O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1886 |
Resumo: | Este trabalho de investigação apresenta o desenvolvimento de um jogo sério destinado a contextos com abordagem Game Based Learning (GBL) na disciplina de matemática do terceiro ciclo do ensino básico e secundário. O jogo usa Realidade Aumentada (RA) para visualizar, manipular e explorar conceitos matemáticos, particularmente as funções afim, quadrática, exponencial e as funções trigonométricas (seno e coseno). A motivação por detrás do desenvolvimento do jogo de RA prende-se com a ideia de disponibilizar aos professores e alunos um recurso de ensino e aprendizagem que facilite a exploração de um assunto matemático que é muitas vezes considerado difícil de aprender, as funções. Disruptivamente e considerando que os recursos tradicionais de ensino e aprendizagem da matemática utilizam manuais e calculadoras científicas para resolver problemas, o jogo sério desenvolvido com o potencial RA, chamado FootMath, simula um jogo de futebol 3D, onde os utilizadores podem manipular e explorar as diferentes funções (precisamente pela interatividade oferecida pela tecnologia RA) e experimentar parâmetros com diferentes valores, para marcar golos. Através deste suporte digital com RA, artefacto criado para o efeito, é apresentado a investigação obtida através do estudo exploratório (estudo de caso), com abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizado com dois grupos de professores de diferentes áreas disciplinares: um do grupo de Matemática e outro do grupo de Informática. A partir da experimentação e exploração do jogo sério FootMath pelos professores de áreas diferentes, a investigação centrou-se na descoberta dos benefícios e os desafios relativos ao potencial dos jogos sérios com RA que utilizam funções básicas da matemática, considerando a perspetiva destes atores do ensino, enquanto ferramenta lúdica e educativa, capaz de motivar e envolver os utilizadores e que pode ser usada para facilitar a aprendizagem baseada em problemas e raciocínio lógico. Decorrente da análise dos resultados obtidos, o FootMath foi considerado um jogo promissor e inovador com potencial para ser aplicado no ensino da matemática. |
id |
RCAP_e305e27b764a897874c26c9cddb6585d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1886 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADAJogo SérioRealidade AumentadaEducaçãoMatemáticaFunçõesEste trabalho de investigação apresenta o desenvolvimento de um jogo sério destinado a contextos com abordagem Game Based Learning (GBL) na disciplina de matemática do terceiro ciclo do ensino básico e secundário. O jogo usa Realidade Aumentada (RA) para visualizar, manipular e explorar conceitos matemáticos, particularmente as funções afim, quadrática, exponencial e as funções trigonométricas (seno e coseno). A motivação por detrás do desenvolvimento do jogo de RA prende-se com a ideia de disponibilizar aos professores e alunos um recurso de ensino e aprendizagem que facilite a exploração de um assunto matemático que é muitas vezes considerado difícil de aprender, as funções. Disruptivamente e considerando que os recursos tradicionais de ensino e aprendizagem da matemática utilizam manuais e calculadoras científicas para resolver problemas, o jogo sério desenvolvido com o potencial RA, chamado FootMath, simula um jogo de futebol 3D, onde os utilizadores podem manipular e explorar as diferentes funções (precisamente pela interatividade oferecida pela tecnologia RA) e experimentar parâmetros com diferentes valores, para marcar golos. Através deste suporte digital com RA, artefacto criado para o efeito, é apresentado a investigação obtida através do estudo exploratório (estudo de caso), com abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizado com dois grupos de professores de diferentes áreas disciplinares: um do grupo de Matemática e outro do grupo de Informática. A partir da experimentação e exploração do jogo sério FootMath pelos professores de áreas diferentes, a investigação centrou-se na descoberta dos benefícios e os desafios relativos ao potencial dos jogos sérios com RA que utilizam funções básicas da matemática, considerando a perspetiva destes atores do ensino, enquanto ferramenta lúdica e educativa, capaz de motivar e envolver os utilizadores e que pode ser usada para facilitar a aprendizagem baseada em problemas e raciocínio lógico. Decorrente da análise dos resultados obtidos, o FootMath foi considerado um jogo promissor e inovador com potencial para ser aplicado no ensino da matemática.2020-03-13T13:30:52Z2020-03-13T13:30:52Z2020-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1886oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1886porhttp://hdl.handle.net/11110/1886202455840Cerqueira, José Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:12Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:11.015430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA |
title |
O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA |
spellingShingle |
O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA Cerqueira, José Manuel Jogo Sério Realidade Aumentada Educação Matemática Funções |
title_short |
O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA |
title_full |
O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA |
title_fullStr |
O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA |
title_full_unstemmed |
O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA |
title_sort |
O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA |
author |
Cerqueira, José Manuel |
author_facet |
Cerqueira, José Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, José Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Sério Realidade Aumentada Educação Matemática Funções |
topic |
Jogo Sério Realidade Aumentada Educação Matemática Funções |
description |
Este trabalho de investigação apresenta o desenvolvimento de um jogo sério destinado a contextos com abordagem Game Based Learning (GBL) na disciplina de matemática do terceiro ciclo do ensino básico e secundário. O jogo usa Realidade Aumentada (RA) para visualizar, manipular e explorar conceitos matemáticos, particularmente as funções afim, quadrática, exponencial e as funções trigonométricas (seno e coseno). A motivação por detrás do desenvolvimento do jogo de RA prende-se com a ideia de disponibilizar aos professores e alunos um recurso de ensino e aprendizagem que facilite a exploração de um assunto matemático que é muitas vezes considerado difícil de aprender, as funções. Disruptivamente e considerando que os recursos tradicionais de ensino e aprendizagem da matemática utilizam manuais e calculadoras científicas para resolver problemas, o jogo sério desenvolvido com o potencial RA, chamado FootMath, simula um jogo de futebol 3D, onde os utilizadores podem manipular e explorar as diferentes funções (precisamente pela interatividade oferecida pela tecnologia RA) e experimentar parâmetros com diferentes valores, para marcar golos. Através deste suporte digital com RA, artefacto criado para o efeito, é apresentado a investigação obtida através do estudo exploratório (estudo de caso), com abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizado com dois grupos de professores de diferentes áreas disciplinares: um do grupo de Matemática e outro do grupo de Informática. A partir da experimentação e exploração do jogo sério FootMath pelos professores de áreas diferentes, a investigação centrou-se na descoberta dos benefícios e os desafios relativos ao potencial dos jogos sérios com RA que utilizam funções básicas da matemática, considerando a perspetiva destes atores do ensino, enquanto ferramenta lúdica e educativa, capaz de motivar e envolver os utilizadores e que pode ser usada para facilitar a aprendizagem baseada em problemas e raciocínio lógico. Decorrente da análise dos resultados obtidos, o FootMath foi considerado um jogo promissor e inovador com potencial para ser aplicado no ensino da matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13T13:30:52Z 2020-03-13T13:30:52Z 2020-03-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1886 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1886 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1886 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1886 202455840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129892270374912 |