BNCC, CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR, EDUCAÇÃO – UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparini, Edmundo Narracci
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Veloso, Sara Regina da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3979
Resumo: Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como discurso, este artigo propôs-se a identificar efeitos de sentido sobre a própria BNCC em afirmações autorreferenciais no texto do documento. Fundamentada nas elaborações de Michel Pêcheux, a análise indicou que a BNCC – isto é, a definição das aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas por todos os alunos da Educação Básica – é significada como elemento indispensável para que se atinja educação de qualidade e igualdade educacional e, em última instância, como sendo, ela própria, a educação. Indicamos, por fim, que os efeitos de sentido vislumbrados na análise articulam-se a uma racionalidade política neoliberal, a partir da qual a centralização curricular dá sustentação à economização da educação, isto é, à inserção do modelo de mercado na educação.
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