RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Loureiro, Robson Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748
Resumo: O objetivo é analisar de que forma licenciandos relacionam as tecnologias digitais com a docência. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das tecnologias digitais como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa quantitativa com elementos de Survey apresenta por unidade de análise cento e quatro licenciandos participantes de formação e de disciplina em Tecnodocência entre 2013 e 2015 ofertadas pela Universidade Federal do Ceará. Realiza-se o planejamento da pesquisa com a elaboração do questionário on-line, aplicado com os licenciandos em seis semestres letivos subsequentes. Os dados são analisados a partir de elementos da Análise Textual Discursiva e da Estatística. Os equipamentos digitais mais citados foram tablets e lousa digital; os recursos digitais, vídeos e aplicativos para serem utilizados principalmente em pesquisas na internet e na transmissão do conteúdo centrada na ação do professor. Acreditam que as tecnologias digitais são pouco utilizadas na escola.
id UFRGS-7_d959b5cf27df5475c9e78aedb90d03e6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/63748
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIATecnologias DigitaisDocênciaLicenciaturaTecnologias Digitais e DocênciaO objetivo é analisar de que forma licenciandos relacionam as tecnologias digitais com a docência. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das tecnologias digitais como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa quantitativa com elementos de Survey apresenta por unidade de análise cento e quatro licenciandos participantes de formação e de disciplina em Tecnodocência entre 2013 e 2015 ofertadas pela Universidade Federal do Ceará. Realiza-se o planejamento da pesquisa com a elaboração do questionário on-line, aplicado com os licenciandos em seis semestres letivos subsequentes. Os dados são analisados a partir de elementos da Análise Textual Discursiva e da Estatística. Os equipamentos digitais mais citados foram tablets e lousa digital; os recursos digitais, vídeos e aplicativos para serem utilizados principalmente em pesquisas na internet e na transmissão do conteúdo centrada na ação do professor. Acreditam que as tecnologias digitais são pouco utilizadas na escola.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6374810.22456/1982-1654.63748Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748/41099Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana deLoureiro, Robson Carlos2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/63748Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA
title RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA
spellingShingle RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA
Lima, Luciana de
Tecnologias Digitais
Docência
Licenciatura
Tecnologias Digitais e Docência
title_short RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA
title_full RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA
title_fullStr RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA
title_full_unstemmed RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA
title_sort RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA
author Lima, Luciana de
author_facet Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
author_role author
author2 Loureiro, Robson Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais
Docência
Licenciatura
Tecnologias Digitais e Docência
topic Tecnologias Digitais
Docência
Licenciatura
Tecnologias Digitais e Docência
description O objetivo é analisar de que forma licenciandos relacionam as tecnologias digitais com a docência. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das tecnologias digitais como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa quantitativa com elementos de Survey apresenta por unidade de análise cento e quatro licenciandos participantes de formação e de disciplina em Tecnodocência entre 2013 e 2015 ofertadas pela Universidade Federal do Ceará. Realiza-se o planejamento da pesquisa com a elaboração do questionário on-line, aplicado com os licenciandos em seis semestres letivos subsequentes. Os dados são analisados a partir de elementos da Análise Textual Discursiva e da Estatística. Os equipamentos digitais mais citados foram tablets e lousa digital; os recursos digitais, vídeos e aplicativos para serem utilizados principalmente em pesquisas na internet e na transmissão do conteúdo centrada na ação do professor. Acreditam que as tecnologias digitais são pouco utilizadas na escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748
10.22456/1982-1654.63748
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.63748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748/41099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183204880384