A literatura infantil na formação de futuros leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35736 |
Resumo: | O processo gerador do hábito de leitura apresenta-se como algo de alta complexidade na atualidade, visto a gama de informações visuais e auditivas que nos são impostas pelo mundo globalizado. Nesse viés o tema se impõe de forma natural, haja vista a falta de incentivo familiar e social, bem como uma escola que faz da leitura algo doloroso e por vezes punitivo. Diante desta realidade, temos um campo fértil que justifica o presente trabalho, que tem como objetivo a pesquisa com enfoque na relação entre, leitura, literatura e escola, através de estágio desenvolvido no laboratório de aprendizagem, tendo como público alvo alunos das séries iniciais do ensino fundamental I. Utilizando-se de teóricos correlatos, agregou-se a literatura infantil como método de investigação, onde inicialmente é feita uma abordagem do papel da escola na formação de pequenos leitores e na construção de futuros leitores. Em seguida, é apresentado um panorama da leitura, segundo alguns teóricos, os tipos de leitores e estratégias de leitura, a compreensão leitora, a informação visual e não visual. Apresenta também, a importância da leitura e a sua abordagem nos Parâmetros Curriculares Nacionais. |
id |
UFRGS-2_038352ee1b7eb71619837ed94dab077e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35736 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Nair Marili MonroeGandin, Luis Armando2011-12-20T01:19:44Z2010http://hdl.handle.net/10183/35736000795223O processo gerador do hábito de leitura apresenta-se como algo de alta complexidade na atualidade, visto a gama de informações visuais e auditivas que nos são impostas pelo mundo globalizado. Nesse viés o tema se impõe de forma natural, haja vista a falta de incentivo familiar e social, bem como uma escola que faz da leitura algo doloroso e por vezes punitivo. Diante desta realidade, temos um campo fértil que justifica o presente trabalho, que tem como objetivo a pesquisa com enfoque na relação entre, leitura, literatura e escola, através de estágio desenvolvido no laboratório de aprendizagem, tendo como público alvo alunos das séries iniciais do ensino fundamental I. Utilizando-se de teóricos correlatos, agregou-se a literatura infantil como método de investigação, onde inicialmente é feita uma abordagem do papel da escola na formação de pequenos leitores e na construção de futuros leitores. Em seguida, é apresentado um panorama da leitura, segundo alguns teóricos, os tipos de leitores e estratégias de leitura, a compreensão leitora, a informação visual e não visual. Apresenta também, a importância da leitura e a sua abordagem nos Parâmetros Curriculares Nacionais.application/pdfporLiteratura infantilFormaçãoLeitoresEnsino fundamentalA literatura infantil na formação de futuros leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795223.pdf.txt000795223.pdf.txtExtracted Texttext/plain56389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/2/000795223.pdf.txt8d672e71770a398d8941514e651ebca9MD52ORIGINAL000795223.pdf000795223.pdfTexto completoapplication/pdf1062779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/1/000795223.pdf4d237a872632f9c653fea88e59819593MD51THUMBNAIL000795223.pdf.jpg000795223.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/3/000795223.pdf.jpgcde3fda8228361196eaf48eba2c27596MD5310183/357362018-10-09 08:08:59.833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:08:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A literatura infantil na formação de futuros leitores |
title |
A literatura infantil na formação de futuros leitores |
spellingShingle |
A literatura infantil na formação de futuros leitores Gonçalves, Nair Marili Monroe Literatura infantil Formação Leitores Ensino fundamental |
title_short |
A literatura infantil na formação de futuros leitores |
title_full |
A literatura infantil na formação de futuros leitores |
title_fullStr |
A literatura infantil na formação de futuros leitores |
title_full_unstemmed |
A literatura infantil na formação de futuros leitores |
title_sort |
A literatura infantil na formação de futuros leitores |
author |
Gonçalves, Nair Marili Monroe |
author_facet |
Gonçalves, Nair Marili Monroe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Nair Marili Monroe |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gandin, Luis Armando |
contributor_str_mv |
Gandin, Luis Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Formação Leitores Ensino fundamental |
topic |
Literatura infantil Formação Leitores Ensino fundamental |
description |
O processo gerador do hábito de leitura apresenta-se como algo de alta complexidade na atualidade, visto a gama de informações visuais e auditivas que nos são impostas pelo mundo globalizado. Nesse viés o tema se impõe de forma natural, haja vista a falta de incentivo familiar e social, bem como uma escola que faz da leitura algo doloroso e por vezes punitivo. Diante desta realidade, temos um campo fértil que justifica o presente trabalho, que tem como objetivo a pesquisa com enfoque na relação entre, leitura, literatura e escola, através de estágio desenvolvido no laboratório de aprendizagem, tendo como público alvo alunos das séries iniciais do ensino fundamental I. Utilizando-se de teóricos correlatos, agregou-se a literatura infantil como método de investigação, onde inicialmente é feita uma abordagem do papel da escola na formação de pequenos leitores e na construção de futuros leitores. Em seguida, é apresentado um panorama da leitura, segundo alguns teóricos, os tipos de leitores e estratégias de leitura, a compreensão leitora, a informação visual e não visual. Apresenta também, a importância da leitura e a sua abordagem nos Parâmetros Curriculares Nacionais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35736 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795223 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35736 |
identifier_str_mv |
000795223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/2/000795223.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/1/000795223.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35736/3/000795223.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d672e71770a398d8941514e651ebca9 4d237a872632f9c653fea88e59819593 cde3fda8228361196eaf48eba2c27596 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069621485568 |