MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Santana, Wanessa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: do Amaral Jonis Silva, Mirian, da Silva Barcellos, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a mediação pedagógica de uma professora no desenvolvimento de normas e práticas científicas com estudantes durante uma atividade investigativa assíncrona. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica ocorrida no segundo semestre de 2020, com 23 estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos. A investigação centrou-se em um jogo para smartphone que envolve conhecimentos de Teoria da Relatividade Restrita. Ancorados em autores que compreendem a atividade científica em uma perspectiva sociologizada, analisamos o diário de campo da professora e as interações verbais dos sujeitos via grupo de WhatsApp. Os resultados obtidos mostram que o caráter assíncrono trouxe desafios relativos ao não acompanhamento da investigação e as interações realizadas em tempos distintos por cada estudante. Por meio de uma mediação pedagógica sensível ao contexto, o grupo foi capaz de solucionar o problema e desenvolver normas e práticas científicas importantes, como analisar, interpretar dados e construir explicações, engajar-se em explicações baseadas em evidências, fazer perguntas, utilizar pensamento matemático e ferramentas de informática. Entendemos que nossos resultados podem auxiliar docentes na ressignificação do ensino, o que se dá por Investigação do desenvolvimento de normas e práticas e da mediação pedagógica compatível com atividades assíncronas.
id URI-5_dde36bd4d4625732aceef3dfb252e51c
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1362
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONAMediação PedagógicaNormas e Práticas CientíficasEnsino por InvestigaçãoO objetivo deste estudo é analisar a mediação pedagógica de uma professora no desenvolvimento de normas e práticas científicas com estudantes durante uma atividade investigativa assíncrona. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica ocorrida no segundo semestre de 2020, com 23 estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos. A investigação centrou-se em um jogo para smartphone que envolve conhecimentos de Teoria da Relatividade Restrita. Ancorados em autores que compreendem a atividade científica em uma perspectiva sociologizada, analisamos o diário de campo da professora e as interações verbais dos sujeitos via grupo de WhatsApp. Os resultados obtidos mostram que o caráter assíncrono trouxe desafios relativos ao não acompanhamento da investigação e as interações realizadas em tempos distintos por cada estudante. Por meio de uma mediação pedagógica sensível ao contexto, o grupo foi capaz de solucionar o problema e desenvolver normas e práticas científicas importantes, como analisar, interpretar dados e construir explicações, engajar-se em explicações baseadas em evidências, fazer perguntas, utilizar pensamento matemático e ferramentas de informática. Entendemos que nossos resultados podem auxiliar docentes na ressignificação do ensino, o que se dá por Investigação do desenvolvimento de normas e práticas e da mediação pedagógica compatível com atividades assíncronas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/136210.31512/encitec.v13i3.1362Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 491-5092237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362/692Copyright (c) 2023 Wanessa Santos Santana, Mirian do Amaral Jonis Silva, Leandro da Silva Barcelloshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Santana, Wanessado Amaral Jonis Silva, Mirian da Silva Barcellos, Leandro 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1362Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA
title MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA
spellingShingle MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA
Santos Santana, Wanessa
Mediação Pedagógica
Normas e Práticas Científicas
Ensino por Investigação
title_short MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA
title_full MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA
title_fullStr MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA
title_sort MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA
author Santos Santana, Wanessa
author_facet Santos Santana, Wanessa
do Amaral Jonis Silva, Mirian
da Silva Barcellos, Leandro
author_role author
author2 do Amaral Jonis Silva, Mirian
da Silva Barcellos, Leandro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Santana, Wanessa
do Amaral Jonis Silva, Mirian
da Silva Barcellos, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação Pedagógica
Normas e Práticas Científicas
Ensino por Investigação
topic Mediação Pedagógica
Normas e Práticas Científicas
Ensino por Investigação
description O objetivo deste estudo é analisar a mediação pedagógica de uma professora no desenvolvimento de normas e práticas científicas com estudantes durante uma atividade investigativa assíncrona. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica ocorrida no segundo semestre de 2020, com 23 estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos. A investigação centrou-se em um jogo para smartphone que envolve conhecimentos de Teoria da Relatividade Restrita. Ancorados em autores que compreendem a atividade científica em uma perspectiva sociologizada, analisamos o diário de campo da professora e as interações verbais dos sujeitos via grupo de WhatsApp. Os resultados obtidos mostram que o caráter assíncrono trouxe desafios relativos ao não acompanhamento da investigação e as interações realizadas em tempos distintos por cada estudante. Por meio de uma mediação pedagógica sensível ao contexto, o grupo foi capaz de solucionar o problema e desenvolver normas e práticas científicas importantes, como analisar, interpretar dados e construir explicações, engajar-se em explicações baseadas em evidências, fazer perguntas, utilizar pensamento matemático e ferramentas de informática. Entendemos que nossos resultados podem auxiliar docentes na ressignificação do ensino, o que se dá por Investigação do desenvolvimento de normas e práticas e da mediação pedagógica compatível com atividades assíncronas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362
10.31512/encitec.v13i3.1362
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.1362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362/692
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 491-509
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333257670656