FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1320 |
Resumo: | Em 2018 foi implementada a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A, para estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas brasileiras. O objetivo desta investigação é apresentar reflexões sobre os conhecimentos matemáticos de professoras dos anos iniciais, a partir dessa prova e da BNCC. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com aproximações de um estudo de caso. A amostra investigada é constituída por 28 professoras, estudantes de um curso de Especialização de uma instituição federal do Rio Grande do Sul. Os dados são oriundos da aplicação da prova da OBMEP 2018 Nível A, composta por 20 questões objetivas, para essas professoras, no primeiro semestre de 2019. Após computar as respostas que elas não acertaram, buscou-se verificar como o conhecimento matemático em cada questão errada está contemplado na BNCC. Foram identificadas quatro questões erradas por 25% ou mais das professoras, envolvendo objetos de conhecimento e habilidades relacionadas às unidades temáticas números e álgebra; o que faz refletir sobre a presença ou não de alguma fragilidade na formação das professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais, visto que essa prova é direcionada para estudantes de 4º e 5º anos. |
id |
URI-5_50f53827d030361df183ab3ba81e14d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1320 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCCMatemáticaOBMEP Nível ABNCCProfessorFormaçãoEm 2018 foi implementada a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A, para estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas brasileiras. O objetivo desta investigação é apresentar reflexões sobre os conhecimentos matemáticos de professoras dos anos iniciais, a partir dessa prova e da BNCC. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com aproximações de um estudo de caso. A amostra investigada é constituída por 28 professoras, estudantes de um curso de Especialização de uma instituição federal do Rio Grande do Sul. Os dados são oriundos da aplicação da prova da OBMEP 2018 Nível A, composta por 20 questões objetivas, para essas professoras, no primeiro semestre de 2019. Após computar as respostas que elas não acertaram, buscou-se verificar como o conhecimento matemático em cada questão errada está contemplado na BNCC. Foram identificadas quatro questões erradas por 25% ou mais das professoras, envolvendo objetos de conhecimento e habilidades relacionadas às unidades temáticas números e álgebra; o que faz refletir sobre a presença ou não de alguma fragilidade na formação das professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais, visto que essa prova é direcionada para estudantes de 4º e 5º anos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/132010.31512/encitec.v13i1.1320Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 234-2472237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1320/565Copyright (c) 2023 Malcus Cassiano Kuhnhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Malcus Cassiano2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1320Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC Kuhn, Malcus Cassiano Matemática OBMEP Nível A BNCC Professor Formação |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC |
author |
Kuhn, Malcus Cassiano |
author_facet |
Kuhn, Malcus Cassiano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Malcus Cassiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática OBMEP Nível A BNCC Professor Formação |
topic |
Matemática OBMEP Nível A BNCC Professor Formação |
description |
Em 2018 foi implementada a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A, para estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas brasileiras. O objetivo desta investigação é apresentar reflexões sobre os conhecimentos matemáticos de professoras dos anos iniciais, a partir dessa prova e da BNCC. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com aproximações de um estudo de caso. A amostra investigada é constituída por 28 professoras, estudantes de um curso de Especialização de uma instituição federal do Rio Grande do Sul. Os dados são oriundos da aplicação da prova da OBMEP 2018 Nível A, composta por 20 questões objetivas, para essas professoras, no primeiro semestre de 2019. Após computar as respostas que elas não acertaram, buscou-se verificar como o conhecimento matemático em cada questão errada está contemplado na BNCC. Foram identificadas quatro questões erradas por 25% ou mais das professoras, envolvendo objetos de conhecimento e habilidades relacionadas às unidades temáticas números e álgebra; o que faz refletir sobre a presença ou não de alguma fragilidade na formação das professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais, visto que essa prova é direcionada para estudantes de 4º e 5º anos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1320 10.31512/encitec.v13i1.1320 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1320 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i1.1320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1320/565 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Malcus Cassiano Kuhn https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Malcus Cassiano Kuhn https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 234-247 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333251379200 |