos professores para a elaboração de projetos de leitura adequados e interessantes, bem como o fato de os docentes não serem, efetivamente, leitores de literatura. Tal realidade redunda nos resultados sofríveis nos exames de proficiência leitora dos estudantes brasileiros, que não conseguem alcançar um patamar satisfatório de compreensão e interpretação. Diante disso, este artigo discute a leitura sob uma perspectiva dialógica, com base nas propostas teóricas do estudioso russo Mikhail Bakhtin. Entendendo a leitura como um processo dialógico, reflete-se sobre o ensino de leitura de textos literários e do papel do professor enquanto mediador de leitura. Para isso, analisa o poema Primeira Lição, de Lêdo Ivo, pelo viés do dialogismo e reflete, finalmente, sobre o ensino de leitura e de literatura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares Pesquisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056/1667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
. . . |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 33-46 Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 33-46 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1798329465351176192 |