A literatura infantil na formação de futuros leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Nair Marili Monroe
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35736
Resumo: O processo gerador do hábito de leitura apresenta-se como algo de alta complexidade na atualidade, visto a gama de informações visuais e auditivas que nos são impostas pelo mundo globalizado. Nesse viés o tema se impõe de forma natural, haja vista a falta de incentivo familiar e social, bem como uma escola que faz da leitura algo doloroso e por vezes punitivo. Diante desta realidade, temos um campo fértil que justifica o presente trabalho, que tem como objetivo a pesquisa com enfoque na relação entre, leitura, literatura e escola, através de estágio desenvolvido no laboratório de aprendizagem, tendo como público alvo alunos das séries iniciais do ensino fundamental I. Utilizando-se de teóricos correlatos, agregou-se a literatura infantil como método de investigação, onde inicialmente é feita uma abordagem do papel da escola na formação de pequenos leitores e na construção de futuros leitores. Em seguida, é apresentado um panorama da leitura, segundo alguns teóricos, os tipos de leitores e estratégias de leitura, a compreensão leitora, a informação visual e não visual. Apresenta também, a importância da leitura e a sua abordagem nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
id UFRGS-2_038352ee1b7eb71619837ed94dab077e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35736
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Nair Marili MonroeGandin, Luis Armando2011-12-20T01:19:44Z2010http://hdl.handle.net/10183/35736000795223O processo gerador do hábito de leitura apresenta-se como algo de alta complexidade na atualidade, visto a gama de informações visuais e auditivas que nos são impostas pelo mundo globalizado. Nesse viés o tema se impõe de forma natural, haja vista a falta de incentivo familiar e social, bem como uma escola que faz da leitura algo doloroso e por vezes punitivo. Diante desta realidade, temos um campo fértil que justifica o presente trabalho, que tem como objetivo a pesquisa com enfoque na relação entre, leitura, literatura e escola, através de estágio desenvolvido no laboratório de aprendizagem, tendo como público alvo alunos das séries iniciais do ensino fundamental I. Utilizando-se de teóricos correlatos, agregou-se a literatura infantil como método de investigação, onde inicialmente é feita uma abordagem do papel da escola na formação de pequenos leitores e na construção de futuros leitores. Em seguida, é apresentado um panorama da leitura, segundo alguns teóricos, os tipos de leitores e estratégias de leitura, a compreensão leitora, a informação visual e não visual. Apresenta também, a importância da leitura e a sua abordagem nos Parâmetros Curriculares Nacionais.application/pdfporLiteratura infantilFormaçãoLeitoresEnsino fundamentalA literatura infantil na formação de futuros leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795223.pdf.txt000795223.pdf.txtExtracted Texttext/plain56389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/2/000795223.pdf.txt8d672e71770a398d8941514e651ebca9MD52ORIGINAL000795223.pdf000795223.pdfTexto completoapplication/pdf1062779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/1/000795223.pdf4d237a872632f9c653fea88e59819593MD51THUMBNAIL000795223.pdf.jpg000795223.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/3/000795223.pdf.jpgcde3fda8228361196eaf48eba2c27596MD5310183/357362018-10-09 08:08:59.833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:08:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura infantil na formação de futuros leitores
title A literatura infantil na formação de futuros leitores
spellingShingle A literatura infantil na formação de futuros leitores
Gonçalves, Nair Marili Monroe
Literatura infantil
Formação
Leitores
Ensino fundamental
title_short A literatura infantil na formação de futuros leitores
title_full A literatura infantil na formação de futuros leitores
title_fullStr A literatura infantil na formação de futuros leitores
title_full_unstemmed A literatura infantil na formação de futuros leitores
title_sort A literatura infantil na formação de futuros leitores
author Gonçalves, Nair Marili Monroe
author_facet Gonçalves, Nair Marili Monroe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Nair Marili Monroe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
contributor_str_mv Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Formação
Leitores
Ensino fundamental
topic Literatura infantil
Formação
Leitores
Ensino fundamental
description O processo gerador do hábito de leitura apresenta-se como algo de alta complexidade na atualidade, visto a gama de informações visuais e auditivas que nos são impostas pelo mundo globalizado. Nesse viés o tema se impõe de forma natural, haja vista a falta de incentivo familiar e social, bem como uma escola que faz da leitura algo doloroso e por vezes punitivo. Diante desta realidade, temos um campo fértil que justifica o presente trabalho, que tem como objetivo a pesquisa com enfoque na relação entre, leitura, literatura e escola, através de estágio desenvolvido no laboratório de aprendizagem, tendo como público alvo alunos das séries iniciais do ensino fundamental I. Utilizando-se de teóricos correlatos, agregou-se a literatura infantil como método de investigação, onde inicialmente é feita uma abordagem do papel da escola na formação de pequenos leitores e na construção de futuros leitores. Em seguida, é apresentado um panorama da leitura, segundo alguns teóricos, os tipos de leitores e estratégias de leitura, a compreensão leitora, a informação visual e não visual. Apresenta também, a importância da leitura e a sua abordagem nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35736
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795223
url http://hdl.handle.net/10183/35736
identifier_str_mv 000795223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/2/000795223.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/1/000795223.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/3/000795223.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d672e71770a398d8941514e651ebca9
4d237a872632f9c653fea88e59819593
cde3fda8228361196eaf48eba2c27596
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419621732352