ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Dina Séfora Santana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: da Silva Barroso, Maria Cleide, Brandão Menezes, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1054
Resumo: O presente artigo é uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, a partir dos estudos de Moran (2015), Bacich, Tanzi e Trevisani (2015), Horn e Staker (2015) sobre o Ensino Híbrido, em que se discutem os desafios dessa modalidade de ensino e sua importância. Com o objetivo de analisar as metodologias utilizadas, dentre os modelos da modalidade do Ensino Híbrido e possíveis caminhos para uma utilização mais assertiva das tecnologias, evidenciou-se que o ensino híbrido, vem ganhando espaço no cenário educacional, devido sua utilização mais eficaz, aprimorando o aprendizado dos alunos, bem como, configura-se por uma compatibilidade metodológica que reflete diretamente nas ações práticas dos professores, em situações de ensino. As concepções que se mostram desses modelos de Ensino Híbrido, poderá ser uma proposta positiva, possibilitando ao professor, obter informações individualizadas sobre o desempenho dos alunos, agindo com maior eficiência e com maior rapidez nas necessidades de aprendizado.
id URI-5_75c7027c1529fafbbaa56ccd63e9dc82
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1054
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEOEnsino híbridoFormação continuadaSala de aula invertidaO presente artigo é uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, a partir dos estudos de Moran (2015), Bacich, Tanzi e Trevisani (2015), Horn e Staker (2015) sobre o Ensino Híbrido, em que se discutem os desafios dessa modalidade de ensino e sua importância. Com o objetivo de analisar as metodologias utilizadas, dentre os modelos da modalidade do Ensino Híbrido e possíveis caminhos para uma utilização mais assertiva das tecnologias, evidenciou-se que o ensino híbrido, vem ganhando espaço no cenário educacional, devido sua utilização mais eficaz, aprimorando o aprendizado dos alunos, bem como, configura-se por uma compatibilidade metodológica que reflete diretamente nas ações práticas dos professores, em situações de ensino. As concepções que se mostram desses modelos de Ensino Híbrido, poderá ser uma proposta positiva, possibilitando ao professor, obter informações individualizadas sobre o desempenho dos alunos, agindo com maior eficiência e com maior rapidez nas necessidades de aprendizado.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/105410.31512/encitec.v14i1.1054Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 211-2242237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1054/738Copyright (c) 2024 Dina Séfora Santana Lima, Maria Cleide da Silva Barroso, Daniel Brandão Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Dina Séfora Santanada Silva Barroso, Maria Cleide Brandão Menezes, Daniel 2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1054Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO
title ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO
spellingShingle ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO
Lima, Dina Séfora Santana
Ensino híbrido
Formação continuada
Sala de aula invertida
title_short ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO
title_full ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO
title_fullStr ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO
title_full_unstemmed ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO
title_sort ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO
author Lima, Dina Séfora Santana
author_facet Lima, Dina Séfora Santana
da Silva Barroso, Maria Cleide
Brandão Menezes, Daniel
author_role author
author2 da Silva Barroso, Maria Cleide
Brandão Menezes, Daniel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Dina Séfora Santana
da Silva Barroso, Maria Cleide
Brandão Menezes, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino híbrido
Formação continuada
Sala de aula invertida
topic Ensino híbrido
Formação continuada
Sala de aula invertida
description O presente artigo é uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, a partir dos estudos de Moran (2015), Bacich, Tanzi e Trevisani (2015), Horn e Staker (2015) sobre o Ensino Híbrido, em que se discutem os desafios dessa modalidade de ensino e sua importância. Com o objetivo de analisar as metodologias utilizadas, dentre os modelos da modalidade do Ensino Híbrido e possíveis caminhos para uma utilização mais assertiva das tecnologias, evidenciou-se que o ensino híbrido, vem ganhando espaço no cenário educacional, devido sua utilização mais eficaz, aprimorando o aprendizado dos alunos, bem como, configura-se por uma compatibilidade metodológica que reflete diretamente nas ações práticas dos professores, em situações de ensino. As concepções que se mostram desses modelos de Ensino Híbrido, poderá ser uma proposta positiva, possibilitando ao professor, obter informações individualizadas sobre o desempenho dos alunos, agindo com maior eficiência e com maior rapidez nas necessidades de aprendizado.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1054
10.31512/encitec.v14i1.1054
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1054
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v14i1.1054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1054/738
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 211-224
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333207339008