O BARQUINHO DE PAPEL QUE VIAJA SOZINHO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/960 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar os registros dos estudantes de uma turma mista de 16 crianças do 4º e 5º ano, na etapa “Escrevendo e desenhando” em uma Sequência de Ensino Investigativa, tendo como base a realização de uma atividade experimental e a reflexão sobre como os registros podem corroborar com o desenvolvimento do conhecimento científico. A pesquisa tem abordagem qualitativa, tendo como foco o ensino investigativo e o protagonismo compartilhado entre estudantes e professores, utilizando-se de observações, desenhos e registros escritos como material de coleta de dados. O referencial teórico utilizado é baseado em Carvalho (1998; 1999; 2013; 2014). A análise das diferentes linguagens apresentadas pelos estudantes, dos registros e dados analisados, permitiram afirmar que a experimentação investigativa pode promover a Alfabetização Científica. O estudo evidencia que os conhecimentos construídos sobre os conceitos científicos revelam-se através dos desenhos e registros, proporcionando uma aprendizagem com mais sentido aos estudantes, oportunizando a articulação do cotidiano a tais conceitos e desenvolvendo uma postura mais reflexiva e ativa dos mesmos nesse processo. |
id |
URI-5_f39d0a134dcc64e7f60a84090df908fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/960 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
O BARQUINHO DE PAPEL QUE VIAJA SOZINHO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃOEnsino InvestigativoDesenho e EscritaAlfabetização CientíficaO objetivo deste trabalho foi analisar os registros dos estudantes de uma turma mista de 16 crianças do 4º e 5º ano, na etapa “Escrevendo e desenhando” em uma Sequência de Ensino Investigativa, tendo como base a realização de uma atividade experimental e a reflexão sobre como os registros podem corroborar com o desenvolvimento do conhecimento científico. A pesquisa tem abordagem qualitativa, tendo como foco o ensino investigativo e o protagonismo compartilhado entre estudantes e professores, utilizando-se de observações, desenhos e registros escritos como material de coleta de dados. O referencial teórico utilizado é baseado em Carvalho (1998; 1999; 2013; 2014). A análise das diferentes linguagens apresentadas pelos estudantes, dos registros e dados analisados, permitiram afirmar que a experimentação investigativa pode promover a Alfabetização Científica. O estudo evidencia que os conhecimentos construídos sobre os conceitos científicos revelam-se através dos desenhos e registros, proporcionando uma aprendizagem com mais sentido aos estudantes, oportunizando a articulação do cotidiano a tais conceitos e desenvolvendo uma postura mais reflexiva e ativa dos mesmos nesse processo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/96010.31512/encitec.v13i1.960Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 216-2332237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/960/564Copyright (c) 2023 Tamara Juliana Pereira Andrade, Karine Lima de Oliveira de Barros, Fabiana Pauletti, João Manoel da Silva Malheiro, José Roberto Herrera Cantoranihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Andrade, Tamara JulianaLima de Oliveira de Barros, KarinePauletti, Fabiana Manoel da Silva Malheiro, João Cantorani, José Roberto Herrera 2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/960Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BARQUINHO DE PAPEL QUE VIAJA SOZINHO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO |
title |
O BARQUINHO DE PAPEL QUE VIAJA SOZINHO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO |
spellingShingle |
O BARQUINHO DE PAPEL QUE VIAJA SOZINHO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO Pereira Andrade, Tamara Juliana Ensino Investigativo Desenho e Escrita Alfabetização Científica |
title_short |
O BARQUINHO DE PAPEL QUE VIAJA SOZINHO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO |
title_full |
O BARQUINHO DE PAPEL QUE VIAJA SOZINHO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO |
title_fullStr |
O BARQUINHO DE PAPEL QUE VIAJA SOZINHO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O BARQUINHO DE PAPEL QUE VIAJA SOZINHO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO |
title_sort |
O BARQUINHO DE PAPEL QUE VIAJA SOZINHO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO |
author |
Pereira Andrade, Tamara Juliana |
author_facet |
Pereira Andrade, Tamara Juliana Lima de Oliveira de Barros, Karine Pauletti, Fabiana Manoel da Silva Malheiro, João Cantorani, José Roberto Herrera |
author_role |
author |
author2 |
Lima de Oliveira de Barros, Karine Pauletti, Fabiana Manoel da Silva Malheiro, João Cantorani, José Roberto Herrera |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Andrade, Tamara Juliana Lima de Oliveira de Barros, Karine Pauletti, Fabiana Manoel da Silva Malheiro, João Cantorani, José Roberto Herrera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Investigativo Desenho e Escrita Alfabetização Científica |
topic |
Ensino Investigativo Desenho e Escrita Alfabetização Científica |
description |
O objetivo deste trabalho foi analisar os registros dos estudantes de uma turma mista de 16 crianças do 4º e 5º ano, na etapa “Escrevendo e desenhando” em uma Sequência de Ensino Investigativa, tendo como base a realização de uma atividade experimental e a reflexão sobre como os registros podem corroborar com o desenvolvimento do conhecimento científico. A pesquisa tem abordagem qualitativa, tendo como foco o ensino investigativo e o protagonismo compartilhado entre estudantes e professores, utilizando-se de observações, desenhos e registros escritos como material de coleta de dados. O referencial teórico utilizado é baseado em Carvalho (1998; 1999; 2013; 2014). A análise das diferentes linguagens apresentadas pelos estudantes, dos registros e dados analisados, permitiram afirmar que a experimentação investigativa pode promover a Alfabetização Científica. O estudo evidencia que os conhecimentos construídos sobre os conceitos científicos revelam-se através dos desenhos e registros, proporcionando uma aprendizagem com mais sentido aos estudantes, oportunizando a articulação do cotidiano a tais conceitos e desenvolvendo uma postura mais reflexiva e ativa dos mesmos nesse processo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/960 10.31512/encitec.v13i1.960 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/960 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i1.960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/960/564 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 216-233 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333181124608 |