As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Katiane Kelly Silva de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8101
Resumo: Na prática pedagógica, o uso das tecnologias de comunicação e informação (TDICS) suscitaram reflexões, estudos, planejamentos e construções específicas no fazer cotidiano, bem no processo ensino/aprendizagem. Nesta pesquisa bibliográfica articulamos a discussão das Tecnologias da Comunicação e Informação (TDICs) com os desafios impostos pelo modo de ensino remoto decorrente do isolamento social imposto pela COVID-19 a todas as pessoas. Sabemos que as TDICs vem sendo utilizadas no âmbito da vida contemporânea enquanto inovação decorrente dos avanças tecnológicos conquistados pela humanidade. Faz-se importante ressaltar que a utilização das TDICs precede o período pandêmico e se configura como tema importante na discussão científica. Por conseguinte, o presente estudo reflexivo aborda o uso das TICS nos anos iniciais do ensino fundamental como ferramenta facilitadora da pratica dos professores do processo ensinoaprendizagem. Nesta reflexão emerge o inusitado período pandêmico que requereu de todos nós, professores e professoras em exercício e professores em formação o uso emergencial do ensino remoto. Neste sentido, o objeto de estudo se revela mediante a reflexão, análise e compreensão do uso das TDICs na prática pedagógica e no processo de ensino e aprendizagem, bem como no repensar deste uso mediante os desafios da pandemia e do ensino remoto nas escolas e educação básica. Os objetivos elencados para nortear o estudo se baseiam em: refletir como se dá a incorporação das TDICs nas práticas dos professores e professoras das séries iniciais; possibilitar o entendimento dos desafios que esses professores encontram para utilizarem os recursos tecnológicos em suas atividades de salas de aula; discutir como os recursos tecnológicos facilitam e contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Para a obtenção dos dados foram utilizados artigos, revistas eletrônicas e livros referentes ao tema. Em seguida, para complementar a metodologia escolhida, alguns autores foram elencados para nortear o estudo: Abranches (2010), Almeida (2009), Cavalcante (2012), Moran (2006), Silva (2005), Lima (2006), dentre outros, que são imprescindíveis para a fundamentação da pesquisa, pois abordam ouso das TICS no âmbito escolar, as dificuldades enfrentadas pelos professores e contribuições da tecnologia no ensino de aprendizagem.
id UFER_70134d1282fd179c4328b27708ce567b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8101
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemiaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICATDICsEnsino remotoNa prática pedagógica, o uso das tecnologias de comunicação e informação (TDICS) suscitaram reflexões, estudos, planejamentos e construções específicas no fazer cotidiano, bem no processo ensino/aprendizagem. Nesta pesquisa bibliográfica articulamos a discussão das Tecnologias da Comunicação e Informação (TDICs) com os desafios impostos pelo modo de ensino remoto decorrente do isolamento social imposto pela COVID-19 a todas as pessoas. Sabemos que as TDICs vem sendo utilizadas no âmbito da vida contemporânea enquanto inovação decorrente dos avanças tecnológicos conquistados pela humanidade. Faz-se importante ressaltar que a utilização das TDICs precede o período pandêmico e se configura como tema importante na discussão científica. Por conseguinte, o presente estudo reflexivo aborda o uso das TICS nos anos iniciais do ensino fundamental como ferramenta facilitadora da pratica dos professores do processo ensinoaprendizagem. Nesta reflexão emerge o inusitado período pandêmico que requereu de todos nós, professores e professoras em exercício e professores em formação o uso emergencial do ensino remoto. Neste sentido, o objeto de estudo se revela mediante a reflexão, análise e compreensão do uso das TDICs na prática pedagógica e no processo de ensino e aprendizagem, bem como no repensar deste uso mediante os desafios da pandemia e do ensino remoto nas escolas e educação básica. Os objetivos elencados para nortear o estudo se baseiam em: refletir como se dá a incorporação das TDICs nas práticas dos professores e professoras das séries iniciais; possibilitar o entendimento dos desafios que esses professores encontram para utilizarem os recursos tecnológicos em suas atividades de salas de aula; discutir como os recursos tecnológicos facilitam e contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Para a obtenção dos dados foram utilizados