O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, José Manuel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1886
Resumo: Este trabalho de investigação apresenta o desenvolvimento de um jogo sério destinado a contextos com abordagem Game Based Learning (GBL) na disciplina de matemática do terceiro ciclo do ensino básico e secundário. O jogo usa Realidade Aumentada (RA) para visualizar, manipular e explorar conceitos matemáticos, particularmente as funções afim, quadrática, exponencial e as funções trigonométricas (seno e coseno). A motivação por detrás do desenvolvimento do jogo de RA prende-se com a ideia de disponibilizar aos professores e alunos um recurso de ensino e aprendizagem que facilite a exploração de um assunto matemático que é muitas vezes considerado difícil de aprender, as funções. Disruptivamente e considerando que os recursos tradicionais de ensino e aprendizagem da matemática utilizam manuais e calculadoras científicas para resolver problemas, o jogo sério desenvolvido com o potencial RA, chamado FootMath, simula um jogo de futebol 3D, onde os utilizadores podem manipular e explorar as diferentes funções (precisamente pela interatividade oferecida pela tecnologia RA) e experimentar parâmetros com diferentes valores, para marcar golos. Através deste suporte digital com RA, artefacto criado para o efeito, é apresentado a investigação obtida através do estudo exploratório (estudo de caso), com abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizado com dois grupos de professores de diferentes áreas disciplinares: um do grupo de Matemática e outro do grupo de Informática. A partir da experimentação e exploração do jogo sério FootMath pelos professores de áreas diferentes, a investigação centrou-se na descoberta dos benefícios e os desafios relativos ao potencial dos jogos sérios com RA que utilizam funções básicas da matemática, considerando a perspetiva destes atores do ensino, enquanto ferramenta lúdica e educativa, capaz de motivar e envolver os utilizadores e que pode ser usada para facilitar a aprendizagem baseada em problemas e raciocínio lógico. Decorrente da análise dos resultados obtidos, o FootMath foi considerado um jogo promissor e inovador com potencial para ser aplicado no ensino da matemática.
id RCAP_e305e27b764a897874c26c9cddb6585d
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADAJogo SérioRealidade AumentadaEducaçãoMatemáticaFunçõesEste trabalho de investigação apresenta o desenvolvimento de um jogo sério destinado a contextos com abordagem Game Based Learning (GBL) na disciplina de matemática do terceiro ciclo do ensino básico e secundário. O jogo usa Realidade Aumentada (RA) para visualizar, manipular e explorar conceitos matemáticos, particularmente as funções afim, quadrática, exponencial e as funções trigonométricas (seno e coseno). A motivação por detrás do desenvolvimento do jogo de RA prende-se com a ideia de disponibilizar aos professores e alunos um recurso de ensino e aprendizagem que facilite a exploração de um assunto matemático que é muitas vezes considerado difícil de aprender, as funções. Disruptivamente e considerando que os recursos tradicionais de ensino e aprendizagem da matemática utilizam manuais e calculadoras científicas para resolver problemas, o jogo sério desenvolvido com o potencial RA, chamado FootMath, simula um jogo de futebol 3D, onde os utilizadores podem manipular e explorar as diferentes funções (precisamente pela interatividade oferecida pela tecnologia RA) e experimentar parâmetros com diferentes valores, para marcar golos. Através deste suporte digital com RA, artefacto criado para o efeito, é apresentado a investigação obtida através do estudo exploratório (estudo de caso), com abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizado com dois grupos de professores de diferentes áreas disciplinares: um do grupo de Matemática e outro do grupo de Informática. A partir da experimentação e exploração do jogo sério FootMath pelos professores de áreas diferentes, a investigação centrou-se na descoberta dos benefícios e os desafios relativos ao potencial dos jogos sérios com RA que utilizam funções básicas da matemática, considerando a perspetiva destes atores do ensino, enquanto ferramenta lúdica e educativa, capaz de motivar e envolver os utilizadores e que pode ser usada para facilitar a aprendizagem baseada em problemas e raciocínio lógico. Decorrente da análise dos resultados obtidos, o FootMath foi considerado um jogo promissor e inovador com potencial para ser aplicado no ensino da matemática.2020-03-13T13:30:52Z2020-03-13T13:30:52Z2020-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1886oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1886porhttp://hdl.handle.net/11110/1886202455840Cerqueira, José Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:12Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:11.015430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA
title O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA
spellingShingle O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA
Cerqueira, José Manuel
Jogo Sério
Realidade Aumentada
Educação
Matemática
Funções
title_short O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA
title_full O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA
title_fullStr O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA
title_full_unstemmed O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA
title_sort O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA
author Cerqueira, José Manuel
author_facet Cerqueira, José Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, José Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo Sério
Realidade Aumentada
Educação
Matemática
Funções
topic Jogo Sério
Realidade Aumentada
Educação
Matemática
Funções
description Este trabalho de investigação apresenta o desenvolvimento de um jogo sério destinado a contextos com abordagem Game Based Learning (GBL) na disciplina de matemática do terceiro ciclo do ensino básico e secundário. O jogo usa Realidade Aumentada (RA) para visualizar, manipular e explorar conceitos matemáticos, particularmente as funções afim, quadrática, exponencial e as funções trigonométricas (seno e coseno). A motivação por detrás do desenvolvimento do jogo de RA prende-se com a ideia de disponibilizar aos professores e alunos um recurso de ensino e aprendizagem que facilite a exploração de um assunto matemático que é muitas vezes considerado difícil de aprender, as funções. Disruptivamente e considerando que os recursos tradicionais de ensino e aprendizagem da matemática utilizam manuais e calculadoras científicas para resolver problemas, o jogo sério desenvolvido com o potencial RA, chamado FootMath, simula um jogo de futebol 3D, onde os utilizadores podem manipular e explorar as diferentes funções (precisamente pela interatividade oferecida pela tecnologia RA) e experimentar parâmetros com diferentes valores, para marcar golos. Através deste suporte digital com RA, artefacto criado para o efeito, é apresentado a investigação obtida através do estudo exploratório (estudo de caso), com abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizado com dois grupos de professores de diferentes áreas disciplinares: um do grupo de Matemática e outro do grupo de Informática. A partir da experimentação e exploração do jogo sério FootMath pelos professores de áreas diferentes, a investigação centrou-se na descoberta dos benefícios e os desafios relativos ao potencial dos jogos sérios com RA que utilizam funções básicas da matemática, considerando a perspetiva destes atores do ensino, enquanto ferramenta lúdica e educativa, capaz de motivar e envolver os utilizadores e que pode ser usada para facilitar a aprendizagem baseada em problemas e raciocínio lógico. Decorrente da análise dos resultados obtidos, o FootMath foi considerado um jogo promissor e inovador com potencial para ser aplicado no ensino da matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13T13:30:52Z
2020-03-13T13:30:52Z
2020-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1886
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1886
url http://hdl.handle.net/11110/1886
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1886
202455840
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129892270374912