Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258654 |
Resumo: | A pesquisa objetivou identificar e analisar o potencial de contribuição aos processos educativos em ciências da natureza, na revista Saiba Mais! Com a Turma da Mônica. Desde 2007, a revista Saiba Mais! é publicada pela editora Panini e, a cada edição, apresenta um tema diferente representado por meio de histórias em quadrinhos (HQ) com os personagens da Turma da Mônica. Entre os diversos assuntos que podemos identificar, destacamos àqueles relacionados com a temática ambiental, que expressam situações divertidas em imagens, palavras e conceitos possibilitando ao leitor refletir sobre a preservação do ambiente. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2011), uma amostra composta por dez edições (2007-2016) foi investigada, discutida e analisada. Entre os resultados destacamos a ludicidade presente na publicação, favorecendo a captura de leitores e sua adesão continuada, não apenas nos quadrinhos, também em passatempos e atividades. O conteúdo textual presente nas edições amostradas, foi organizado em quatro agrupamentos sobre as percepções da publicação: representação do ambiente; representação dos seres vivos; ação humana e seus produtos; e ciência e educação. A ludicidade se mostrou parte fundamental do estilo da publicação, fazendo parte do desenvolvimento da história, assim como dos passatempos. A análise permitiu identificar a presença de visões centradas nos seres humanos, mesmo quando tratando do ambiente ou de outros seres vivos. Este trabalho procurou entender e esclarecer as visões presentes na publicação, indicando a atualização da mesma por parte dos escritores e produtores, a fim de acompanhar os debates ao entorno da temática ambiental. Sugeriu-se a utilização da publicação como material complementar para atividades da área das ciências naturais, atentando-se para seu conteúdo, mas como sugestão de método diferenciado, com linguagem simples e características conhecidas por leitores em todo o Brasil. |
id |
UFRGS-2_17d287747432cffb05e66e065b0d66c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258654 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ayres, Tauana da CostaJunqueira, Heloisa2023-05-30T03:30:20Z2023http://hdl.handle.net/10183/258654001169852A pesquisa objetivou identificar e analisar o potencial de contribuição aos processos educativos em ciências da natureza, na revista Saiba Mais! Com a Turma da Mônica. Desde 2007, a revista Saiba Mais! é publicada pela editora Panini e, a cada edição, apresenta um tema diferente representado por meio de histórias em quadrinhos (HQ) com os personagens da Turma da Mônica. Entre os diversos assuntos que podemos identificar, destacamos àqueles relacionados com a temática ambiental, que expressam situações divertidas em imagens, palavras e conceitos possibilitando ao leitor refletir sobre a preservação do ambiente. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2011), uma amostra composta por dez edições (2007-2016) foi investigada, discutida e analisada. Entre os resultados destacamos a ludicidade presente na publicação, favorecendo a captura de leitores e sua adesão continuada, não apenas nos quadrinhos, também em passatempos e atividades. O conteúdo textual presente nas edições amostradas, foi organizado em quatro agrupamentos sobre as percepções da publicação: representação do ambiente; representação dos seres vivos; ação humana e seus produtos; e ciência e educação. A ludicidade se mostrou parte fundamental do estilo da publicação, fazendo parte do desenvolvimento da história, assim como dos passatempos. A análise permitiu identificar a presença de visões centradas nos seres humanos, mesmo quando tratando do ambiente ou de outros seres vivos. Este trabalho procurou entender e esclarecer as visões presentes na publicação, indicando a atualização da mesma por parte dos escritores e produtores, a fim de acompanhar os debates ao entorno da temática ambiental. Sugeriu-se a utilização da publicação como material complementar para atividades da área das ciências naturais, atentando-se para seu conteúdo, mas como sugestão de método diferenciado, com linguagem simples e características conhecidas por leitores em todo o Brasil.application/pdfporHistórias em quadrinhosLudicidadeEnsino de ciênciasSaiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169852.pdf.txt001169852.pdf.txtExtracted Texttext/plain62909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258654/2/001169852.pdf.txt677aaae2c6e556c050defcf995fecfdaMD52ORIGINAL001169852.pdfTexto completoapplication/pdf4224399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258654/1/001169852.pdf5b1b28190d1ba37970837e0aae61221dMD5110183/2586542023-05-31 03:26:44.859947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258654Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-31T06:26:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza |
title |
Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza |
spellingShingle |
Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza Ayres, Tauana da Costa Histórias em quadrinhos Ludicidade Ensino de ciências |
title_short |
Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza |
title_full |
Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza |
title_fullStr |
Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza |
title_full_unstemmed |
Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza |
title_sort |
Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza |
author |
Ayres, Tauana da Costa |
author_facet |
Ayres, Tauana da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ayres, Tauana da Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos Ludicidade Ensino de ciências |
topic |
Histórias em quadrinhos Ludicidade Ensino de ciências |
description |
A pesquisa objetivou identificar e analisar o potencial de contribuição aos processos educativos em ciências da natureza, na revista Saiba Mais! Com a Turma da Mônica. Desde 2007, a revista Saiba Mais! é publicada pela editora Panini e, a cada edição, apresenta um tema diferente representado por meio de histórias em quadrinhos (HQ) com os personagens da Turma da Mônica. Entre os diversos assuntos que podemos identificar, destacamos àqueles relacionados com a temática ambiental, que expressam situações divertidas em imagens, palavras e conceitos possibilitando ao leitor refletir sobre a preservação do ambiente. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2011), uma amostra composta por dez edições (2007-2016) foi investigada, discutida e analisada. Entre os resultados destacamos a ludicidade presente na publicação, favorecendo a captura de leitores e sua adesão continuada, não apenas nos quadrinhos, também em passatempos e atividades. O conteúdo textual presente nas edições amostradas, foi organizado em quatro agrupamentos sobre as percepções da publicação: representação do ambiente; representação dos seres vivos; ação humana e seus produtos; e ciência e educação. A ludicidade se mostrou parte fundamental do estilo da publicação, fazendo parte do desenvolvimento da história, assim como dos passatempos. A análise permitiu identificar a presença de visões centradas nos seres humanos, mesmo quando tratando do ambiente ou de outros seres vivos. Este trabalho procurou entender e esclarecer as visões presentes na publicação, indicando a atualização da mesma por parte dos escritores e produtores, a fim de acompanhar os debates ao entorno da temática ambiental. Sugeriu-se a utilização da publicação como material complementar para atividades da área das ciências naturais, atentando-se para seu conteúdo, mas como sugestão de método diferenciado, com linguagem simples e características conhecidas por leitores em todo o Brasil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-30T03:30:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258654 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001169852 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258654 |
identifier_str_mv |
001169852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258654/2/001169852.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258654/1/001169852.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
677aaae2c6e556c050defcf995fecfda 5b1b28190d1ba37970837e0aae61221d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447339916066816 |