LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção e descrição do Recurso Educacional Digital (RED): livro Interativo de Recursos para Geometria. Esta pesquisa é qualitativa e tem caráter descritivo. A elaboração do RED baseou-se nas etapas: ideação; organização; modelagem; e implementação; com o uso de softwares e plataformas gratuitas. A produção das atividades fundamentou-se nas múltiplas representações, como forma de enriquecer didaticamente a proposta, portanto, a Geometria foi explorada por meio de diferentes representações, figuras dinâmicas, elementos de jogos e interação. Além disso, as atividades estão alinhadas às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Como implicações desta pesquisa, ressalta-se a necessidade de estimular professores da Educação Básica a serem curadores de seus materiais pedagógicos digitais, como forma de favorecer a inovação, a criatividade e a autonomia. |
id |
URI-5_9b0ee4d81c093d2359c3f249fea23399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/906 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICARecurso Educacional DigitalGeometriaProfessor-AutorAutoriaEste artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção e descrição do Recurso Educacional Digital (RED): livro Interativo de Recursos para Geometria. Esta pesquisa é qualitativa e tem caráter descritivo. A elaboração do RED baseou-se nas etapas: ideação; organização; modelagem; e implementação; com o uso de softwares e plataformas gratuitas. A produção das atividades fundamentou-se nas múltiplas representações, como forma de enriquecer didaticamente a proposta, portanto, a Geometria foi explorada por meio de diferentes representações, figuras dinâmicas, elementos de jogos e interação. Além disso, as atividades estão alinhadas às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Como implicações desta pesquisa, ressalta-se a necessidade de estimular professores da Educação Básica a serem curadores de seus materiais pedagógicos digitais, como forma de favorecer a inovação, a criatividade e a autonomia.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/90610.31512/encitec.v13i3.906Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 92-1112237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906/635Copyright (c) 2023 Paula Iriane Sousa Teixeira, Juscileide Braga de Castro, Milena Vasconcelos Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Paula Iriane SousaCastro, Juscileide Braga de Gomes, Milena Vasconcelos 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/906Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title |
LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Teixeira, Paula Iriane Sousa Recurso Educacional Digital Geometria Professor-Autor Autoria |
title_short |
LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full |
LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_sort |
LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
author |
Teixeira, Paula Iriane Sousa |
author_facet |
Teixeira, Paula Iriane Sousa Castro, Juscileide Braga de Gomes, Milena Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Juscileide Braga de Gomes, Milena Vasconcelos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Paula Iriane Sousa Castro, Juscileide Braga de Gomes, Milena Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recurso Educacional Digital Geometria Professor-Autor Autoria |
topic |
Recurso Educacional Digital Geometria Professor-Autor Autoria |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção e descrição do Recurso Educacional Digital (RED): livro Interativo de Recursos para Geometria. Esta pesquisa é qualitativa e tem caráter descritivo. A elaboração do RED baseou-se nas etapas: ideação; organização; modelagem; e implementação; com o uso de softwares e plataformas gratuitas. A produção das atividades fundamentou-se nas múltiplas representações, como forma de enriquecer didaticamente a proposta, portanto, a Geometria foi explorada por meio de diferentes representações, figuras dinâmicas, elementos de jogos e interação. Além disso, as atividades estão alinhadas às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Como implicações desta pesquisa, ressalta-se a necessidade de estimular professores da Educação Básica a serem curadores de seus materiais pedagógicos digitais, como forma de favorecer a inovação, a criatividade e a autonomia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906 10.31512/encitec.v13i3.906 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906/635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 92-111 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333172736000 |