FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Malcus Cassiano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1320
Resumo: Em 2018 foi implementada a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A, para estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas brasileiras. O objetivo desta investigação é apresentar reflexões sobre os conhecimentos matemáticos de professoras dos anos iniciais, a partir dessa prova e da BNCC. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com aproximações de um estudo de caso. A amostra investigada é constituída por 28 professoras, estudantes de um curso de Especialização de uma instituição federal do Rio Grande do Sul. Os dados são oriundos da aplicação da prova da OBMEP 2018 Nível A, composta por 20 questões objetivas, para essas professoras, no primeiro semestre de 2019. Após computar as respostas que elas não acertaram, buscou-se verificar como o conhecimento matemático em cada questão errada está contemplado na BNCC. Foram identificadas quatro questões erradas por 25% ou mais das professoras, envolvendo objetos de conhecimento e habilidades relacionadas às unidades temáticas números e álgebra; o que faz refletir sobre a presença ou não de alguma fragilidade na formação das professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais, visto que essa prova é direcionada para estudantes de 4º e 5º anos.
id URI-5_50f53827d030361df183ab3ba81e14d8
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1320
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCCMatemáticaOBMEP Nível ABNCCProfessorFormaçãoEm 2018 foi implementada a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A, para estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas brasileiras. O objetivo desta investigação é apresentar reflexões sobre os conhecimentos matemáticos de professoras dos anos iniciais, a partir dessa prova e da BNCC. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com aproximações de um estudo de caso. A amostra investigada é constituída por 28 professoras, estudantes de um curso de Especialização de uma instituição federal do Rio Grande do Sul. Os dados são oriundos da aplicação da prova da OBMEP 2018 Nível A, composta por 20 questões objetivas, para essas professoras, no primeiro semestre de 2019. Após computar as respostas que elas não acertaram, buscou-se verificar como o conhecimento matemático em cada questão errada está contemplado na BNCC. Foram identificadas quatro questões erradas por 25% ou mais das professoras, envolvendo objetos de conhecimento e habilidades relacionadas às unidades temáticas números e álgebra; o que faz refletir sobre a presença ou não de alguma fragilidade na formação das professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais, visto que essa prova é direcionada para estudantes de 4º e 5º anos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/132010.31512/encitec.v13i1.1320Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 234-2472237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1320/565Copyright (c) 2023 Malcus Cassiano Kuhnhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Malcus Cassiano2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1320Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC
title FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC
Kuhn, Malcus Cassiano
Matemática
OBMEP Nível A
BNCC
Professor
Formação
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: CONEXÕES ENTRE OBMEP 2018 NÍVEL A E BNCC
author Kuhn, Malcus Cassiano
author_facet Kuhn, Malcus Cassiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Malcus Cassiano
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
OBMEP Nível A
BNCC
Professor
Formação
topic Matemática
OBMEP Nível A
BNCC
Professor
Formação
description Em 2018 foi implementada a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A, para estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas brasileiras. O objetivo desta investigação é apresentar reflexões sobre os conhecimentos matemáticos de professoras dos anos iniciais, a partir dessa prova e da BNCC. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com aproximações de um estudo de caso. A amostra investigada é constituída por 28 professoras, estudantes de um curso de Especialização de uma instituição federal do Rio Grande do Sul. Os dados são oriundos da aplicação da prova da OBMEP 2018 Nível A, composta por 20 questões objetivas, para essas professoras, no primeiro semestre de 2019. Após computar as respostas que elas não acertaram, buscou-se verificar como o conhecimento matemático em cada questão errada está contemplado na BNCC. Foram identificadas quatro questões erradas por 25% ou mais das professoras, envolvendo objetos de conhecimento e habilidades relacionadas às unidades temáticas números e álgebra; o que faz refletir sobre a presença ou não de alguma fragilidade na formação das professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais, visto que essa prova é direcionada para estudantes de 4º e 5º anos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1320
10.31512/encitec.v13i1.1320
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1320
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i1.1320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1320/565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Malcus Cassiano Kuhn
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Malcus Cassiano Kuhn
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 234-247
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333251379200