INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Batista, Heloisa Fernanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: R.V. Ustra, Sandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/436
Resumo: A inclusão de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), em ambientes regulares de ensino, tem ocorrido de forma gradual, fomentada pela consolidação de um marco legal, dando voz a esses estudantes e o direito de convívio em sociedade. As especificidades da aprendizagem desses estudantes têm representado um desafio para os professores e pesquisadores, especialmente no ensino de Ciências. Com o intuito de compor um quadro das pesquisas sobre o tema, foi realizado um levantamento na plataforma SciELO a partir dos termos: inclusão, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, ensino de ciências, ensino de física, formação de professores e deficiência visual. Foi possível apreciar a produção que aborda essa temática, pontuar as principais dificuldades no processo de inclusão de estudantes PAEE em turmas regulares e vislumbrar como as instituições de ensino superior têm buscado preparar o futuro docente para desenvolver atividades inclusivas, situando a necessidade de diálogo entre o professor de Física e o professor de apoio. Acredita-se que este trabalho possa servir como ponto de partida para novas pesquisas, além de auxiliar na delimitação de novos temas de investigação.
id URI-5_d6ebd9c76a9e2ebca76b8b9a1c914eca
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/436
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELOInclusãoFormação de professoresEnsino de FísicaA inclusão de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), em ambientes regulares de ensino, tem ocorrido de forma gradual, fomentada pela consolidação de um marco legal, dando voz a esses estudantes e o direito de convívio em sociedade. As especificidades da aprendizagem desses estudantes têm representado um desafio para os professores e pesquisadores, especialmente no ensino de Ciências. Com o intuito de compor um quadro das pesquisas sobre o tema, foi realizado um levantamento na plataforma SciELO a partir dos termos: inclusão, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, ensino de ciências, ensino de física, formação de professores e deficiência visual. Foi possível apreciar a produção que aborda essa temática, pontuar as principais dificuldades no processo de inclusão de estudantes PAEE em turmas regulares e vislumbrar como as instituições de ensino superior têm buscado preparar o futuro docente para desenvolver atividades inclusivas, situando a necessidade de diálogo entre o professor de Física e o professor de apoio. Acredita-se que este trabalho possa servir como ponto de partida para novas pesquisas, além de auxiliar na delimitação de novos temas de investigação.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/43610.31512/encitec.v11i2.436Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 53-682237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/436/217Copyright (c) 2021 Heloisa Fernanda Francisco Batista, Sandro R.V. Ustrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco Batista, Heloisa Fernanda R.V. Ustra, Sandro 2021-07-09T21:37:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/436Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-07-09T21:37:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO
title INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO
spellingShingle INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO
Francisco Batista, Heloisa Fernanda
Inclusão
Formação de professores
Ensino de Física
title_short INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO
title_full INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO
title_fullStr INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO
title_full_unstemmed INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO
title_sort INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO
author Francisco Batista, Heloisa Fernanda
author_facet Francisco Batista, Heloisa Fernanda
R.V. Ustra, Sandro
author_role author
author2 R.V. Ustra, Sandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Batista, Heloisa Fernanda
R.V. Ustra, Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Formação de professores
Ensino de Física
topic Inclusão
Formação de professores
Ensino de Física
description A inclusão de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), em ambientes regulares de ensino, tem ocorrido de forma gradual, fomentada pela consolidação de um marco legal, dando voz a esses estudantes e o direito de convívio em sociedade. As especificidades da aprendizagem desses estudantes têm representado um desafio para os professores e pesquisadores, especialmente no ensino de Ciências. Com o intuito de compor um quadro das pesquisas sobre o tema, foi realizado um levantamento na plataforma SciELO a partir dos termos: inclusão, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, ensino de ciências, ensino de física, formação de professores e deficiência visual. Foi possível apreciar a produção que aborda essa temática, pontuar as principais dificuldades no processo de inclusão de estudantes PAEE em turmas regulares e vislumbrar como as instituições de ensino superior têm buscado preparar o futuro docente para desenvolver atividades inclusivas, situando a necessidade de diálogo entre o professor de Física e o professor de apoio. Acredita-se que este trabalho possa servir como ponto de partida para novas pesquisas, além de auxiliar na delimitação de novos temas de investigação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/436
10.31512/encitec.v11i2.436
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/436
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i2.436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/436/217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Heloisa Fernanda Francisco Batista, Sandro R.V. Ustra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Heloisa Fernanda Francisco Batista, Sandro R.V. Ustra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 53-68
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333669761024