LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Paula Iriane Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Castro, Juscileide Braga de, Gomes, Milena Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção e descrição do Recurso Educacional Digital (RED): livro Interativo de Recursos para Geometria. Esta pesquisa é qualitativa e tem caráter descritivo. A elaboração do RED baseou-se nas etapas: ideação; organização; modelagem; e implementação; com o uso de softwares e plataformas gratuitas. A produção das atividades fundamentou-se nas múltiplas representações, como forma de enriquecer didaticamente a proposta, portanto, a Geometria foi explorada por meio de diferentes representações, figuras dinâmicas, elementos de jogos e interação. Além disso, as atividades estão alinhadas às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Como implicações desta pesquisa, ressalta-se a necessidade de estimular professores da Educação Básica a serem curadores de seus materiais pedagógicos digitais, como forma de favorecer a inovação, a criatividade e a autonomia.
id URI-5_9b0ee4d81c093d2359c3f249fea23399
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/906
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICARecurso Educacional DigitalGeometriaProfessor-AutorAutoriaEste artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção e descrição do Recurso Educacional Digital (RED): livro Interativo de Recursos para Geometria. Esta pesquisa é qualitativa e tem caráter descritivo. A elaboração do RED baseou-se nas etapas: ideação; organização; modelagem; e implementação; com o uso de softwares e plataformas gratuitas. A produção das atividades fundamentou-se nas múltiplas representações, como forma de enriquecer didaticamente a proposta, portanto, a Geometria foi explorada por meio de diferentes representações, figuras dinâmicas, elementos de jogos e interação. Além disso, as atividades estão alinhadas às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Como implicações desta pesquisa, ressalta-se a necessidade de estimular professores da Educação Básica a serem curadores de seus materiais pedagógicos digitais, como forma de favorecer a inovação, a criatividade e a autonomia.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/90610.31512/encitec.v13i3.906Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 92-1112237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906/635Copyright (c) 2023 Paula Iriane Sousa Teixeira, Juscileide Braga de Castro, Milena Vasconcelos Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Paula Iriane SousaCastro, Juscileide Braga de Gomes, Milena Vasconcelos 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/906Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
title LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
spellingShingle LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Teixeira, Paula Iriane Sousa
Recurso Educacional Digital
Geometria
Professor-Autor
Autoria
title_short LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_full LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_fullStr LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_sort LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
author Teixeira, Paula Iriane Sousa
author_facet Teixeira, Paula Iriane Sousa
Castro, Juscileide Braga de
Gomes, Milena Vasconcelos
author_role author
author2 Castro, Juscileide Braga de
Gomes, Milena Vasconcelos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Paula Iriane Sousa
Castro, Juscileide Braga de
Gomes, Milena Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Recurso Educacional Digital
Geometria
Professor-Autor
Autoria
topic Recurso Educacional Digital
Geometria
Professor-Autor
Autoria
description Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção e descrição do Recurso Educacional Digital (RED): livro Interativo de Recursos para Geometria. Esta pesquisa é qualitativa e tem caráter descritivo. A elaboração do RED baseou-se nas etapas: ideação; organização; modelagem; e implementação; com o uso de softwares e plataformas gratuitas. A produção das atividades fundamentou-se nas múltiplas representações, como forma de enriquecer didaticamente a proposta, portanto, a Geometria foi explorada por meio de diferentes representações, figuras dinâmicas, elementos de jogos e interação. Além disso, as atividades estão alinhadas às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Como implicações desta pesquisa, ressalta-se a necessidade de estimular professores da Educação Básica a serem curadores de seus materiais pedagógicos digitais, como forma de favorecer a inovação, a criatividade e a autonomia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906
10.31512/encitec.v13i3.906
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906/635
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 92-111
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333172736000