EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/108 |
Resumo: | Ações educacionais para a promoção de saúde são socialmente relevantes. Refletir e discutir sobre essas práticas e os fundamentos que as embasam são oportunidades para se melhorar o ensino de conteúdos relacionados à saúde e os resultados na mobilização desses conteúdos no cotidiano dos sujeitos. Os modelos de saúde influenciam nos modos e métodos de se ensinar e aprender sobre saúde. Nesse trabalho, de natureza teórica, propomos e discutimos uma questão sociocientífica sobre bactérias e saúde para caracterizar dois modos de se conceber saúde e suas consequências para a educação em saúde e a formação dos cidadãos. Argumentamos que cada enfoque sobre a saúde pode ser considerado e adotado em diversos contextos educativos e para o alcance de diferentes objetivos de ensino e aprendizagem. Contudo, é importante ter clareza desses modelos na atuação docente. Por fim, apontamos algumas perspectivas de nossas conclusões para a melhoria da formação e atuação de professores de ciências. |
id |
URI-5_0995ec019fb94c46fe4f2291534c27e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/108 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIASeducação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambientequestões sociocientíficaseducação em saúdeAções educacionais para a promoção de saúde são socialmente relevantes. Refletir e discutir sobre essas práticas e os fundamentos que as embasam são oportunidades para se melhorar o ensino de conteúdos relacionados à saúde e os resultados na mobilização desses conteúdos no cotidiano dos sujeitos. Os modelos de saúde influenciam nos modos e métodos de se ensinar e aprender sobre saúde. Nesse trabalho, de natureza teórica, propomos e discutimos uma questão sociocientífica sobre bactérias e saúde para caracterizar dois modos de se conceber saúde e suas consequências para a educação em saúde e a formação dos cidadãos. Argumentamos que cada enfoque sobre a saúde pode ser considerado e adotado em diversos contextos educativos e para o alcance de diferentes objetivos de ensino e aprendizagem. Contudo, é importante ter clareza desses modelos na atuação docente. Por fim, apontamos algumas perspectivas de nossas conclusões para a melhoria da formação e atuação de professores de ciências.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/10810.31512/encitec.v11i1.108Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 202-2182237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/108/195Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConrado, Dália Melissa Martins, Liziane Borges, Michelle SilvaSouza, Leila Cristina Aoyama Barbosa2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/108Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Conrado, Dália Melissa educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente questões sociocientíficas educação em saúde |
title_short |
EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
Conrado, Dália Melissa |
author_facet |
Conrado, Dália Melissa Martins, Liziane Borges, Michelle Silva Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Liziane Borges, Michelle Silva Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conrado, Dália Melissa Martins, Liziane Borges, Michelle Silva Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente questões sociocientíficas educação em saúde |
topic |
educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente questões sociocientíficas educação em saúde |
description |
Ações educacionais para a promoção de saúde são socialmente relevantes. Refletir e discutir sobre essas práticas e os fundamentos que as embasam são oportunidades para se melhorar o ensino de conteúdos relacionados à saúde e os resultados na mobilização desses conteúdos no cotidiano dos sujeitos. Os modelos de saúde influenciam nos modos e métodos de se ensinar e aprender sobre saúde. Nesse trabalho, de natureza teórica, propomos e discutimos uma questão sociocientífica sobre bactérias e saúde para caracterizar dois modos de se conceber saúde e suas consequências para a educação em saúde e a formação dos cidadãos. Argumentamos que cada enfoque sobre a saúde pode ser considerado e adotado em diversos contextos educativos e para o alcance de diferentes objetivos de ensino e aprendizagem. Contudo, é importante ter clareza desses modelos na atuação docente. Por fim, apontamos algumas perspectivas de nossas conclusões para a melhoria da formação e atuação de professores de ciências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/108 10.31512/encitec.v11i1.108 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/108 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i1.108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/108/195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 202-218 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333275496448 |