UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavnoski, Luciano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Hilger, Thaís Rafaela, Tonin Agranionih, Neila, Zamberlan Costa Beber, Silvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066
Resumo: O artigo, traz resultados apresentados por um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, constatados a partir da aplicação de um jogo de memória desenvolvido, tendo em vista a verificação de aprendizagem conceitual e procedimental. A finalidade do texto é ressaltar a aprendizagem obtida e as possibilidades na ancoragem de novas informações, considerando os aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, sendo o conhecimento prévio um fator primordial no processo de ancoragem, para que de fato, ocorra a assimilação de novas informações de maneira significativa. Nesse sentido, as informações contidas neste texto são um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Salientamos que o estudo também integrou o uso da identificação de ideias prévias dos participantes com um questionário aplicado através da plataforma online Mentímeter. A análise foi realizada com base nos dados obtidos do questionário e da aplicação do jogo. Sendo assim, os resultados mostram as contribuições  do jogo para a aprendizagem significativa do conteúdo “fauna regional”.
id URI-5_47f4f9759b58a6f7af841a1d8c529fd2
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1066
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDAAprendizagem SignificativaJogoEnsino FundamentalO artigo, traz resultados apresentados por um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, constatados a partir da aplicação de um jogo de memória desenvolvido, tendo em vista a verificação de aprendizagem conceitual e procedimental. A finalidade do texto é ressaltar a aprendizagem obtida e as possibilidades na ancoragem de novas informações, considerando os aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, sendo o conhecimento prévio um fator primordial no processo de ancoragem, para que de fato, ocorra a assimilação de novas informações de maneira significativa. Nesse sentido, as informações contidas neste texto são um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Salientamos que o estudo também integrou o uso da identificação de ideias prévias dos participantes com um questionário aplicado através da plataforma online Mentímeter. A análise foi realizada com base nos dados obtidos do questionário e da aplicação do jogo. Sendo assim, os resultados mostram as contribuições  do jogo para a aprendizagem significativa do conteúdo “fauna regional”.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/106610.31512/encitec.v13i3.1066Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 183-1972237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066/639Copyright (c) 2023 Luciano Pavnoski, Thaís Rafaela Hilger, Neila Tonin Agranionih, Silvia Zamberlan Costa Beberhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPavnoski, Luciano Hilger, Thaís Rafaela Tonin Agranionih, NeilaZamberlan Costa Beber, Silvia 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1066Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
title UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
spellingShingle UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
Pavnoski, Luciano
Aprendizagem Significativa
Jogo
Ensino Fundamental
title_short UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
title_full UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
title_fullStr UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
title_full_unstemmed UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
title_sort UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
author Pavnoski, Luciano
author_facet Pavnoski, Luciano
Hilger, Thaís Rafaela
Tonin Agranionih, Neila
Zamberlan Costa Beber, Silvia
author_role author
author2 Hilger, Thaís Rafaela
Tonin Agranionih, Neila
Zamberlan Costa Beber, Silvia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavnoski, Luciano
Hilger, Thaís Rafaela
Tonin Agranionih, Neila
Zamberlan Costa Beber, Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Jogo
Ensino Fundamental
topic Aprendizagem Significativa
Jogo
Ensino Fundamental
description O artigo, traz resultados apresentados por um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, constatados a partir da aplicação de um jogo de memória desenvolvido, tendo em vista a verificação de aprendizagem conceitual e procedimental. A finalidade do texto é ressaltar a aprendizagem obtida e as possibilidades na ancoragem de novas informações, considerando os aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, sendo o conhecimento prévio um fator primordial no processo de ancoragem, para que de fato, ocorra a assimilação de novas informações de maneira significativa. Nesse sentido, as informações contidas neste texto são um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Salientamos que o estudo também integrou o uso da identificação de ideias prévias dos participantes com um questionário aplicado através da plataforma online Mentímeter. A análise foi realizada com base nos dados obtidos do questionário e da aplicação do jogo. Sendo assim, os resultados mostram as contribuições  do jogo para a aprendizagem significativa do conteúdo “fauna regional”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066
10.31512/encitec.v13i3.1066
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.1066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066/639
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 183-197
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333209436160