ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1054 |
Resumo: | O presente artigo é uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, a partir dos estudos de Moran (2015), Bacich, Tanzi e Trevisani (2015), Horn e Staker (2015) sobre o Ensino Híbrido, em que se discutem os desafios dessa modalidade de ensino e sua importância. Com o objetivo de analisar as metodologias utilizadas, dentre os modelos da modalidade do Ensino Híbrido e possíveis caminhos para uma utilização mais assertiva das tecnologias, evidenciou-se que o ensino híbrido, vem ganhando espaço no cenário educacional, devido sua utilização mais eficaz, aprimorando o aprendizado dos alunos, bem como, configura-se por uma compatibilidade metodológica que reflete diretamente nas ações práticas dos professores, em situações de ensino. As concepções que se mostram desses modelos de Ensino Híbrido, poderá ser uma proposta positiva, possibilitando ao professor, obter informações individualizadas sobre o desempenho dos alunos, agindo com maior eficiência e com maior rapidez nas necessidades de aprendizado. |
id |
URI-5_75c7027c1529fafbbaa56ccd63e9dc82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1054 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEOEnsino híbridoFormação continuadaSala de aula invertidaO presente artigo é uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, a partir dos estudos de Moran (2015), Bacich, Tanzi e Trevisani (2015), Horn e Staker (2015) sobre o Ensino Híbrido, em que se discutem os desafios dessa modalidade de ensino e sua importância. Com o objetivo de analisar as metodologias utilizadas, dentre os modelos da modalidade do Ensino Híbrido e possíveis caminhos para uma utilização mais assertiva das tecnologias, evidenciou-se que o ensino híbrido, vem ganhando espaço no cenário educacional, devido sua utilização mais eficaz, aprimorando o aprendizado dos alunos, bem como, configura-se por uma compatibilidade metodológica que reflete diretamente nas ações práticas dos professores, em situações de ensino. As concepções que se mostram desses modelos de Ensino Híbrido, poderá ser uma proposta positiva, possibilitando ao professor, obter informações individualizadas sobre o desempenho dos alunos, agindo com maior eficiência e com maior rapidez nas necessidades de aprendizado.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/105410.31512/encitec.v14i1.1054Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 211-2242237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1054/738Copyright (c) 2024 Dina Séfora Santana Lima, Maria Cleide da Silva Barroso, Daniel Brandão Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Dina Séfora Santanada Silva Barroso, Maria Cleide Brandão Menezes, Daniel 2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1054Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO |
title |
ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO |
spellingShingle |
ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO Lima, Dina Séfora Santana Ensino híbrido Formação continuada Sala de aula invertida |
title_short |
ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO |
title_full |
ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO |
title_fullStr |
ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO |
title_full_unstemmed |
ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO |
title_sort |
ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO |
author |
Lima, Dina Séfora Santana |
author_facet |
Lima, Dina Séfora Santana da Silva Barroso, Maria Cleide Brandão Menezes, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Barroso, Maria Cleide Brandão Menezes, Daniel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Dina Séfora Santana da Silva Barroso, Maria Cleide Brandão Menezes, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino híbrido Formação continuada Sala de aula invertida |
topic |
Ensino híbrido Formação continuada Sala de aula invertida |
description |
O presente artigo é uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, a partir dos estudos de Moran (2015), Bacich, Tanzi e Trevisani (2015), Horn e Staker (2015) sobre o Ensino Híbrido, em que se discutem os desafios dessa modalidade de ensino e sua importância. Com o objetivo de analisar as metodologias utilizadas, dentre os modelos da modalidade do Ensino Híbrido e possíveis caminhos para uma utilização mais assertiva das tecnologias, evidenciou-se que o ensino híbrido, vem ganhando espaço no cenário educacional, devido sua utilização mais eficaz, aprimorando o aprendizado dos alunos, bem como, configura-se por uma compatibilidade metodológica que reflete diretamente nas ações práticas dos professores, em situações de ensino. As concepções que se mostram desses modelos de Ensino Híbrido, poderá ser uma proposta positiva, possibilitando ao professor, obter informações individualizadas sobre o desempenho dos alunos, agindo com maior eficiência e com maior rapidez nas necessidades de aprendizado. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1054 10.31512/encitec.v14i1.1054 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1054 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v14i1.1054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1054/738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 211-224 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333207339008 |