UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/389 |
Resumo: | Neste trabalho, procuramos mostrar uma investigação com foco na compreensão do conceito de vetor campo elétrico por uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática matriculada na disciplina de Física Geral III, por intermédio de uma simulação computacional no software GeoGebra. O objetivo era investigar/identificar, de acordo com a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) as mediações (psicofísica, social, cultural e hipercultural) determinantes na aprendizagem de vetor campo elétrico. Utilizamos a TMC como referencial, pois, ela faz uma abordagem baseada no processamento de informações, sendo capaz de explicar o funcionamento da cognição humana, uma vez que, os processos mentais de um indivíduo ocorrem a partir do processamento de informações por estruturas em seu ambiente. A partir de gestos descritivos e suas correspondentes imagens mentais, foram realizadas as análises dos dados produzidos, as quais deram indícios de que a mediação social, cultural e hipercultural estavam presentes na aprendizagem de vetores. |
id |
URI-5_02b940ac292c16d34993306bf5330e9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/389 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICATeoria da Mediação CognitivaCampo elétricoGeoGebraNeste trabalho, procuramos mostrar uma investigação com foco na compreensão do conceito de vetor campo elétrico por uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática matriculada na disciplina de Física Geral III, por intermédio de uma simulação computacional no software GeoGebra. O objetivo era investigar/identificar, de acordo com a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) as mediações (psicofísica, social, cultural e hipercultural) determinantes na aprendizagem de vetor campo elétrico. Utilizamos a TMC como referencial, pois, ela faz uma abordagem baseada no processamento de informações, sendo capaz de explicar o funcionamento da cognição humana, uma vez que, os processos mentais de um indivíduo ocorrem a partir do processamento de informações por estruturas em seu ambiente. A partir de gestos descritivos e suas correspondentes imagens mentais, foram realizadas as análises dos dados produzidos, as quais deram indícios de que a mediação social, cultural e hipercultural estavam presentes na aprendizagem de vetores.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/38910.31512/encitec.v11i1.389Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 189-2012237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/389/196Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeggiolaro, Graciela dos Santos, Antonio Vanderlei Serrano de Andrade Neto, Agostinho 2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/389Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA |
title |
UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA |
spellingShingle |
UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA Meggiolaro, Graciela Teoria da Mediação Cognitiva Campo elétrico GeoGebra |
title_short |
UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA |
title_full |
UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA |
title_fullStr |
UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA |
title_full_unstemmed |
UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA |
title_sort |
UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA |
author |
Meggiolaro, Graciela |
author_facet |
Meggiolaro, Graciela dos Santos, Antonio Vanderlei Serrano de Andrade Neto, Agostinho |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Antonio Vanderlei Serrano de Andrade Neto, Agostinho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meggiolaro, Graciela dos Santos, Antonio Vanderlei Serrano de Andrade Neto, Agostinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da Mediação Cognitiva Campo elétrico GeoGebra |
topic |
Teoria da Mediação Cognitiva Campo elétrico GeoGebra |
description |
Neste trabalho, procuramos mostrar uma investigação com foco na compreensão do conceito de vetor campo elétrico por uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática matriculada na disciplina de Física Geral III, por intermédio de uma simulação computacional no software GeoGebra. O objetivo era investigar/identificar, de acordo com a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) as mediações (psicofísica, social, cultural e hipercultural) determinantes na aprendizagem de vetor campo elétrico. Utilizamos a TMC como referencial, pois, ela faz uma abordagem baseada no processamento de informações, sendo capaz de explicar o funcionamento da cognição humana, uma vez que, os processos mentais de um indivíduo ocorrem a partir do processamento de informações por estruturas em seu ambiente. A partir de gestos descritivos e suas correspondentes imagens mentais, foram realizadas as análises dos dados produzidos, as quais deram indícios de que a mediação social, cultural e hipercultural estavam presentes na aprendizagem de vetores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/389 10.31512/encitec.v11i1.389 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/389 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i1.389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/389/196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 189-201 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333657178112 |