MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PILHA DE DANIELL: ANIMAÇÕES PRODUZIDAS POR MEIO DO APLICATIVO STOP MOTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizarria Gibin, Gustavo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mattiolli Rodrigues, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/609
Resumo: Neste trabalho utilizou-se a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird para investigar a construção de modelos mentais a respeito da pilha de Daniell e de suas características químicas submicroscópicas. Aplicou-se um minicurso a 23 alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual do interior de São Paulo, no qual houve atividades de elaboração de animações em stop motion, e atividades experimentais cujos registros imagéticos e escritos foram fontes de informações sobre os modelos mentais de eletroquímica expressos pelos alunos. Foram encontrados resultados que demonstraram noções superficiais sobre o nível atômico-molecular, como a movimentação iônica e o comportamento das espécies químicas durante as reações de oxirredução, além de noções errôneas sobre estequiometria. Dificuldades de compreensão podem ser detectadas por meio da técnica de produção de animações, e corrigidas pelo docente ao longo de momentos de discussão e reflexão posteriores.
id URI-5_ed0d3647a910850ee7989b6cf98fa672
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/609
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PILHA DE DANIELL: ANIMAÇÕES PRODUZIDAS POR MEIO DO APLICATIVO STOP MOTIONEducação Químicaensino e aprendizagemeletroquímicanível atômico-molecularNeste trabalho utilizou-se a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird para investigar a construção de modelos mentais a respeito da pilha de Daniell e de suas características químicas submicroscópicas. Aplicou-se um minicurso a 23 alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual do interior de São Paulo, no qual houve atividades de elaboração de animações em stop motion, e atividades experimentais cujos registros imagéticos e escritos foram fontes de informações sobre os modelos mentais de eletroquímica expressos pelos alunos. Foram encontrados resultados que demonstraram noções superficiais sobre o nível atômico-molecular, como a movimentação iônica e o comportamento das espécies químicas durante as reações de oxirredução, além de noções errôneas sobre estequiometria. Dificuldades de compreensão podem ser detectadas por meio da técnica de produção de animações, e corrigidas pelo docente ao longo de momentos de discussão e reflexão posteriores.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/60910.31512/encitec.v13i2.609Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 153-1712237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/609/603Copyright (c) 2023 Gustavo Bizarria Gibin, Angélica Mattiolli Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBizarria Gibin, GustavoMattiolli Rodrigues, Angélica2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/609Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PILHA DE DANIELL: ANIMAÇÕES PRODUZIDAS POR MEIO DO APLICATIVO STOP MOTION
title MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PILHA DE DANIELL: ANIMAÇÕES PRODUZIDAS POR MEIO DO APLICATIVO STOP MOTION
spellingShingle MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PILHA DE DANIELL: ANIMAÇÕES PRODUZIDAS POR MEIO DO APLICATIVO STOP MOTION
Bizarria Gibin, Gustavo
Educação Química
ensino e aprendizagem
eletroquímica
nível atômico-molecular
title_short MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PILHA DE DANIELL: ANIMAÇÕES PRODUZIDAS POR MEIO DO APLICATIVO STOP MOTION
title_full MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PILHA DE DANIELL: ANIMAÇÕES PRODUZIDAS POR MEIO DO APLICATIVO STOP MOTION
title_fullStr MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PILHA DE DANIELL: ANIMAÇÕES PRODUZIDAS POR MEIO DO APLICATIVO STOP MOTION
title_full_unstemmed MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PILHA DE DANIELL: ANIMAÇÕES PRODUZIDAS POR MEIO DO APLICATIVO STOP MOTION
title_sort MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PILHA DE DANIELL: ANIMAÇÕES PRODUZIDAS POR MEIO DO APLICATIVO STOP MOTION
author Bizarria Gibin, Gustavo
author_facet Bizarria Gibin, Gustavo
Mattiolli Rodrigues, Angélica
author_role author
author2 Mattiolli Rodrigues, Angélica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bizarria Gibin, Gustavo
Mattiolli Rodrigues, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Química
ensino e aprendizagem
eletroquímica
nível atômico-molecular
topic Educação Química
ensino e aprendizagem
eletroquímica
nível atômico-molecular
description Neste trabalho utilizou-se a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird para investigar a construção de modelos mentais a respeito da pilha de Daniell e de suas características químicas submicroscópicas. Aplicou-se um minicurso a 23 alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual do interior de São Paulo, no qual houve atividades de elaboração de animações em stop motion, e atividades experimentais cujos registros imagéticos e escritos foram fontes de informações sobre os modelos mentais de eletroquímica expressos pelos alunos. Foram encontrados resultados que demonstraram noções superficiais sobre o nível atômico-molecular, como a movimentação iônica e o comportamento das espécies químicas durante as reações de oxirredução, além de noções errôneas sobre estequiometria. Dificuldades de compreensão podem ser detectadas por meio da técnica de produção de animações, e corrigidas pelo docente ao longo de momentos de discussão e reflexão posteriores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/609
10.31512/encitec.v13i2.609
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/609
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i2.609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/609/603
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Gustavo Bizarria Gibin, Angélica Mattiolli Rodrigues
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Gustavo Bizarria Gibin, Angélica Mattiolli Rodrigues
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 153-171
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333122404352