O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/457 |
Resumo: | Considerando que o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar deve integrar pensamentos, sentimentos e ações para favorecer a aprendizagem com significado, o objetivo desse estudo foi compreender o processo de aprendizagem significativa de conceitos em aulas de Educação Física do ensino médio. A pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, assumiu como principal referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. Um plano de ensino cujo tema eram as respostas do sistema cardiovascular ao exercício físico, considerando sua relação com a Saúde e com a Aptidão Física, foi desenvolvido. Registros foram obtidos por meio da gravação das aulas, anotações em diário de campo e atividades escritas. Os dados foram analisados e discutidos considerando o aluno, o conteúdo, o professor, o contexto e a avaliação. Foi possível identificar evolução no conhecimento dos alunos, embora, para níveis abaixo do desejado. Acreditamos que a aprendizagem dos alunos tenha sido negativamente influenciada pelo contexto. Por outro lado, o professor parece ter interferido positivamente no processo. Os alunos demonstraram motivação para aprender, mas valorizavam muito o conteúdo prático. Parte deles apresentou resistência às tarefas teóricas e à avaliação escrita. |
id |
URI-5_dc21d8e25de8549ceeca7a1d41f60109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/457 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIOensinoprática corporalsistema cardiovascularConsiderando que o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar deve integrar pensamentos, sentimentos e ações para favorecer a aprendizagem com significado, o objetivo desse estudo foi compreender o processo de aprendizagem significativa de conceitos em aulas de Educação Física do ensino médio. A pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, assumiu como principal referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. Um plano de ensino cujo tema eram as respostas do sistema cardiovascular ao exercício físico, considerando sua relação com a Saúde e com a Aptidão Física, foi desenvolvido. Registros foram obtidos por meio da gravação das aulas, anotações em diário de campo e atividades escritas. Os dados foram analisados e discutidos considerando o aluno, o conteúdo, o professor, o contexto e a avaliação. Foi possível identificar evolução no conhecimento dos alunos, embora, para níveis abaixo do desejado. Acreditamos que a aprendizagem dos alunos tenha sido negativamente influenciada pelo contexto. Por outro lado, o professor parece ter interferido positivamente no processo. Os alunos demonstraram motivação para aprender, mas valorizavam muito o conteúdo prático. Parte deles apresentou resistência às tarefas teóricas e à avaliação escrita.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/45710.31512/encitec.v11i2.457Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 132-1532237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/457/228Copyright (c) 2021 Cristiano José Martins de Miranda, Rachel Belmont, Evelyse dos Santos Lemoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins de Miranda, Cristiano José Belmont, Rachel dos Santos Lemos, Evelyse 2021-07-09T21:37:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/457Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-07-09T21:37:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
title |
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO Martins de Miranda, Cristiano José ensino prática corporal sistema cardiovascular |
title_short |
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
author |
Martins de Miranda, Cristiano José |
author_facet |
Martins de Miranda, Cristiano José Belmont, Rachel dos Santos Lemos, Evelyse |
author_role |
author |
author2 |
Belmont, Rachel dos Santos Lemos, Evelyse |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins de Miranda, Cristiano José Belmont, Rachel dos Santos Lemos, Evelyse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino prática corporal sistema cardiovascular |
topic |
ensino prática corporal sistema cardiovascular |
description |
Considerando que o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar deve integrar pensamentos, sentimentos e ações para favorecer a aprendizagem com significado, o objetivo desse estudo foi compreender o processo de aprendizagem significativa de conceitos em aulas de Educação Física do ensino médio. A pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, assumiu como principal referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. Um plano de ensino cujo tema eram as respostas do sistema cardiovascular ao exercício físico, considerando sua relação com a Saúde e com a Aptidão Física, foi desenvolvido. Registros foram obtidos por meio da gravação das aulas, anotações em diário de campo e atividades escritas. Os dados foram analisados e discutidos considerando o aluno, o conteúdo, o professor, o contexto e a avaliação. Foi possível identificar evolução no conhecimento dos alunos, embora, para níveis abaixo do desejado. Acreditamos que a aprendizagem dos alunos tenha sido negativamente influenciada pelo contexto. Por outro lado, o professor parece ter interferido positivamente no processo. Os alunos demonstraram motivação para aprender, mas valorizavam muito o conteúdo prático. Parte deles apresentou resistência às tarefas teóricas e à avaliação escrita. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/457 10.31512/encitec.v11i2.457 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/457 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i2.457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/457/228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cristiano José Martins de Miranda, Rachel Belmont, Evelyse dos Santos Lemos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cristiano José Martins de Miranda, Rachel Belmont, Evelyse dos Santos Lemos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 132-153 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333678149633 |