Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/235 |
Resumo: | O presente artigo elege como objeto de estudo a formação docente continuada e o uso das tecnologias digitais e das Metodologias Ativas: sala de aula invertida e ensino híbrido como recurso metodológico para o aprimoramento do docente. Parte-se do pressuposto de que no atual contexto social o ensino convencional deve ser repensado, para que seja capaz de promover que os alunos sejam sujeitos ativos e autônomos do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. Observa-se que o paradigma educacional necessita de transformações, assim como as decorrentes mudanças na sociedade devido ao uso das tecnologias digitais cada vez mais presentes. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar a relevância da formação docente continuada para com o trabalho com as tecnologias digitais e uma mudança em sua prática pedagógica mediante ao trabalho com as Metodologias Ativas. Para a consecução deste estudo proposto, foi realizada uma pesquisa teórica que buscou embasamentos fundamentais para promover tal reflexão. Nesse sentido, o trabalho se justifica pela necessidade de propor uma reflexão sobre a importância das TDIC e as Metodologias Ativas para uma formação de alunos autônomos, mais críticos e reflexivos contribuindo com a sua formação cidadã. A reflexão deste estudo teve como pretensão incentivar futuros pesquisadores a utilizarem em suas aulas recursos mais interativos visando outras direções em relação ao ensino-aprendizagem. |
id |
UFLA-6_8bed2cbc104083548606a6ff1aab15d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/235 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educaçãoEnsino Híbrido; Sala de Aula Invertida; Formação de Professores; Metodologias Ativas.O presente artigo elege como objeto de estudo a formação docente continuada e o uso das tecnologias digitais e das Metodologias Ativas: sala de aula invertida e ensino híbrido como recurso metodológico para o aprimoramento do docente. Parte-se do pressuposto de que no atual contexto social o ensino convencional deve ser repensado, para que seja capaz de promover que os alunos sejam sujeitos ativos e autônomos do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. Observa-se que o paradigma educacional necessita de transformações, assim como as decorrentes mudanças na sociedade devido ao uso das tecnologias digitais cada vez mais presentes. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar a relevância da formação docente continuada para com o trabalho com as tecnologias digitais e uma mudança em sua prática pedagógica mediante ao trabalho com as Metodologias Ativas. Para a consecução deste estudo proposto, foi realizada uma pesquisa teórica que buscou embasamentos fundamentais para promover tal reflexão. Nesse sentido, o trabalho se justifica pela necessidade de propor uma reflexão sobre a importância das TDIC e as Metodologias Ativas para uma formação de alunos autônomos, mais críticos e reflexivos contribuindo com a sua formação cidadã. A reflexão deste estudo teve como pretensão incentivar futuros pesquisadores a utilizarem em suas aulas recursos mais interativos visando outras direções em relação ao ensino-aprendizagem.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/23510.30905/ded.v0i0.235Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 10-32Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 10-32Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 10-32Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 10-322526-849X10.30905/ded.v0i0reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/235/135Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins de Morais , Agnes PriscilaFranciely Souza, Priscila2023-12-31T14:00:52Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/235Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:00:52Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação |
title |
Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação |
spellingShingle |
Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação Martins de Morais , Agnes Priscila Ensino Híbrido; Sala de Aula Invertida; Formação de Professores; Metodologias Ativas. |
title_short |
Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação |
title_full |
Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação |
title_fullStr |
Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação |
title_full_unstemmed |
Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação |
title_sort |
Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação |
author |
Martins de Morais , Agnes Priscila |
author_facet |
Martins de Morais , Agnes Priscila Franciely Souza, Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Franciely Souza, Priscila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins de Morais , Agnes Priscila Franciely Souza, Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Híbrido; Sala de Aula Invertida; Formação de Professores; Metodologias Ativas. |
topic |
Ensino Híbrido; Sala de Aula Invertida; Formação de Professores; Metodologias Ativas. |
description |
O presente artigo elege como objeto de estudo a formação docente continuada e o uso das tecnologias digitais e das Metodologias Ativas: sala de aula invertida e ensino híbrido como recurso metodológico para o aprimoramento do docente. Parte-se do pressuposto de que no atual contexto social o ensino convencional deve ser repensado, para que seja capaz de promover que os alunos sejam sujeitos ativos e autônomos do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. Observa-se que o paradigma educacional necessita de transformações, assim como as decorrentes mudanças na sociedade devido ao uso das tecnologias digitais cada vez mais presentes. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar a relevância da formação docente continuada para com o trabalho com as tecnologias digitais e uma mudança em sua prática pedagógica mediante ao trabalho com as Metodologias Ativas. Para a consecução deste estudo proposto, foi realizada uma pesquisa teórica que buscou embasamentos fundamentais para promover tal reflexão. Nesse sentido, o trabalho se justifica pela necessidade de propor uma reflexão sobre a importância das TDIC e as Metodologias Ativas para uma formação de alunos autônomos, mais críticos e reflexivos contribuindo com a sua formação cidadã. A reflexão deste estudo teve como pretensão incentivar futuros pesquisadores a utilizarem em suas aulas recursos mais interativos visando outras direções em relação ao ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/235 10.30905/ded.v0i0.235 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/235 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v0i0.235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/235/135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 10-32 Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 10-32 Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 10-32 Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 10-32 2526-849X 10.30905/ded.v0i0 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374613422080 |