ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Derossi, Ingrid
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freitas Franco, Hellen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1190
Resumo: Este artigo apresenta uma análise de revistas de histórias em quadrinhos de grande circulação no Brasil e no exterior, destacando os elementos científicos presentes nessas publicações que podem ser utilizados como formas de ensino não formal. Para isso, foram examinadas 33 revistas do tipo almanaque da Mônica no período de 2009 a 2020. Não foram analisados exemplares dos anos de 2015 e 2016, pois não havia exemplares gratuitos e as pesquisadoras não os possuíam em seu acervo. Os números disponíveis foram organizados em categorias de acordo com características semelhantes. Foi possível constatar que, mesmo sem a intenção explícita de ensinar, a maioria das revistas continham histórias que incorporaram apenas conceitos científicos nas temáticas da revista, no entanto, fazem de maneira equivocada e perpetuam com uma visão tecnicista da ciência e masculina de cientista. Como proposta, este trabalho apresenta possíveis formas de utilização dos episódios selecionados em sala de aula, além de reflexões sobre o impacto de alguns elementos na divulgação da ciência.
id URI-5_70e70725069b107caa0b646ccd019210
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1190
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICARevista em QuadrinhosDivulgação CientíficaEnsinoEste artigo apresenta uma análise de revistas de histórias em quadrinhos de grande circulação no Brasil e no exterior, destacando os elementos científicos presentes nessas publicações que podem ser utilizados como formas de ensino não formal. Para isso, foram examinadas 33 revistas do tipo almanaque da Mônica no período de 2009 a 2020. Não foram analisados exemplares dos anos de 2015 e 2016, pois não havia exemplares gratuitos e as pesquisadoras não os possuíam em seu acervo. Os números disponíveis foram organizados em categorias de acordo com características semelhantes. Foi possível constatar que, mesmo sem a intenção explícita de ensinar, a maioria das revistas continham histórias que incorporaram apenas conceitos científicos nas temáticas da revista, no entanto, fazem de maneira equivocada e perpetuam com uma visão tecnicista da ciência e masculina de cientista. Como proposta, este trabalho apresenta possíveis formas de utilização dos episódios selecionados em sala de aula, além de reflexões sobre o impacto de alguns elementos na divulgação da ciência.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/119010.31512/encitec.v13i3.1190Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 127-1432237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1190/690Copyright (c) 2023 Ingrid Derossi, Hellen Freitas Francohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDerossi, IngridFreitas Franco, Hellen 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1190Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA
title ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA
spellingShingle ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA
Derossi, Ingrid
Revista em Quadrinhos
Divulgação Científica
Ensino
title_short ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA
title_full ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA
title_fullStr ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA
title_full_unstemmed ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA
title_sort ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA
author Derossi, Ingrid
author_facet Derossi, Ingrid
Freitas Franco, Hellen
author_role author
author2 Freitas Franco, Hellen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Derossi, Ingrid
Freitas Franco, Hellen
dc.subject.por.fl_str_mv Revista em Quadrinhos
Divulgação Científica
Ensino
topic Revista em Quadrinhos
Divulgação Científica
Ensino
description Este artigo apresenta uma análise de revistas de histórias em quadrinhos de grande circulação no Brasil e no exterior, destacando os elementos científicos presentes nessas publicações que podem ser utilizados como formas de ensino não formal. Para isso, foram examinadas 33 revistas do tipo almanaque da Mônica no período de 2009 a 2020. Não foram analisados exemplares dos anos de 2015 e 2016, pois não havia exemplares gratuitos e as pesquisadoras não os possuíam em seu acervo. Os números disponíveis foram organizados em categorias de acordo com características semelhantes. Foi possível constatar que, mesmo sem a intenção explícita de ensinar, a maioria das revistas continham histórias que incorporaram apenas conceitos científicos nas temáticas da revista, no entanto, fazem de maneira equivocada e perpetuam com uma visão tecnicista da ciência e masculina de cientista. Como proposta, este trabalho apresenta possíveis formas de utilização dos episódios selecionados em sala de aula, além de reflexões sobre o impacto de alguns elementos na divulgação da ciência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1190
10.31512/encitec.v13i3.1190
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1190
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.1190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1190/690
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ingrid Derossi, Hellen Freitas Franco
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ingrid Derossi, Hellen Freitas Franco
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 127-143
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333235650560