INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/436 |
Resumo: | A inclusão de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), em ambientes regulares de ensino, tem ocorrido de forma gradual, fomentada pela consolidação de um marco legal, dando voz a esses estudantes e o direito de convívio em sociedade. As especificidades da aprendizagem desses estudantes têm representado um desafio para os professores e pesquisadores, especialmente no ensino de Ciências. Com o intuito de compor um quadro das pesquisas sobre o tema, foi realizado um levantamento na plataforma SciELO a partir dos termos: inclusão, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, ensino de ciências, ensino de física, formação de professores e deficiência visual. Foi possível apreciar a produção que aborda essa temática, pontuar as principais dificuldades no processo de inclusão de estudantes PAEE em turmas regulares e vislumbrar como as instituições de ensino superior têm buscado preparar o futuro docente para desenvolver atividades inclusivas, situando a necessidade de diálogo entre o professor de Física e o professor de apoio. Acredita-se que este trabalho possa servir como ponto de partida para novas pesquisas, além de auxiliar na delimitação de novos temas de investigação. |
id |
URI-5_d6ebd9c76a9e2ebca76b8b9a1c914eca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/436 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELOInclusãoFormação de professoresEnsino de FísicaA inclusão de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), em ambientes regulares de ensino, tem ocorrido de forma gradual, fomentada pela consolidação de um marco legal, dando voz a esses estudantes e o direito de convívio em sociedade. As especificidades da aprendizagem desses estudantes têm representado um desafio para os professores e pesquisadores, especialmente no ensino de Ciências. Com o intuito de compor um quadro das pesquisas sobre o tema, foi realizado um levantamento na plataforma SciELO a partir dos termos: inclusão, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, ensino de ciências, ensino de física, formação de professores e deficiência visual. Foi possível apreciar a produção que aborda essa temática, pontuar as principais dificuldades no processo de inclusão de estudantes PAEE em turmas regulares e vislumbrar como as instituições de ensino superior têm buscado preparar o futuro docente para desenvolver atividades inclusivas, situando a necessidade de diálogo entre o professor de Física e o professor de apoio. Acredita-se que este trabalho possa servir como ponto de partida para novas pesquisas, além de auxiliar na delimitação de novos temas de investigação.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/43610.31512/encitec.v11i2.436Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 53-682237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/436/217Copyright (c) 2021 Heloisa Fernanda Francisco Batista, Sandro R.V. Ustrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco Batista, Heloisa Fernanda R.V. Ustra, Sandro 2021-07-09T21:37:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/436Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-07-09T21:37:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO |
title |
INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO |
spellingShingle |
INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO Francisco Batista, Heloisa Fernanda Inclusão Formação de professores Ensino de Física |
title_short |
INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO |
title_full |
INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO |
title_fullStr |
INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO |
title_sort |
INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO |
author |
Francisco Batista, Heloisa Fernanda |
author_facet |
Francisco Batista, Heloisa Fernanda R.V. Ustra, Sandro |
author_role |
author |
author2 |
R.V. Ustra, Sandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Batista, Heloisa Fernanda R.V. Ustra, Sandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Formação de professores Ensino de Física |
topic |
Inclusão Formação de professores Ensino de Física |
description |
A inclusão de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), em ambientes regulares de ensino, tem ocorrido de forma gradual, fomentada pela consolidação de um marco legal, dando voz a esses estudantes e o direito de convívio em sociedade. As especificidades da aprendizagem desses estudantes têm representado um desafio para os professores e pesquisadores, especialmente no ensino de Ciências. Com o intuito de compor um quadro das pesquisas sobre o tema, foi realizado um levantamento na plataforma SciELO a partir dos termos: inclusão, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, ensino de ciências, ensino de física, formação de professores e deficiência visual. Foi possível apreciar a produção que aborda essa temática, pontuar as principais dificuldades no processo de inclusão de estudantes PAEE em turmas regulares e vislumbrar como as instituições de ensino superior têm buscado preparar o futuro docente para desenvolver atividades inclusivas, situando a necessidade de diálogo entre o professor de Física e o professor de apoio. Acredita-se que este trabalho possa servir como ponto de partida para novas pesquisas, além de auxiliar na delimitação de novos temas de investigação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/436 10.31512/encitec.v11i2.436 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/436 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i2.436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/436/217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Heloisa Fernanda Francisco Batista, Sandro R.V. Ustra https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Heloisa Fernanda Francisco Batista, Sandro R.V. Ustra https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 53-68 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333669761024 |