SER-COM-GEOMETRIA DINÂMICA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DO-SER-COM-TECNOLOGIAS DIGITAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/94 |
Resumo: | Neste artigo objetiva-se tecer compreensões sobre como se constitui a unidade ser-com-Tecnologias Digitais, quando estudadas experiências vivenciadas em ambientes de Geometria Dinâmica? Inicialmente, apresenta-se o que se entende neste artigo por tecnologias digitais, expondo uma compreensão que emerge de estudos em Fenomenologia, com os quais também se articula sobre o ser-com-Tecnologias Digitais. Na busca por explicitar como se constitui esse ser-com, traz-se uma abordagem no âmbito do trabalho com Geometria Dinâmica, realizada em uma pesquisa de doutorado, na qual se entende que se manifesta o ser-com-Geometria Dinâmica. Nas convergências possíveis entende-se que ser-com-Geometria Dinâmica é um modo de ser-com-Tecnologias Digitais, e que ambos constituem modos de ser-no-mundo-com, por se entender, aqui, o movimento que se materializa em interfaces computacionais como correlatos da intencionalidade de um sujeito que se move movendo-percebendo-refletindo-compreendendo-expressando e percebendo-se nessa realização. |
id |
URI-5_4a9f92195511cb22829242ddab244b89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/94 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
SER-COM-GEOMETRIA DINÂMICA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DO-SER-COM-TECNOLOGIAS DIGITAISTecnologias Digitais, Geometria Dinâmica, ser-com-Tecnologias Digitais, Fenomenologia.Neste artigo objetiva-se tecer compreensões sobre como se constitui a unidade ser-com-Tecnologias Digitais, quando estudadas experiências vivenciadas em ambientes de Geometria Dinâmica? Inicialmente, apresenta-se o que se entende neste artigo por tecnologias digitais, expondo uma compreensão que emerge de estudos em Fenomenologia, com os quais também se articula sobre o ser-com-Tecnologias Digitais. Na busca por explicitar como se constitui esse ser-com, traz-se uma abordagem no âmbito do trabalho com Geometria Dinâmica, realizada em uma pesquisa de doutorado, na qual se entende que se manifesta o ser-com-Geometria Dinâmica. Nas convergências possíveis entende-se que ser-com-Geometria Dinâmica é um modo de ser-com-Tecnologias Digitais, e que ambos constituem modos de ser-no-mundo-com, por se entender, aqui, o movimento que se materializa em interfaces computacionais como correlatos da intencionalidade de um sujeito que se move movendo-percebendo-refletindo-compreendendo-expressando e percebendo-se nessa realização.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/9410.31512/encitec.v12i1.94Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 70-862237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/94/344Copyright (c) 2022 José Milton Lopes Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes Pinheiro, José Milton2022-03-29T19:02:21Zoai:ojs2.san.uri.br:article/94Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-03-29T19:02:21Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SER-COM-GEOMETRIA DINÂMICA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DO-SER-COM-TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title |
SER-COM-GEOMETRIA DINÂMICA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DO-SER-COM-TECNOLOGIAS DIGITAIS |
spellingShingle |
SER-COM-GEOMETRIA DINÂMICA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DO-SER-COM-TECNOLOGIAS DIGITAIS Lopes Pinheiro, José Milton Tecnologias Digitais, Geometria Dinâmica, ser-com-Tecnologias Digitais, Fenomenologia. |
title_short |
SER-COM-GEOMETRIA DINÂMICA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DO-SER-COM-TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_full |
SER-COM-GEOMETRIA DINÂMICA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DO-SER-COM-TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_fullStr |
SER-COM-GEOMETRIA DINÂMICA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DO-SER-COM-TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_full_unstemmed |
SER-COM-GEOMETRIA DINÂMICA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DO-SER-COM-TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_sort |
SER-COM-GEOMETRIA DINÂMICA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DO-SER-COM-TECNOLOGIAS DIGITAIS |
author |
Lopes Pinheiro, José Milton |
author_facet |
Lopes Pinheiro, José Milton |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes Pinheiro, José Milton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais, Geometria Dinâmica, ser-com-Tecnologias Digitais, Fenomenologia. |
topic |
Tecnologias Digitais, Geometria Dinâmica, ser-com-Tecnologias Digitais, Fenomenologia. |
description |
Neste artigo objetiva-se tecer compreensões sobre como se constitui a unidade ser-com-Tecnologias Digitais, quando estudadas experiências vivenciadas em ambientes de Geometria Dinâmica? Inicialmente, apresenta-se o que se entende neste artigo por tecnologias digitais, expondo uma compreensão que emerge de estudos em Fenomenologia, com os quais também se articula sobre o ser-com-Tecnologias Digitais. Na busca por explicitar como se constitui esse ser-com, traz-se uma abordagem no âmbito do trabalho com Geometria Dinâmica, realizada em uma pesquisa de doutorado, na qual se entende que se manifesta o ser-com-Geometria Dinâmica. Nas convergências possíveis entende-se que ser-com-Geometria Dinâmica é um modo de ser-com-Tecnologias Digitais, e que ambos constituem modos de ser-no-mundo-com, por se entender, aqui, o movimento que se materializa em interfaces computacionais como correlatos da intencionalidade de um sujeito que se move movendo-percebendo-refletindo-compreendendo-expressando e percebendo-se nessa realização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/94 10.31512/encitec.v12i1.94 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/94 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v12i1.94 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/94/344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 José Milton Lopes Pinheiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 José Milton Lopes Pinheiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 70-86 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333273399296 |