FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Becati, Igor
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Messias Moreira, Alessandro, Augusto dos Santos Gomes, Celso, Carlos Vieira Guedes, Luiz, de Souza Guimarães Júnior, Ernani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/480
Resumo: Este trabalho analisa o uso das ferramentas digitais no ensino superior por professores de uma Instituição de Ensino Superior. Tal abordagem se faz necessária no cenário da pandemia de coronavírus, em que o formato das aulas migrou ao remoto de forma emergencial. O objetivo do estudo é identificar comportamentos dos professores no uso de estratégias metodológicas envolvendo ferramentas digitais antes, durante e uma perspectiva para o pós-pandemia, além de evidenciar qual o impacto da necessidade de migrar para as aulas virtuais na prática docente, na concepção, aplicação e continuação em cenários pós-pandemia. O estudo de natureza aplicada possui a intencionalidade de descrever os fatos observados, com posterior análise de discurso que configura como qualitativa. Tal objetivo será obtido por meio da revisão bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário on-line auto declarativo entre docentes de uma IES do interior do Estado de MG. A pesquisa demonstrou que o uso de recursos tecnológicos e digitais, para usos acadêmicos, já era uma realidade na instituição em questão, no entanto, viu-se que o formato remoto trouxe mais autonomia e evidenciou que é uma preocupação constante entre os professores a busca pela atualização de conhecimentos.  Palavras-chave: Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.
id URI-5_e2846b336d6c7eaa7e74dab4d5866b45
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/480
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTASEnsino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.Este trabalho analisa o uso das ferramentas digitais no ensino superior por professores de uma Instituição de Ensino Superior. Tal abordagem se faz necessária no cenário da pandemia de coronavírus, em que o formato das aulas migrou ao remoto de forma emergencial. O objetivo do estudo é identificar comportamentos dos professores no uso de estratégias metodológicas envolvendo ferramentas digitais antes, durante e uma perspectiva para o pós-pandemia, além de evidenciar qual o impacto da necessidade de migrar para as aulas virtuais na prática docente, na concepção, aplicação e continuação em cenários pós-pandemia. O estudo de natureza aplicada possui a intencionalidade de descrever os fatos observados, com posterior análise de discurso que configura como qualitativa. Tal objetivo será obtido por meio da revisão bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário on-line auto declarativo entre docentes de uma IES do interior do Estado de MG. A pesquisa demonstrou que o uso de recursos tecnológicos e digitais, para usos acadêmicos, já era uma realidade na instituição em questão, no entanto, viu-se que o formato remoto trouxe mais autonomia e evidenciou que é uma preocupação constante entre os professores a busca pela atualização de conhecimentos.  Palavras-chave: Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/48010.31512/encitec.v13i2.480Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 172-1862237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/480/602Copyright (c) 2023 Igor Becati, Alessandro Messias Moreira, Celso Augusto dos Santos Gomes, Luiz Carlos Vieira Guedes, Ernani de Souza Guimarães Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Becati, IgorMessias Moreira, AlessandroAugusto dos Santos Gomes, CelsoCarlos Vieira Guedes, Luiz de Souza Guimarães Júnior, Ernani2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/480Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS
title FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS
spellingShingle FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS
da Silva Becati, Igor
Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.
title_short FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS
title_full FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS
title_fullStr FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS
title_full_unstemmed FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS
title_sort FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS
author da Silva Becati, Igor
author_facet da Silva Becati, Igor
Messias Moreira, Alessandro
Augusto dos Santos Gomes, Celso
Carlos Vieira Guedes, Luiz
de Souza Guimarães Júnior, Ernani
author_role author
author2 Messias Moreira, Alessandro
Augusto dos Santos Gomes, Celso
Carlos Vieira Guedes, Luiz
de Souza Guimarães Júnior, Ernani
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Becati, Igor
Messias Moreira, Alessandro
Augusto dos Santos Gomes, Celso
Carlos Vieira Guedes, Luiz
de Souza Guimarães Júnior, Ernani
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.
topic Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.
description Este trabalho analisa o uso das ferramentas digitais no ensino superior por professores de uma Instituição de Ensino Superior. Tal abordagem se faz necessária no cenário da pandemia de coronavírus, em que o formato das aulas migrou ao remoto de forma emergencial. O objetivo do estudo é identificar comportamentos dos professores no uso de estratégias metodológicas envolvendo ferramentas digitais antes, durante e uma perspectiva para o pós-pandemia, além de evidenciar qual o impacto da necessidade de migrar para as aulas virtuais na prática docente, na concepção, aplicação e continuação em cenários pós-pandemia. O estudo de natureza aplicada possui a intencionalidade de descrever os fatos observados, com posterior análise de discurso que configura como qualitativa. Tal objetivo será obtido por meio da revisão bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário on-line auto declarativo entre docentes de uma IES do interior do Estado de MG. A pesquisa demonstrou que o uso de recursos tecnológicos e digitais, para usos acadêmicos, já era uma realidade na instituição em questão, no entanto, viu-se que o formato remoto trouxe mais autonomia e evidenciou que é uma preocupação constante entre os professores a busca pela atualização de conhecimentos.  Palavras-chave: Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/480
10.31512/encitec.v13i2.480
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/480
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i2.480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/480/602
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 172-186
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333109821440