REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido da Silva, Claudia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baumgärtner, Carmen Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643
Resumo: Considerando que a redação do ENEM é um desafio a ser enfrentado pelos alunos concluintes do Ensino Médio (EM) que almejam ingressar em cursos superiores, este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais que os alunos do 3º ano do Curso de Informática Integrado ao EM de um campus do Instituto Federal do Paraná, localizado na região Centro-Sul do Estado do Paraná, constroem sobre a redação do ENEM, demonstrando o seu aspecto dialógico. Para tanto, utilizamos duas vertentes teóricas, a Análise Dialógica do Discurso e a Teoria das Representações Sociais, as quais darão sustentação às discussões propostas. Empregando a metodologia qualitativa-interpretativista, na perspectiva da Linguística Aplicada, os dados foram gerados durante atividades de ensino realizadas na referida instituição, por meio de entrevistas e anotações em diário de campo. Os resultados parciais apontam para a representação de que existem fórmulas “mágicas” que asseguram o êxito na escrita da redação do ENEM.
id URI-2_baffa64db9937d5fbffb308679c2b572
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3643
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOSLinguística; Linguística AplicadaRedação do ENEM. Dialogismo. Representações Sociais.Representação Social; Teoria dialógica do discurso.Considerando que a redação do ENEM é um desafio a ser enfrentado pelos alunos concluintes do Ensino Médio (EM) que almejam ingressar em cursos superiores, este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais que os alunos do 3º ano do Curso de Informática Integrado ao EM de um campus do Instituto Federal do Paraná, localizado na região Centro-Sul do Estado do Paraná, constroem sobre a redação do ENEM, demonstrando o seu aspecto dialógico. Para tanto, utilizamos duas vertentes teóricas, a Análise Dialógica do Discurso e a Teoria das Representações Sociais, as quais darão sustentação às discussões propostas. Empregando a metodologia qualitativa-interpretativista, na perspectiva da Linguística Aplicada, os dados foram gerados durante atividades de ensino realizadas na referida instituição, por meio de entrevistas e anotações em diário de campo. Os resultados parciais apontam para a representação de que existem fórmulas “mágicas” que asseguram o êxito na escrita da redação do ENEM.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesUniversidade Estadual do Oeste do ParanáInstituto Federal do ParanáCândido da Silva, ClaudiaBaumgärtner, Carmen Teresinha2021-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-ação; Método Qualitativo;application/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 39 (2020): ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE; 119-135Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 39 (2020): ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE; 119-1351984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643/3047Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T13:18:07Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3643Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2021-02-26T13:18:07Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS
title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS
Cândido da Silva, Claudia
Linguística; Linguística Aplicada
Redação do ENEM. Dialogismo. Representações Sociais.
Representação Social; Teoria dialógica do discurso.
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS
author Cândido da Silva, Claudia
author_facet Cândido da Silva, Claudia
Baumgärtner, Carmen Teresinha
author_role author
author2 Baumgärtner, Carmen Teresinha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Instituto Federal do Paraná
dc.contributor.author.fl_str_mv Cândido da Silva, Claudia
Baumgärtner, Carmen Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística; Linguística Aplicada
Redação do ENEM. Dialogismo. Representações Sociais.
Representação Social; Teoria dialógica do discurso.
topic Linguística; Linguística Aplicada
Redação do ENEM. Dialogismo. Representações Sociais.
Representação Social; Teoria dialógica do discurso.
description Considerando que a redação do ENEM é um desafio a ser enfrentado pelos alunos concluintes do Ensino Médio (EM) que almejam ingressar em cursos superiores, este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais que os alunos do 3º ano do Curso de Informática Integrado ao EM de um campus do Instituto Federal do Paraná, localizado na região Centro-Sul do Estado do Paraná, constroem sobre a redação do ENEM, demonstrando o seu aspecto dialógico. Para tanto, utilizamos duas vertentes teóricas, a Análise Dialógica do Discurso e a Teoria das Representações Sociais, as quais darão sustentação às discussões propostas. Empregando a metodologia qualitativa-interpretativista, na perspectiva da Linguística Aplicada, os dados foram gerados durante atividades de ensino realizadas na referida instituição, por meio de entrevistas e anotações em diário de campo. Os resultados parciais apontam para a representação de que existem fórmulas “mágicas” que asseguram o êxito na escrita da redação do ENEM.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa-ação; Método Qualitativo;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643/3047
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 39 (2020): ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE; 119-135
Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 39 (2020): ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE; 119-135
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565852295168