EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO: : A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/688 |
Resumo: | Diante dos avanços tecnológicos que a sociedade vivencia atualmente, são requeridas inovações nas concepções de educar a fim de que as novas formas de relações sociais instituídas sejam compreendidas e os educandos formem-se criticamente para que possam compreender a complexidade dos problemas socioambientais do nosso país. Ao inserir ações de Educação Ambiental (EA) e o uso das tecnologias no processo educativo, o educador dinamiza suas práticas pedagógicas, além de oportunizar a aquisição de habilidades que possam auxiliar os educandos na reelaboração da mentalidade e do comportamento. Para tanto, todo o processo pedagógico-metodológico precisa ser repensado. Dessa forma, subvertendo as proposituras do Currículo de Sergipe pautadas numa educação mercadológica, no presente artigo incitaremos discussões sobre a importância de trabalhar temáticas relacionadas à EA crítica atreladas ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para promover autonomia, criticidade e protagonismo dos educandos, possibilitando diversas formas de ver o mundo e de ressignificá-lo. |
id |
URI-5_5318d535dc462a1d449d5aa1faa2dae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/688 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO: : A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULARAvaliação formativaCurrículo de SergipeEducação Ambiental CríticaMetodologia da problematizaçãoTDICDiante dos avanços tecnológicos que a sociedade vivencia atualmente, são requeridas inovações nas concepções de educar a fim de que as novas formas de relações sociais instituídas sejam compreendidas e os educandos formem-se criticamente para que possam compreender a complexidade dos problemas socioambientais do nosso país. Ao inserir ações de Educação Ambiental (EA) e o uso das tecnologias no processo educativo, o educador dinamiza suas práticas pedagógicas, além de oportunizar a aquisição de habilidades que possam auxiliar os educandos na reelaboração da mentalidade e do comportamento. Para tanto, todo o processo pedagógico-metodológico precisa ser repensado. Dessa forma, subvertendo as proposituras do Currículo de Sergipe pautadas numa educação mercadológica, no presente artigo incitaremos discussões sobre a importância de trabalhar temáticas relacionadas à EA crítica atreladas ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para promover autonomia, criticidade e protagonismo dos educandos, possibilitando diversas formas de ver o mundo e de ressignificá-lo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/68810.31512/encitec.v14i1.688Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 262-2782237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/688/751Copyright (c) 2024 Luanne Michella Bispo Nascimento, Maria Inêz Oliveira Araújo, Izabel Silva Souza D’Ambrosio, Anne Alilma Silva Souza Ferretehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Luanne Michella BispoAraújo, Maria Inêz OliveiraD’Ambrosio, Izabel Silva Souza Ferrete, Anne Alilma Silva Souza 2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/688Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO: : A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO: : A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO: : A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR Nascimento, Luanne Michella Bispo Avaliação formativa Currículo de Sergipe Educação Ambiental Crítica Metodologia da problematização TDIC |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO: : A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO: : A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO: : A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO: : A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO: : A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR |
author |
Nascimento, Luanne Michella Bispo |
author_facet |
Nascimento, Luanne Michella Bispo Araújo, Maria Inêz Oliveira D’Ambrosio, Izabel Silva Souza Ferrete, Anne Alilma Silva Souza |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Maria Inêz Oliveira D’Ambrosio, Izabel Silva Souza Ferrete, Anne Alilma Silva Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Luanne Michella Bispo Araújo, Maria Inêz Oliveira D’Ambrosio, Izabel Silva Souza Ferrete, Anne Alilma Silva Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa Currículo de Sergipe Educação Ambiental Crítica Metodologia da problematização TDIC |
topic |
Avaliação formativa Currículo de Sergipe Educação Ambiental Crítica Metodologia da problematização TDIC |
description |
Diante dos avanços tecnológicos que a sociedade vivencia atualmente, são requeridas inovações nas concepções de educar a fim de que as novas formas de relações sociais instituídas sejam compreendidas e os educandos formem-se criticamente para que possam compreender a complexidade dos problemas socioambientais do nosso país. Ao inserir ações de Educação Ambiental (EA) e o uso das tecnologias no processo educativo, o educador dinamiza suas práticas pedagógicas, além de oportunizar a aquisição de habilidades que possam auxiliar os educandos na reelaboração da mentalidade e do comportamento. Para tanto, todo o processo pedagógico-metodológico precisa ser repensado. Dessa forma, subvertendo as proposituras do Currículo de Sergipe pautadas numa educação mercadológica, no presente artigo incitaremos discussões sobre a importância de trabalhar temáticas relacionadas à EA crítica atreladas ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para promover autonomia, criticidade e protagonismo dos educandos, possibilitando diversas formas de ver o mundo e de ressignificá-lo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/688 10.31512/encitec.v14i1.688 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/688 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v14i1.688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/688/751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 262-278 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333143375872 |