Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayres, Tauana da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258654
Resumo: A pesquisa objetivou identificar e analisar o potencial de contribuição aos processos educativos em ciências da natureza, na revista Saiba Mais! Com a Turma da Mônica. Desde 2007, a revista Saiba Mais! é publicada pela editora Panini e, a cada edição, apresenta um tema diferente representado por meio de histórias em quadrinhos (HQ) com os personagens da Turma da Mônica. Entre os diversos assuntos que podemos identificar, destacamos àqueles relacionados com a temática ambiental, que expressam situações divertidas em imagens, palavras e conceitos possibilitando ao leitor refletir sobre a preservação do ambiente. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2011), uma amostra composta por dez edições (2007-2016) foi investigada, discutida e analisada. Entre os resultados destacamos a ludicidade presente na publicação, favorecendo a captura de leitores e sua adesão continuada, não apenas nos quadrinhos, também em passatempos e atividades. O conteúdo textual presente nas edições amostradas, foi organizado em quatro agrupamentos sobre as percepções da publicação: representação do ambiente; representação dos seres vivos; ação humana e seus produtos; e ciência e educação. A ludicidade se mostrou parte fundamental do estilo da publicação, fazendo parte do desenvolvimento da história, assim como dos passatempos. A análise permitiu identificar a presença de visões centradas nos seres humanos, mesmo quando tratando do ambiente ou de outros seres vivos. Este trabalho procurou entender e esclarecer as visões presentes na publicação, indicando a atualização da mesma por parte dos escritores e produtores, a fim de acompanhar os debates ao entorno da temática ambiental. Sugeriu-se a utilização da publicação como material complementar para atividades da área das ciências naturais, atentando-se para seu conteúdo, mas como sugestão de método diferenciado, com linguagem simples e características conhecidas por leitores em todo o Brasil.
id UFRGS-2_17d287747432cffb05e66e065b0d66c7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258654
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ayres, Tauana da CostaJunqueira, Heloisa2023-05-30T03:30:20Z2023http://hdl.handle.net/10183/258654001169852A pesquisa objetivou identificar e analisar o potencial de contribuição aos processos educativos em ciências da natureza, na revista Saiba Mais! Com a Turma da Mônica. Desde 2007, a revista Saiba Mais! é publicada pela editora Panini e, a cada edição, apresenta um tema diferente representado por meio de histórias em quadrinhos (HQ) com os personagens da Turma da Mônica. Entre os diversos assuntos que podemos identificar, destacamos àqueles relacionados com a temática ambiental, que expressam situações divertidas em imagens, palavras e conceitos possibilitando ao leitor refletir sobre a preservação do ambiente. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2011), uma amostra composta por dez edições (2007-2016) foi investigada, discutida e analisada. Entre os resultados destacamos a ludicidade presente na publicação, favorecendo a captura de leitores e sua adesão continuada, não apenas nos quadrinhos, também em passatempos e atividades. O conteúdo textual presente nas edições amostradas, foi organizado em quatro agrupamentos sobre as percepções da publicação: representação do ambiente; representação dos seres vivos; ação humana e seus produtos; e ciência e educação. A ludicidade se mostrou parte fundamental do estilo da publicação, fazendo parte do desenvolvimento da história, assim como dos passatempos. A análise permitiu identificar a presença de visões centradas nos seres humanos, mesmo quando tratando do ambiente ou de outros seres vivos. Este trabalho procurou entender e esclarecer as visões presentes na publicação, indicando a atualização da mesma por parte dos escritores e produtores, a fim de acompanhar os debates ao entorno da temática ambiental. Sugeriu-se a utilização da publicação como material complementar para atividades da área das ciências naturais, atentando-se para seu conteúdo, mas como sugestão de método diferenciado, com linguagem simples e características conhecidas por leitores em todo o Brasil.application/pdfporHistórias em quadrinhosLudicidadeEnsino de ciênciasSaiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169852.pdf.txt001169852.pdf.txtExtracted Texttext/plain62909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258654/2/001169852.pdf.txt677aaae2c6e556c050defcf995fecfdaMD52ORIGINAL001169852.pdfTexto completoapplication/pdf4224399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258654/1/001169852.pdf5b1b28190d1ba37970837e0aae61221dMD5110183/2586542023-05-31 03:26:44.859947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258654Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-31T06:26:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza
title Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza
spellingShingle Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza
Ayres, Tauana da Costa
Histórias em quadrinhos
Ludicidade
Ensino de ciências
title_short Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza
title_full Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza
title_fullStr Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza
title_full_unstemmed Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza
title_sort Saiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Natureza
author Ayres, Tauana da Costa
author_facet Ayres, Tauana da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayres, Tauana da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Ludicidade
Ensino de ciências
topic Histórias em quadrinhos
Ludicidade
Ensino de ciências
description A pesquisa objetivou identificar e analisar o potencial de contribuição aos processos educativos em ciências da natureza, na revista Saiba Mais! Com a Turma da Mônica. Desde 2007, a revista Saiba Mais! é publicada pela editora Panini e, a cada edição, apresenta um tema diferente representado por meio de histórias em quadrinhos (HQ) com os personagens da Turma da Mônica. Entre os diversos assuntos que podemos identificar, destacamos àqueles relacionados com a temática ambiental, que expressam situações divertidas em imagens, palavras e conceitos possibilitando ao leitor refletir sobre a preservação do ambiente. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2011), uma amostra composta por dez edições (2007-2016) foi investigada, discutida e analisada. Entre os resultados destacamos a ludicidade presente na publicação, favorecendo a captura de leitores e sua adesão continuada, não apenas nos quadrinhos, também em passatempos e atividades. O conteúdo textual presente nas edições amostradas, foi organizado em quatro agrupamentos sobre as percepções da publicação: representação do ambiente; representação dos seres vivos; ação humana e seus produtos; e ciência e educação. A ludicidade se mostrou parte fundamental do estilo da publicação, fazendo parte do desenvolvimento da história, assim como dos passatempos. A análise permitiu identificar a presença de visões centradas nos seres humanos, mesmo quando tratando do ambiente ou de outros seres vivos. Este trabalho procurou entender e esclarecer as visões presentes na publicação, indicando a atualização da mesma por parte dos escritores e produtores, a fim de acompanhar os debates ao entorno da temática ambiental. Sugeriu-se a utilização da publicação como material complementar para atividades da área das ciências naturais, atentando-se para seu conteúdo, mas como sugestão de método diferenciado, com linguagem simples e características conhecidas por leitores em todo o Brasil.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-30T03:30:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258654
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169852
url http://hdl.handle.net/10183/258654
identifier_str_mv 001169852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258654/2/001169852.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258654/1/001169852.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 677aaae2c6e556c050defcf995fecfda
5b1b28190d1ba37970837e0aae61221d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447339916066816