RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748 |
Resumo: | O objetivo é analisar de que forma licenciandos relacionam as tecnologias digitais com a docência. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das tecnologias digitais como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa quantitativa com elementos de Survey apresenta por unidade de análise cento e quatro licenciandos participantes de formação e de disciplina em Tecnodocência entre 2013 e 2015 ofertadas pela Universidade Federal do Ceará. Realiza-se o planejamento da pesquisa com a elaboração do questionário on-line, aplicado com os licenciandos em seis semestres letivos subsequentes. Os dados são analisados a partir de elementos da Análise Textual Discursiva e da Estatística. Os equipamentos digitais mais citados foram tablets e lousa digital; os recursos digitais, vídeos e aplicativos para serem utilizados principalmente em pesquisas na internet e na transmissão do conteúdo centrada na ação do professor. Acreditam que as tecnologias digitais são pouco utilizadas na escola. |
id |
UFRGS-7_d959b5cf27df5475c9e78aedb90d03e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/63748 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIATecnologias DigitaisDocênciaLicenciaturaTecnologias Digitais e DocênciaO objetivo é analisar de que forma licenciandos relacionam as tecnologias digitais com a docência. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das tecnologias digitais como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa quantitativa com elementos de Survey apresenta por unidade de análise cento e quatro licenciandos participantes de formação e de disciplina em Tecnodocência entre 2013 e 2015 ofertadas pela Universidade Federal do Ceará. Realiza-se o planejamento da pesquisa com a elaboração do questionário on-line, aplicado com os licenciandos em seis semestres letivos subsequentes. Os dados são analisados a partir de elementos da Análise Textual Discursiva e da Estatística. Os equipamentos digitais mais citados foram tablets e lousa digital; os recursos digitais, vídeos e aplicativos para serem utilizados principalmente em pesquisas na internet e na transmissão do conteúdo centrada na ação do professor. Acreditam que as tecnologias digitais são pouco utilizadas na escola.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6374810.22456/1982-1654.63748Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748/41099Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana deLoureiro, Robson Carlos2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/63748Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA |
title |
RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA |
spellingShingle |
RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA Lima, Luciana de Tecnologias Digitais Docência Licenciatura Tecnologias Digitais e Docência |
title_short |
RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA |
title_full |
RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA |
title_fullStr |
RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA |
title_sort |
RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA |
author |
Lima, Luciana de |
author_facet |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Robson Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais Docência Licenciatura Tecnologias Digitais e Docência |
topic |
Tecnologias Digitais Docência Licenciatura Tecnologias Digitais e Docência |
description |
O objetivo é analisar de que forma licenciandos relacionam as tecnologias digitais com a docência. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das tecnologias digitais como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa quantitativa com elementos de Survey apresenta por unidade de análise cento e quatro licenciandos participantes de formação e de disciplina em Tecnodocência entre 2013 e 2015 ofertadas pela Universidade Federal do Ceará. Realiza-se o planejamento da pesquisa com a elaboração do questionário on-line, aplicado com os licenciandos em seis semestres letivos subsequentes. Os dados são analisados a partir de elementos da Análise Textual Discursiva e da Estatística. Os equipamentos digitais mais citados foram tablets e lousa digital; os recursos digitais, vídeos e aplicativos para serem utilizados principalmente em pesquisas na internet e na transmissão do conteúdo centrada na ação do professor. Acreditam que as tecnologias digitais são pouco utilizadas na escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748 10.22456/1982-1654.63748 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.63748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748/41099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183204880384 |