UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066 |
Resumo: | O artigo, traz resultados apresentados por um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, constatados a partir da aplicação de um jogo de memória desenvolvido, tendo em vista a verificação de aprendizagem conceitual e procedimental. A finalidade do texto é ressaltar a aprendizagem obtida e as possibilidades na ancoragem de novas informações, considerando os aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, sendo o conhecimento prévio um fator primordial no processo de ancoragem, para que de fato, ocorra a assimilação de novas informações de maneira significativa. Nesse sentido, as informações contidas neste texto são um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Salientamos que o estudo também integrou o uso da identificação de ideias prévias dos participantes com um questionário aplicado através da plataforma online Mentímeter. A análise foi realizada com base nos dados obtidos do questionário e da aplicação do jogo. Sendo assim, os resultados mostram as contribuições do jogo para a aprendizagem significativa do conteúdo “fauna regional”. |
id |
URI-5_47f4f9759b58a6f7af841a1d8c529fd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1066 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDAAprendizagem SignificativaJogoEnsino FundamentalO artigo, traz resultados apresentados por um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, constatados a partir da aplicação de um jogo de memória desenvolvido, tendo em vista a verificação de aprendizagem conceitual e procedimental. A finalidade do texto é ressaltar a aprendizagem obtida e as possibilidades na ancoragem de novas informações, considerando os aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, sendo o conhecimento prévio um fator primordial no processo de ancoragem, para que de fato, ocorra a assimilação de novas informações de maneira significativa. Nesse sentido, as informações contidas neste texto são um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Salientamos que o estudo também integrou o uso da identificação de ideias prévias dos participantes com um questionário aplicado através da plataforma online Mentímeter. A análise foi realizada com base nos dados obtidos do questionário e da aplicação do jogo. Sendo assim, os resultados mostram as contribuições do jogo para a aprendizagem significativa do conteúdo “fauna regional”.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/106610.31512/encitec.v13i3.1066Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 183-1972237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066/639Copyright (c) 2023 Luciano Pavnoski, Thaís Rafaela Hilger, Neila Tonin Agranionih, Silvia Zamberlan Costa Beberhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPavnoski, Luciano Hilger, Thaís Rafaela Tonin Agranionih, NeilaZamberlan Costa Beber, Silvia 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1066Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA |
title |
UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA |
spellingShingle |
UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA Pavnoski, Luciano Aprendizagem Significativa Jogo Ensino Fundamental |
title_short |
UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA |
title_full |
UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA |
title_fullStr |
UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA |
title_full_unstemmed |
UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA |
title_sort |
UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA |
author |
Pavnoski, Luciano |
author_facet |
Pavnoski, Luciano Hilger, Thaís Rafaela Tonin Agranionih, Neila Zamberlan Costa Beber, Silvia |
author_role |
author |
author2 |
Hilger, Thaís Rafaela Tonin Agranionih, Neila Zamberlan Costa Beber, Silvia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pavnoski, Luciano Hilger, Thaís Rafaela Tonin Agranionih, Neila Zamberlan Costa Beber, Silvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Significativa Jogo Ensino Fundamental |
topic |
Aprendizagem Significativa Jogo Ensino Fundamental |
description |
O artigo, traz resultados apresentados por um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, constatados a partir da aplicação de um jogo de memória desenvolvido, tendo em vista a verificação de aprendizagem conceitual e procedimental. A finalidade do texto é ressaltar a aprendizagem obtida e as possibilidades na ancoragem de novas informações, considerando os aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, sendo o conhecimento prévio um fator primordial no processo de ancoragem, para que de fato, ocorra a assimilação de novas informações de maneira significativa. Nesse sentido, as informações contidas neste texto são um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Salientamos que o estudo também integrou o uso da identificação de ideias prévias dos participantes com um questionário aplicado através da plataforma online Mentímeter. A análise foi realizada com base nos dados obtidos do questionário e da aplicação do jogo. Sendo assim, os resultados mostram as contribuições do jogo para a aprendizagem significativa do conteúdo “fauna regional”. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066 10.31512/encitec.v13i3.1066 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.1066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066/639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 183-197 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333209436160 |