FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/480 |
Resumo: | Este trabalho analisa o uso das ferramentas digitais no ensino superior por professores de uma Instituição de Ensino Superior. Tal abordagem se faz necessária no cenário da pandemia de coronavírus, em que o formato das aulas migrou ao remoto de forma emergencial. O objetivo do estudo é identificar comportamentos dos professores no uso de estratégias metodológicas envolvendo ferramentas digitais antes, durante e uma perspectiva para o pós-pandemia, além de evidenciar qual o impacto da necessidade de migrar para as aulas virtuais na prática docente, na concepção, aplicação e continuação em cenários pós-pandemia. O estudo de natureza aplicada possui a intencionalidade de descrever os fatos observados, com posterior análise de discurso que configura como qualitativa. Tal objetivo será obtido por meio da revisão bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário on-line auto declarativo entre docentes de uma IES do interior do Estado de MG. A pesquisa demonstrou que o uso de recursos tecnológicos e digitais, para usos acadêmicos, já era uma realidade na instituição em questão, no entanto, viu-se que o formato remoto trouxe mais autonomia e evidenciou que é uma preocupação constante entre os professores a busca pela atualização de conhecimentos. Palavras-chave: Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID. |
id |
URI-5_e2846b336d6c7eaa7e74dab4d5866b45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/480 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTASEnsino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.Este trabalho analisa o uso das ferramentas digitais no ensino superior por professores de uma Instituição de Ensino Superior. Tal abordagem se faz necessária no cenário da pandemia de coronavírus, em que o formato das aulas migrou ao remoto de forma emergencial. O objetivo do estudo é identificar comportamentos dos professores no uso de estratégias metodológicas envolvendo ferramentas digitais antes, durante e uma perspectiva para o pós-pandemia, além de evidenciar qual o impacto da necessidade de migrar para as aulas virtuais na prática docente, na concepção, aplicação e continuação em cenários pós-pandemia. O estudo de natureza aplicada possui a intencionalidade de descrever os fatos observados, com posterior análise de discurso que configura como qualitativa. Tal objetivo será obtido por meio da revisão bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário on-line auto declarativo entre docentes de uma IES do interior do Estado de MG. A pesquisa demonstrou que o uso de recursos tecnológicos e digitais, para usos acadêmicos, já era uma realidade na instituição em questão, no entanto, viu-se que o formato remoto trouxe mais autonomia e evidenciou que é uma preocupação constante entre os professores a busca pela atualização de conhecimentos. Palavras-chave: Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/48010.31512/encitec.v13i2.480Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 172-1862237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/480/602Copyright (c) 2023 Igor Becati, Alessandro Messias Moreira, Celso Augusto dos Santos Gomes, Luiz Carlos Vieira Guedes, Ernani de Souza Guimarães Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Becati, IgorMessias Moreira, AlessandroAugusto dos Santos Gomes, CelsoCarlos Vieira Guedes, Luiz de Souza Guimarães Júnior, Ernani2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/480Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS |
title |
FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS |
spellingShingle |
FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS da Silva Becati, Igor Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID. |
title_short |
FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS |
title_full |
FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS |
title_fullStr |
FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS |
title_full_unstemmed |
FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS |
title_sort |
FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS |
author |
da Silva Becati, Igor |
author_facet |
da Silva Becati, Igor Messias Moreira, Alessandro Augusto dos Santos Gomes, Celso Carlos Vieira Guedes, Luiz de Souza Guimarães Júnior, Ernani |
author_role |
author |
author2 |
Messias Moreira, Alessandro Augusto dos Santos Gomes, Celso Carlos Vieira Guedes, Luiz de Souza Guimarães Júnior, Ernani |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Becati, Igor Messias Moreira, Alessandro Augusto dos Santos Gomes, Celso Carlos Vieira Guedes, Luiz de Souza Guimarães Júnior, Ernani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID. |
topic |
Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID. |
description |
Este trabalho analisa o uso das ferramentas digitais no ensino superior por professores de uma Instituição de Ensino Superior. Tal abordagem se faz necessária no cenário da pandemia de coronavírus, em que o formato das aulas migrou ao remoto de forma emergencial. O objetivo do estudo é identificar comportamentos dos professores no uso de estratégias metodológicas envolvendo ferramentas digitais antes, durante e uma perspectiva para o pós-pandemia, além de evidenciar qual o impacto da necessidade de migrar para as aulas virtuais na prática docente, na concepção, aplicação e continuação em cenários pós-pandemia. O estudo de natureza aplicada possui a intencionalidade de descrever os fatos observados, com posterior análise de discurso que configura como qualitativa. Tal objetivo será obtido por meio da revisão bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário on-line auto declarativo entre docentes de uma IES do interior do Estado de MG. A pesquisa demonstrou que o uso de recursos tecnológicos e digitais, para usos acadêmicos, já era uma realidade na instituição em questão, no entanto, viu-se que o formato remoto trouxe mais autonomia e evidenciou que é uma preocupação constante entre os professores a busca pela atualização de conhecimentos. Palavras-chave: Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/480 10.31512/encitec.v13i2.480 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/480 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i2.480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/480/602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 172-186 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333109821440 |