EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conrado, Dália Melissa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Liziane, Borges, Michelle Silva, Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/108
Resumo: Ações educacionais para a promoção de saúde são socialmente relevantes. Refletir e discutir sobre essas práticas e os fundamentos que as embasam são oportunidades para se melhorar o ensino de conteúdos relacionados à saúde e os resultados na mobilização desses conteúdos no cotidiano dos sujeitos. Os modelos de saúde influenciam nos modos e métodos de se ensinar e aprender sobre saúde. Nesse trabalho, de natureza teórica, propomos e discutimos uma questão sociocientífica sobre bactérias e saúde para caracterizar dois modos de se conceber saúde e suas consequências para a educação em saúde e a formação dos cidadãos. Argumentamos que cada enfoque sobre a saúde pode ser considerado e adotado em diversos contextos educativos e para o alcance de diferentes objetivos de ensino e aprendizagem. Contudo, é importante ter clareza desses modelos na atuação docente. Por fim, apontamos algumas perspectivas de nossas conclusões para a melhoria da formação e atuação de professores de ciências.
id URI-5_0995ec019fb94c46fe4f2291534c27e0
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/108
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIASeducação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambientequestões sociocientíficaseducação em saúdeAções educacionais para a promoção de saúde são socialmente relevantes. Refletir e discutir sobre essas práticas e os fundamentos que as embasam são oportunidades para se melhorar o ensino de conteúdos relacionados à saúde e os resultados na mobilização desses conteúdos no cotidiano dos sujeitos. Os modelos de saúde influenciam nos modos e métodos de se ensinar e aprender sobre saúde. Nesse trabalho, de natureza teórica, propomos e discutimos uma questão sociocientífica sobre bactérias e saúde para caracterizar dois modos de se conceber saúde e suas consequências para a educação em saúde e a formação dos cidadãos. Argumentamos que cada enfoque sobre a saúde pode ser considerado e adotado em diversos contextos educativos e para o alcance de diferentes objetivos de ensino e aprendizagem. Contudo, é importante ter clareza desses modelos na atuação docente. Por fim, apontamos algumas perspectivas de nossas conclusões para a melhoria da formação e atuação de professores de ciências.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/10810.31512/encitec.v11i1.108Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 202-2182237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/108/195Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConrado, Dália Melissa Martins, Liziane Borges, Michelle SilvaSouza, Leila Cristina Aoyama Barbosa2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/108Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Conrado, Dália Melissa
educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente
questões sociocientíficas
educação em saúde
title_short EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Conrado, Dália Melissa
author_facet Conrado, Dália Melissa
Martins, Liziane
Borges, Michelle Silva
Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa
author_role author
author2 Martins, Liziane
Borges, Michelle Silva
Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conrado, Dália Melissa
Martins, Liziane
Borges, Michelle Silva
Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente
questões sociocientíficas
educação em saúde
topic educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente
questões sociocientíficas
educação em saúde
description Ações educacionais para a promoção de saúde são socialmente relevantes. Refletir e discutir sobre essas práticas e os fundamentos que as embasam são oportunidades para se melhorar o ensino de conteúdos relacionados à saúde e os resultados na mobilização desses conteúdos no cotidiano dos sujeitos. Os modelos de saúde influenciam nos modos e métodos de se ensinar e aprender sobre saúde. Nesse trabalho, de natureza teórica, propomos e discutimos uma questão sociocientífica sobre bactérias e saúde para caracterizar dois modos de se conceber saúde e suas consequências para a educação em saúde e a formação dos cidadãos. Argumentamos que cada enfoque sobre a saúde pode ser considerado e adotado em diversos contextos educativos e para o alcance de diferentes objetivos de ensino e aprendizagem. Contudo, é importante ter clareza desses modelos na atuação docente. Por fim, apontamos algumas perspectivas de nossas conclusões para a melhoria da formação e atuação de professores de ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/108
10.31512/encitec.v11i1.108
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/108
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i1.108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/108/195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 202-218
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333275496448