As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8101 |
Resumo: | Na prática pedagógica, o uso das tecnologias de comunicação e informação (TDICS) suscitaram reflexões, estudos, planejamentos e construções específicas no fazer cotidiano, bem no processo ensino/aprendizagem. Nesta pesquisa bibliográfica articulamos a discussão das Tecnologias da Comunicação e Informação (TDICs) com os desafios impostos pelo modo de ensino remoto decorrente do isolamento social imposto pela COVID-19 a todas as pessoas. Sabemos que as TDICs vem sendo utilizadas no âmbito da vida contemporânea enquanto inovação decorrente dos avanças tecnológicos conquistados pela humanidade. Faz-se importante ressaltar que a utilização das TDICs precede o período pandêmico e se configura como tema importante na discussão científica. Por conseguinte, o presente estudo reflexivo aborda o uso das TICS nos anos iniciais do ensino fundamental como ferramenta facilitadora da pratica dos professores do processo ensinoaprendizagem. Nesta reflexão emerge o inusitado período pandêmico que requereu de todos nós, professores e professoras em exercício e professores em formação o uso emergencial do ensino remoto. Neste sentido, o objeto de estudo se revela mediante a reflexão, análise e compreensão do uso das TDICs na prática pedagógica e no processo de ensino e aprendizagem, bem como no repensar deste uso mediante os desafios da pandemia e do ensino remoto nas escolas e educação básica. Os objetivos elencados para nortear o estudo se baseiam em: refletir como se dá a incorporação das TDICs nas práticas dos professores e professoras das séries iniciais; possibilitar o entendimento dos desafios que esses professores encontram para utilizarem os recursos tecnológicos em suas atividades de salas de aula; discutir como os recursos tecnológicos facilitam e contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Para a obtenção dos dados foram utilizados artigos, revistas eletrônicas e livros referentes ao tema. Em seguida, para complementar a metodologia escolhida, alguns autores foram elencados para nortear o estudo: Abranches (2010), Almeida (2009), Cavalcante (2012), Moran (2006), Silva (2005), Lima (2006), dentre outros, que são imprescindíveis para a fundamentação da pesquisa, pois abordam ouso das TICS no âmbito escolar, as dificuldades enfrentadas pelos professores e contribuições da tecnologia no ensino de aprendizagem. |
id |
UFER_70134d1282fd179c4328b27708ce567b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8101 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemiaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICATDICsEnsino remotoNa prática pedagógica, o uso das tecnologias de comunicação e informação (TDICS) suscitaram reflexões, estudos, planejamentos e construções específicas no fazer cotidiano, bem no processo ensino/aprendizagem. Nesta pesquisa bibliográfica articulamos a discussão das Tecnologias da Comunicação e Informação (TDICs) com os desafios impostos pelo modo de ensino remoto decorrente do isolamento social imposto pela COVID-19 a todas as pessoas. Sabemos que as TDICs vem sendo utilizadas no âmbito da vida contemporânea enquanto inovação decorrente dos avanças tecnológicos conquistados pela humanidade. Faz-se importante ressaltar que a utilização das TDICs precede o período pandêmico e se configura como tema importante na discussão científica. Por conseguinte, o presente estudo reflexivo aborda o uso das TICS nos anos iniciais do ensino fundamental como ferramenta facilitadora da pratica dos professores do processo ensinoaprendizagem. Nesta reflexão emerge o inusitado período pandêmico que requereu de todos nós, professores e professoras em exercício e professores em formação o uso emergencial do ensino remoto. Neste sentido, o objeto de estudo se revela mediante a reflexão, análise e compreensão do uso das TDICs na prática pedagógica e no processo de ensino e aprendizagem, bem como no repensar deste uso mediante os desafios da pandemia e do ensino remoto nas escolas e educação básica. Os objetivos elencados para nortear o estudo se baseiam em: refletir como se dá a incorporação das TDICs nas práticas dos professores e professoras das séries iniciais; possibilitar o entendimento dos desafios que esses professores encontram para utilizarem os recursos tecnológicos em suas atividades de salas de aula; discutir como os recursos tecnológicos facilitam e contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Para a obtenção dos dados foram utilizados artigos, revistas