artigos, revistas eletrônicas e livros referentes ao tema. Em seguida, para complementar a metodologia escolhida, alguns autores foram elencados para nortear o estudo: Abranches (2010), Almeida (2009), Cavalcante (2012), Moran (2006), Silva (2005), Lima (2006), dentre outros, que são imprescindíveis para a fundamentação da pesquisa, pois abordam ouso das TICS no âmbito escolar, as dificuldades enfrentadas pelos professores e contribuições da tecnologia no ensino de aprendizagem.24 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Ananias Agostinho daAlves, Fádyla Késsia AraújoOliveira, Katiane Kelly Silva de2023-01-02T17:26:44Z2023-01-02T17:26:44Z2021-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8101AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:04:05Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8101Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:04:05Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia
title As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia
spellingShingle As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia
Oliveira, Katiane Kelly Silva de
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
TDICs
Ensino remoto
title_short As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia
title_full As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia
title_fullStr As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia
title_full_unstemmed As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia
title_sort As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia
author Oliveira, Katiane Kelly Silva de
author_facet Oliveira, Katiane Kelly Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Divoene Pereira Cruz
Silva, Divoene Pereira Cruz
Silva, Divoene Pereira Cruz
Silva, Ananias Agostinho da
Alves, Fádyla Késsia Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Katiane Kelly Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
TDICs
Ensino remoto
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
TDICs
Ensino remoto
description Na prática pedagógica, o uso das tecnologias de comunicação e informação (TDICS) suscitaram reflexões, estudos, planejamentos e construções específicas no fazer cotidiano, bem no processo ensino/aprendizagem. Nesta pesquisa bibliográfica articulamos a discussão das Tecnologias da Comunicação e Informação (TDICs) com os desafios impostos pelo modo de ensino remoto decorrente do isolamento social imposto pela COVID-19 a todas as pessoas. Sabemos que as TDICs vem sendo utilizadas no âmbito da vida contemporânea enquanto inovação decorrente dos avanças tecnológicos conquistados pela humanidade. Faz-se importante ressaltar que a utilização das TDICs precede o período pandêmico e se configura como tema importante na discussão científica. Por conseguinte, o presente estudo reflexivo aborda o uso das TICS nos anos iniciais do ensino fundamental como ferramenta facilitadora da pratica dos professores do processo ensinoaprendizagem. Nesta reflexão emerge o inusitado período pandêmico que requereu de todos nós, professores e professoras em exercício e professores em formação o uso emergencial do ensino remoto. Neste sentido, o objeto de estudo se revela mediante a reflexão, análise e compreensão do uso das TDICs na prática pedagógica e no processo de ensino e aprendizagem, bem como no repensar deste uso mediante os desafios da pandemia e do ensino remoto nas escolas e educação básica. Os objetivos elencados para nortear o estudo se baseiam em: refletir como se dá a incorporação das TDICs nas práticas dos professores e professoras das séries iniciais; possibilitar o entendimento dos desafios que esses professores encontram para utilizarem os recursos tecnológicos em suas atividades de salas de aula; discutir como os recursos tecnológicos facilitam e contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Para a obtenção dos dados foram utilizados artigos, revistas eletrônicas e livros referentes ao tema. Em seguida, para complementar a metodologia escolhida, alguns autores foram elencados para nortear o estudo: Abranches (2010), Almeida (2009), Cavalcante (2012), Moran (2006), Silva (2005), Lima (2006), dentre outros, que são imprescindíveis para a fundamentação da pesquisa, pois abordam ouso das TICS no âmbito escolar, as dificuldades enfrentadas pelos professores e contribuições da tecnologia no ensino de aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-18
2023-01-02T17:26:44Z
2023-01-02T17:26:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8101
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747468841123840