BNCC, CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR, EDUCAÇÃO – UMA ANÁLISE DISCURSIVA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3979 |
Resumo: | Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como discurso, este artigo propôs-se a identificar efeitos de sentido sobre a própria BNCC em afirmações autorreferenciais no texto do documento. Fundamentada nas elaborações de Michel Pêcheux, a análise indicou que a BNCC – isto é, a definição das aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas por todos os alunos da Educação Básica – é significada como elemento indispensável para que se atinja educação de qualidade e igualdade educacional e, em última instância, como sendo, ela própria, a educação. Indicamos, por fim, que os efeitos de sentido vislumbrados na análise articulam-se a uma racionalidade política neoliberal, a partir da qual a centralização curricular dá sustentação à economização da educação, isto é, à inserção do modelo de mercado na educação. |
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BNCC, CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR, EDUCAÇÃO – UMA ANÁLISE DISCURSIVALinguísticaBNCC. Educação. Neoliberalismo. Discurso. Ideologia.Análise discursiva da BNCCConsiderando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como discurso, este artigo propôs-se a identificar efeitos de sentido sobre a própria BNCC em afirmações autorreferenciais no texto do documento. Fundamentada nas elaborações de Michel Pêcheux, a análise indicou que a BNCC – isto é, a definição das aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas por todos os alunos da Educação Básica – é significada como elemento indispensável para que se atinja educação de qualidade e igualdade educacional e, em última instância, como sendo, ela própria, a educação. Indicamos, por fim, que os efeitos de sentido vislumbrados na análise articulam-se a uma racionalidade política neoliberal, a partir da qual a centralização curricular dá sustentação à economização da educação, isto é, à inserção do modelo de mercado na educação.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesGasparini, Edmundo NarracciVeloso, Sara Regina da Costa2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3979Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 89-104Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 89-1041984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3979/3182Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T12:46:31Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3979Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2022-02-02T12:46:31Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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