MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar a mediação pedagógica de uma professora no desenvolvimento de normas e práticas científicas com estudantes durante uma atividade investigativa assíncrona. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica ocorrida no segundo semestre de 2020, com 23 estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos. A investigação centrou-se em um jogo para smartphone que envolve conhecimentos de Teoria da Relatividade Restrita. Ancorados em autores que compreendem a atividade científica em uma perspectiva sociologizada, analisamos o diário de campo da professora e as interações verbais dos sujeitos via grupo de WhatsApp. Os resultados obtidos mostram que o caráter assíncrono trouxe desafios relativos ao não acompanhamento da investigação e as interações realizadas em tempos distintos por cada estudante. Por meio de uma mediação pedagógica sensível ao contexto, o grupo foi capaz de solucionar o problema e desenvolver normas e práticas científicas importantes, como analisar, interpretar dados e construir explicações, engajar-se em explicações baseadas em evidências, fazer perguntas, utilizar pensamento matemático e ferramentas de informática. Entendemos que nossos resultados podem auxiliar docentes na ressignificação do ensino, o que se dá por Investigação do desenvolvimento de normas e práticas e da mediação pedagógica compatível com atividades assíncronas. |
id |
URI-5_dde36bd4d4625732aceef3dfb252e51c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1362 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONAMediação PedagógicaNormas e Práticas CientíficasEnsino por InvestigaçãoO objetivo deste estudo é analisar a mediação pedagógica de uma professora no desenvolvimento de normas e práticas científicas com estudantes durante uma atividade investigativa assíncrona. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica ocorrida no segundo semestre de 2020, com 23 estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos. A investigação centrou-se em um jogo para smartphone que envolve conhecimentos de Teoria da Relatividade Restrita. Ancorados em autores que compreendem a atividade científica em uma perspectiva sociologizada, analisamos o diário de campo da professora e as interações verbais dos sujeitos via grupo de WhatsApp. Os resultados obtidos mostram que o caráter assíncrono trouxe desafios relativos ao não acompanhamento da investigação e as interações realizadas em tempos distintos por cada estudante. Por meio de uma mediação pedagógica sensível ao contexto, o grupo foi capaz de solucionar o problema e desenvolver normas e práticas científicas importantes, como analisar, interpretar dados e construir explicações, engajar-se em explicações baseadas em evidências, fazer perguntas, utilizar pensamento matemático e ferramentas de informática. Entendemos que nossos resultados podem auxiliar docentes na ressignificação do ensino, o que se dá por Investigação do desenvolvimento de normas e práticas e da mediação pedagógica compatível com atividades assíncronas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/136210.31512/encitec.v13i3.1362Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 491-5092237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362/692Copyright (c) 2023 Wanessa Santos Santana, Mirian do Amaral Jonis Silva, Leandro da Silva Barcelloshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Santana, Wanessado Amaral Jonis Silva, Mirian da Silva Barcellos, Leandro 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1362Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA |
title |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA Santos Santana, Wanessa Mediação Pedagógica Normas e Práticas Científicas Ensino por Investigação |
title_short |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA |
title_full |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA |
title_sort |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA |
author |
Santos Santana, Wanessa |
author_facet |
Santos Santana, Wanessa do Amaral Jonis Silva, Mirian da Silva Barcellos, Leandro |
author_role |
author |
author2 |
do Amaral Jonis Silva, Mirian da Silva Barcellos, Leandro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Santana, Wanessa do Amaral Jonis Silva, Mirian da Silva Barcellos, Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Pedagógica Normas e Práticas Científicas Ensino por Investigação |
topic |
Mediação Pedagógica Normas e Práticas Científicas Ensino por Investigação |
description |
O objetivo deste estudo é analisar a mediação pedagógica de uma professora no desenvolvimento de normas e práticas científicas com estudantes durante uma atividade investigativa assíncrona. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica ocorrida no segundo semestre de 2020, com 23 estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos. A investigação centrou-se em um jogo para smartphone que envolve conhecimentos de Teoria da Relatividade Restrita. Ancorados em autores que compreendem a atividade científica em uma perspectiva sociologizada, analisamos o diário de campo da professora e as interações verbais dos sujeitos via grupo de WhatsApp. Os resultados obtidos mostram que o caráter assíncrono trouxe desafios relativos ao não acompanhamento da investigação e as interações realizadas em tempos distintos por cada estudante. Por meio de uma mediação pedagógica sensível ao contexto, o grupo foi capaz de solucionar o problema e desenvolver normas e práticas científicas importantes, como analisar, interpretar dados e construir explicações, engajar-se em explicações baseadas em evidências, fazer perguntas, utilizar pensamento matemático e ferramentas de informática. Entendemos que nossos resultados podem auxiliar docentes na ressignificação do ensino, o que se dá por Investigação do desenvolvimento de normas e práticas e da mediação pedagógica compatível com atividades assíncronas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362 10.31512/encitec.v13i3.1362 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.1362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362/692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 491-509 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333257670656 |