O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967 |
Resumo: | Este trabalho discute os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de ensino Fundamental. O enfoque da discussão problematiza abordagens sobre o ensino e a crise da leitura literária, constatada desde a década de 70, nas pesquisas das professoras Lígia C. Leite (1983) e Maria T. Rocco (1981), e, recentemente, reavaliada por autores como Rildo Cosson e Graça Paulino (2004), Teresa Colomer (2007) e T. Todorov (2010). Ainda, busca analisar a função da literatura na escola contemporânea, e, com dados de pesquisa, apresenta como o professor revela suas convicções e metodologias de leitura literária na sala de aula, evidenciando os desafios na escola, uma vez que entre as políticas e pesquisas sobre o ensino da literatura se encontram avançadas, enquanto que as práticas escolares não apontam tal direcionamento. |
id |
URI-2_f61c7030b10d9d74859161dc28a69df0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/1967 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...LiteraturaEducação Literária; Ensino Fundamental; Professor; Leitor.Ensino de Literatura e formação de leitoresEste trabalho discute os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de ensino Fundamental. O enfoque da discussão problematiza abordagens sobre o ensino e a crise da leitura literária, constatada desde a década de 70, nas pesquisas das professoras Lígia C. Leite (1983) e Maria T. Rocco (1981), e, recentemente, reavaliada por autores como Rildo Cosson e Graça Paulino (2004), Teresa Colomer (2007) e T. Todorov (2010). Ainda, busca analisar a função da literatura na escola contemporânea, e, com dados de pesquisa, apresenta como o professor revela suas convicções e metodologias de leitura literária na sala de aula, evidenciando os desafios na escola, uma vez que entre as políticas e pesquisas sobre o ensino da literatura se encontram avançadas, enquanto que as práticas escolares não apontam tal direcionamento.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesSegabinazi, Daniela Maria2016-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa bibliográfica e de campo (método qualitativo)application/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 63-78Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 63-781984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967/2040info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1967Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO... |
title |
O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO... |
spellingShingle |
O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO... Segabinazi, Daniela Maria Literatura Educação Literária; Ensino Fundamental; Professor; Leitor. Ensino de Literatura e formação de leitores |
title_short |
O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO... |
title_full |
O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO... |
title_fullStr |
O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO... |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO... |
title_sort |
O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO... |
author |
Segabinazi, Daniela Maria |
author_facet |
Segabinazi, Daniela Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Segabinazi, Daniela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Educação Literária; Ensino Fundamental; Professor; Leitor. Ensino de Literatura e formação de leitores |
topic |
Literatura Educação Literária; Ensino Fundamental; Professor; Leitor. Ensino de Literatura e formação de leitores |
description |
Este trabalho discute os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de ensino Fundamental. O enfoque da discussão problematiza abordagens sobre o ensino e a crise da leitura literária, constatada desde a década de 70, nas pesquisas das professoras Lígia C. Leite (1983) e Maria T. Rocco (1981), e, recentemente, reavaliada por autores como Rildo Cosson e Graça Paulino (2004), Teresa Colomer (2007) e T. Todorov (2010). Ainda, busca analisar a função da literatura na escola contemporânea, e, com dados de pesquisa, apresenta como o professor revela suas convicções e metodologias de leitura literária na sala de aula, evidenciando os desafios na escola, uma vez que entre as políticas e pesquisas sobre o ensino da literatura se encontram avançadas, enquanto que as práticas escolares não apontam tal direcionamento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares Pesquisa bibliográfica e de campo (método qualitativo) |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967/2040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 63-78 Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 63-78 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731566769799168 |