REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643 |
Resumo: | Considerando que a redação do ENEM é um desafio a ser enfrentado pelos alunos concluintes do Ensino Médio (EM) que almejam ingressar em cursos superiores, este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais que os alunos do 3º ano do Curso de Informática Integrado ao EM de um campus do Instituto Federal do Paraná, localizado na região Centro-Sul do Estado do Paraná, constroem sobre a redação do ENEM, demonstrando o seu aspecto dialógico. Para tanto, utilizamos duas vertentes teóricas, a Análise Dialógica do Discurso e a Teoria das Representações Sociais, as quais darão sustentação às discussões propostas. Empregando a metodologia qualitativa-interpretativista, na perspectiva da Linguística Aplicada, os dados foram gerados durante atividades de ensino realizadas na referida instituição, por meio de entrevistas e anotações em diário de campo. Os resultados parciais apontam para a representação de que existem fórmulas “mágicas” que asseguram o êxito na escrita da redação do ENEM. |
id |
URI-2_baffa64db9937d5fbffb308679c2b572 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3643 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOSLinguística; Linguística AplicadaRedação do ENEM. Dialogismo. Representações Sociais.Representação Social; Teoria dialógica do discurso.Considerando que a redação do ENEM é um desafio a ser enfrentado pelos alunos concluintes do Ensino Médio (EM) que almejam ingressar em cursos superiores, este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais que os alunos do 3º ano do Curso de Informática Integrado ao EM de um campus do Instituto Federal do Paraná, localizado na região Centro-Sul do Estado do Paraná, constroem sobre a redação do ENEM, demonstrando o seu aspecto dialógico. Para tanto, utilizamos duas vertentes teóricas, a Análise Dialógica do Discurso e a Teoria das Representações Sociais, as quais darão sustentação às discussões propostas. Empregando a metodologia qualitativa-interpretativista, na perspectiva da Linguística Aplicada, os dados foram gerados durante atividades de ensino realizadas na referida instituição, por meio de entrevistas e anotações em diário de campo. Os resultados parciais apontam para a representação de que existem fórmulas “mágicas” que asseguram o êxito na escrita da redação do ENEM.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesUniversidade Estadual do Oeste do ParanáInstituto Federal do ParanáCândido da Silva, ClaudiaBaumgärtner, Carmen Teresinha2021-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-ação; Método Qualitativo;application/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 39 (2020): ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE; 119-135Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 39 (2020): ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE; 119-1351984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643/3047Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T13:18:07Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3643Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2021-02-26T13:18:07Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS |
title |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS Cândido da Silva, Claudia Linguística; Linguística Aplicada Redação do ENEM. Dialogismo. Representações Sociais. Representação Social; Teoria dialógica do discurso. |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE SENTIDOS |
author |
Cândido da Silva, Claudia |
author_facet |
Cândido da Silva, Claudia Baumgärtner, Carmen Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Baumgärtner, Carmen Teresinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Oeste do Paraná Instituto Federal do Paraná |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cândido da Silva, Claudia Baumgärtner, Carmen Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística; Linguística Aplicada Redação do ENEM. Dialogismo. Representações Sociais. Representação Social; Teoria dialógica do discurso. |
topic |
Linguística; Linguística Aplicada Redação do ENEM. Dialogismo. Representações Sociais. Representação Social; Teoria dialógica do discurso. |
description |
Considerando que a redação do ENEM é um desafio a ser enfrentado pelos alunos concluintes do Ensino Médio (EM) que almejam ingressar em cursos superiores, este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais que os alunos do 3º ano do Curso de Informática Integrado ao EM de um campus do Instituto Federal do Paraná, localizado na região Centro-Sul do Estado do Paraná, constroem sobre a redação do ENEM, demonstrando o seu aspecto dialógico. Para tanto, utilizamos duas vertentes teóricas, a Análise Dialógica do Discurso e a Teoria das Representações Sociais, as quais darão sustentação às discussões propostas. Empregando a metodologia qualitativa-interpretativista, na perspectiva da Linguística Aplicada, os dados foram gerados durante atividades de ensino realizadas na referida instituição, por meio de entrevistas e anotações em diário de campo. Os resultados parciais apontam para a representação de que existem fórmulas “mágicas” que asseguram o êxito na escrita da redação do ENEM. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa-ação; Método Qualitativo; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3643/3047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 39 (2020): ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE; 119-135 Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 39 (2020): ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE; 119-135 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565852295168 |