eletrônicas e livros referentes ao tema. Em seguida, para complementar a metodologia escolhida, alguns autores foram elencados para nortear o estudo: Abranches (2010), Almeida (2009), Cavalcante (2012), Moran (2006), Silva (2005), Lima (2006), dentre outros, que são imprescindíveis para a fundamentação da pesquisa, pois abordam ouso das TICS no âmbito escolar, as dificuldades enfrentadas pelos professores e contribuições da tecnologia no ensino de aprendizagem.24 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Ananias Agostinho daAlves, Fádyla Késsia AraújoOliveira, Katiane Kelly Silva de2023-01-02T17:26:44Z2023-01-02T17:26:44Z2021-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8101AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:04:05Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8101Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:04:05Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia |
title |
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia |
spellingShingle |
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia Oliveira, Katiane Kelly Silva de CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA TDICs Ensino remoto |
title_short |
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia |
title_full |
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia |
title_fullStr |
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia |
title_sort |
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia |
author |
Oliveira, Katiane Kelly Silva de |
author_facet |
Oliveira, Katiane Kelly Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Divoene Pereira Cruz Silva, Divoene Pereira Cruz Silva, Divoene Pereira Cruz Silva, Ananias Agostinho da Alves, Fádyla Késsia Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Katiane Kelly Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA TDICs Ensino remoto |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA TDICs Ensino remoto |
description |
Na prática pedagógica, o uso das tecnologias de comunicação e informação (TDICS) suscitaram reflexões, estudos, planejamentos e construções específicas no fazer cotidiano, bem no processo ensino/aprendizagem. Nesta pesquisa bibliográfica articulamos a discussão das Tecnologias da Comunicação e Informação (TDICs) com os desafios impostos pelo modo de ensino remoto decorrente do isolamento social imposto pela COVID-19 a todas as pessoas. Sabemos que as TDICs vem sendo utilizadas no âmbito da vida contemporânea enquanto inovação decorrente dos avanças tecnológicos conquistados pela humanidade. Faz-se importante ressaltar que a utilização das TDICs precede o período pandêmico e se configura como tema importante na discussão científica. Por conseguinte, o presente estudo reflexivo aborda o uso das TICS nos anos iniciais do ensino fundamental como ferramenta facilitadora da pratica dos professores do processo ensinoaprendizagem. Nesta reflexão emerge o inusitado período pandêmico que requereu de todos nós, professores e professoras em exercício e professores em formação o uso emergencial do ensino remoto. Neste sentido, o objeto de estudo se revela mediante a reflexão, análise e compreensão do uso das TDICs na prática pedagógica e no processo de ensino e aprendizagem, bem como no repensar deste uso mediante os desafios da pandemia e do ensino remoto nas escolas e educação básica. Os objetivos elencados para nortear o estudo se baseiam em: refletir como se dá a incorporação das TDICs nas práticas dos professores e professoras das séries iniciais; possibilitar o entendimento dos desafios que esses professores encontram para utilizarem os recursos tecnológicos em suas atividades de salas de aula; discutir como os recursos tecnológicos facilitam e contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Para a obtenção dos dados foram utilizados artigos, revistas eletrônicas e livros referentes ao tema. Em seguida, para complementar a metodologia escolhida, alguns autores foram elencados para nortear o estudo: Abranches (2010), Almeida (2009), Cavalcante (2012), Moran (2006), Silva (2005), Lima (2006), dentre outros, que são imprescindíveis para a fundamentação da pesquisa, pois abordam ouso das TICS no âmbito escolar, as dificuldades enfrentadas pelos professores e contribuições da tecnologia no ensino de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-18 2023-01-02T17:26:44Z 2023-01-02T17:26:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8101 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747468841123840 |