As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/290 |
Resumo: | Ao passo que a sociedade se transforma e incorpora as tecnologias digitais, surge a necessidade de modificar também a educação. Para que ocorram práticas pedagógicas inovadoras, é necessário de antemão que eles estejam dispostos a aprender a lidar e trabalhar a favor dessas tecnologias. Serão discutidos neste artigo dados de natureza qualitativa e quantitativa de pesquisas empíricas que nos permitiram compreender a posição dos professores diante das TICs e do Whatsapp. Os resultados indicam que os professores depositam grande esperança nas TICs sobretudo para deixar o ensino mais dinâmico e atrativo. Alguns professores as consideram como um recurso, enquanto que outros indicam que as TICs são uma metodologia de ensino. O Whatsapp aparece a tecnologia mais utilizada pelos professores, sendo as TICs utilizadas para viabilizar o ensino de todos os conteúdos de ciências e biologia, mas em especial àqueles que necessitam de maior abstração, como Citologia e Microbiologia. As experiências dos professores mostram as potencialidades e momentos em que a inserção do Whatsapp se efetiva com fins educativos. |
id |
URI-5_23fd622fe502dc4587817222db0328eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/290 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.ensino de ciênciasprofessoresTICsAo passo que a sociedade se transforma e incorpora as tecnologias digitais, surge a necessidade de modificar também a educação. Para que ocorram práticas pedagógicas inovadoras, é necessário de antemão que eles estejam dispostos a aprender a lidar e trabalhar a favor dessas tecnologias. Serão discutidos neste artigo dados de natureza qualitativa e quantitativa de pesquisas empíricas que nos permitiram compreender a posição dos professores diante das TICs e do Whatsapp. Os resultados indicam que os professores depositam grande esperança nas TICs sobretudo para deixar o ensino mais dinâmico e atrativo. Alguns professores as consideram como um recurso, enquanto que outros indicam que as TICs são uma metodologia de ensino. O Whatsapp aparece a tecnologia mais utilizada pelos professores, sendo as TICs utilizadas para viabilizar o ensino de todos os conteúdos de ciências e biologia, mas em especial àqueles que necessitam de maior abstração, como Citologia e Microbiologia. As experiências dos professores mostram as potencialidades e momentos em que a inserção do Whatsapp se efetiva com fins educativos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/29010.31512/encitec.v11i1.290Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 30-312237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/290/206Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, CamilaFreitas dos Santos, Alana do Socorro Andrade dos Santos, Maria2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/290Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. |
title |
As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. |
spellingShingle |
As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Cunha, Camila ensino de ciências professores TICs |
title_short |
As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. |
title_full |
As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. |
title_fullStr |
As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. |
title_full_unstemmed |
As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. |
title_sort |
As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. |
author |
Cunha, Camila |
author_facet |
Cunha, Camila Freitas dos Santos, Alana do Socorro Andrade dos Santos, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Freitas dos Santos, Alana do Socorro Andrade dos Santos, Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Camila Freitas dos Santos, Alana do Socorro Andrade dos Santos, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de ciências professores TICs |
topic |
ensino de ciências professores TICs |
description |
Ao passo que a sociedade se transforma e incorpora as tecnologias digitais, surge a necessidade de modificar também a educação. Para que ocorram práticas pedagógicas inovadoras, é necessário de antemão que eles estejam dispostos a aprender a lidar e trabalhar a favor dessas tecnologias. Serão discutidos neste artigo dados de natureza qualitativa e quantitativa de pesquisas empíricas que nos permitiram compreender a posição dos professores diante das TICs e do Whatsapp. Os resultados indicam que os professores depositam grande esperança nas TICs sobretudo para deixar o ensino mais dinâmico e atrativo. Alguns professores as consideram como um recurso, enquanto que outros indicam que as TICs são uma metodologia de ensino. O Whatsapp aparece a tecnologia mais utilizada pelos professores, sendo as TICs utilizadas para viabilizar o ensino de todos os conteúdos de ciências e biologia, mas em especial àqueles que necessitam de maior abstração, como Citologia e Microbiologia. As experiências dos professores mostram as potencialidades e momentos em que a inserção do Whatsapp se efetiva com fins educativos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/290 10.31512/encitec.v11i1.290 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/290 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i1.290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/290/206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 30-31 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333639352320 |