O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins de Miranda, Cristiano José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Belmont, Rachel, dos Santos Lemos, Evelyse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/457
Resumo: Considerando que o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar deve integrar pensamentos, sentimentos e ações para favorecer a aprendizagem com significado, o objetivo desse estudo foi compreender o processo de aprendizagem significativa de conceitos em aulas de Educação Física do ensino médio. A pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, assumiu como principal referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. Um plano de ensino cujo tema eram as respostas do sistema cardiovascular ao exercício físico, considerando sua relação com a Saúde e com a Aptidão Física, foi desenvolvido. Registros foram obtidos por meio da gravação das aulas, anotações em diário de campo e atividades escritas. Os dados foram analisados e discutidos considerando o aluno, o conteúdo, o professor, o contexto e a avaliação. Foi possível identificar evolução no conhecimento dos alunos, embora, para níveis abaixo do desejado. Acreditamos que a aprendizagem dos alunos tenha sido negativamente influenciada pelo contexto. Por outro lado, o professor parece ter interferido positivamente no processo. Os alunos demonstraram motivação para aprender, mas valorizavam muito o conteúdo prático. Parte deles apresentou resistência às tarefas teóricas e à avaliação escrita.
id URI-5_dc21d8e25de8549ceeca7a1d41f60109
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/457
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIOensinoprática corporalsistema cardiovascularConsiderando que o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar deve integrar pensamentos, sentimentos e ações para favorecer a aprendizagem com significado, o objetivo desse estudo foi compreender o processo de aprendizagem significativa de conceitos em aulas de Educação Física do ensino médio. A pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, assumiu como principal referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. Um plano de ensino cujo tema eram as respostas do sistema cardiovascular ao exercício físico, considerando sua relação com a Saúde e com a Aptidão Física, foi desenvolvido. Registros foram obtidos por meio da gravação das aulas, anotações em diário de campo e atividades escritas. Os dados foram analisados e discutidos considerando o aluno, o conteúdo, o professor, o contexto e a avaliação. Foi possível identificar evolução no conhecimento dos alunos, embora, para níveis abaixo do desejado. Acreditamos que a aprendizagem dos alunos tenha sido negativamente influenciada pelo contexto. Por outro lado, o professor parece ter interferido positivamente no processo. Os alunos demonstraram motivação para aprender, mas valorizavam muito o conteúdo prático. Parte deles apresentou resistência às tarefas teóricas e à avaliação escrita.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/45710.31512/encitec.v11i2.457Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 132-1532237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/457/228Copyright (c) 2021 Cristiano José Martins de Miranda, Rachel Belmont, Evelyse dos Santos Lemoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins de Miranda, Cristiano José Belmont, Rachel dos Santos Lemos, Evelyse 2021-07-09T21:37:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/457Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-07-09T21:37:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
title O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Martins de Miranda, Cristiano José
ensino
prática corporal
sistema cardiovascular
title_short O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
title_full O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
title_sort O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
author Martins de Miranda, Cristiano José
author_facet Martins de Miranda, Cristiano José
Belmont, Rachel
dos Santos Lemos, Evelyse
author_role author
author2 Belmont, Rachel
dos Santos Lemos, Evelyse
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins de Miranda, Cristiano José
Belmont, Rachel
dos Santos Lemos, Evelyse
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
prática corporal
sistema cardiovascular
topic ensino
prática corporal
sistema cardiovascular
description Considerando que o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar deve integrar pensamentos, sentimentos e ações para favorecer a aprendizagem com significado, o objetivo desse estudo foi compreender o processo de aprendizagem significativa de conceitos em aulas de Educação Física do ensino médio. A pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, assumiu como principal referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. Um plano de ensino cujo tema eram as respostas do sistema cardiovascular ao exercício físico, considerando sua relação com a Saúde e com a Aptidão Física, foi desenvolvido. Registros foram obtidos por meio da gravação das aulas, anotações em diário de campo e atividades escritas. Os dados foram analisados e discutidos considerando o aluno, o conteúdo, o professor, o contexto e a avaliação. Foi possível identificar evolução no conhecimento dos alunos, embora, para níveis abaixo do desejado. Acreditamos que a aprendizagem dos alunos tenha sido negativamente influenciada pelo contexto. Por outro lado, o professor parece ter interferido positivamente no processo. Os alunos demonstraram motivação para aprender, mas valorizavam muito o conteúdo prático. Parte deles apresentou resistência às tarefas teóricas e à avaliação escrita.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/457
10.31512/encitec.v11i2.457
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/457
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i2.457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/457/228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cristiano José Martins de Miranda, Rachel Belmont, Evelyse dos Santos Lemos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cristiano José Martins de Miranda, Rachel Belmont, Evelyse dos Santos Lemos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 132-153
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333678149633