Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Ricardo Ferreira das
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
dARK ID: ark:/57462/001300000615k
Texto Completo: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5352
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar a abordagem do conceito de célula com licenciandos em Ciências Biológicas, mediante a utilização do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). O conceito em estudo é abstrato e já passou por extensas discussões na área da Biologia, seja por sua relevância para a compreensão da formação da vida, seja pelo desafio de abordá-lo em sala de aula.Nas Ciências Biológicas, propostas como o MRE são promissoras no processo de ensino-aprendizagem, visando mudanças na construção de conceitos desse tipo. Epistemologicamente o modelo se apresenta como construtivista. Considera a ótica da investigação por design e uma estruturação metodológica em três etapas: 1 - Análise da Estrutura do Conteúdo (AEC) e Análise do Significado Educacional (ASE); 2 - Investigações Empíricas (IE); e 3 - Construção da Instrução (CI). Reunidas, estas etapas formaram o cenário didático da pesquisa, por meio da Sequência de Ensino Aprendizagem (SEA). A SEA foi desenvolvida no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória (CAV), com licenciandos do 7º período de Ciências Biológicas. A Etapa 1 foi delineada a partir de livros do Ensino Médio e Superior, a literatura da Biologia e considerações dos entrevistados. Esta etapa revelou que o conceito de célula possuía uma abordagem histórica, com aspectos morfofisiológicos e de caráter sócio-científicos, o que incluía imagens. A Etapa 2 foi realizada seguindo a perspectiva de referenciais científicos e dos entrevistados; as barreiras na aprendizagem conceitual foram abordadas e os obstáculos de ordem conceitual, relacional, processual e dimensional foram relatados. Essas duas etapas suscitaram os elementos para colaborar com a Etapa 3 que, juntamente com a Abordagem Construtivista Integrada de Mehéut, balizaram a formação do cenário didático da pesquisa. A SEA sobre o conceito de célula foi realizada em seis momentos, e versou sobre as concepções prévias dos estudantes, a historicidade celular, a identificação dos grupos, o reconhecimento da morfofisiologia, o uso de imagens e temas contemporâneos. A partir da descrição da sequência verificamos que o processo instrucional proposto é passível de execução, apesar de ser bastante extenso. Suas atividades estruturadas contemplaram aspectos das etapas 1 e 2 do MRE, com intensidade variada, sendo alguns melhores contemplados tanto no quantitativo de atividades como na pertinência das mesmas. A outra etapa foi contemplada de forma mais superficial. O MRE representou significativo aporte teórico-metodológico para as pesquisas em Ensino de Ciências no âmbito da construção de conceitos. Nesta pesquisa se mostrou um arcabouço bastante estruturado e ao mesmo tempo flexível para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, seja visando o desenho de processos instrucionais voltados para conceitos científicos, para o desenvolvimento de processos instrucionais formativos.
id URPE_7f370b10e1ce0e020d8c94b4d181bef7
oai_identifier_str oai:tede2:tede2/5352
network_acronym_str URPE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
repository_id_str
spelling Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)Conceito de célulaEnsino de biologiaEnsino-aprendizagemEducation learningCell conceptBiological sciences educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa teve como objetivo investigar a abordagem do conceito de célula com licenciandos em Ciências Biológicas, mediante a utilização do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). O conceito em estudo é abstrato e já passou por extensas discussões na área da Biologia, seja por sua relevância para a compreensão da formação da vida, seja pelo desafio de abordá-lo em sala de aula.Nas Ciências Biológicas, propostas como o MRE são promissoras no processo de ensino-aprendizagem, visando mudanças na construção de conceitos desse tipo. Epistemologicamente o modelo se apresenta como construtivista. Considera a ótica da investigação por design e uma estruturação metodológica em três etapas: 1 - Análise da Estrutura do Conteúdo (AEC) e Análise do Significado Educacional (ASE); 2 - Investigações Empíricas (IE); e 3 - Construção da Instrução (CI). Reunidas, estas etapas formaram o cenário didático da pesquisa, por meio da Sequência de Ensino Aprendizagem (SEA). A SEA foi desenvolvida no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória (CAV), com licenciandos do 7º período de Ciências Biológicas. A Etapa 1 foi delineada a partir de livros do Ensino Médio e Superior, a literatura da Biologia e considerações dos entrevistados. Esta etapa revelou que o conceito de célula possuía uma abordagem histórica, com aspectos morfofisiológicos e de caráter sócio-científicos, o que incluía imagens. A Etapa 2 foi realizada seguindo a perspectiva de referenciais científicos e dos entrevistados; as barreiras na aprendizagem conceitual foram abordadas e os obstáculos de ordem conceitual, relacional, processual e dimensional foram relatados. Essas duas etapas suscitaram os elementos para colaborar com a Etapa 3 que, juntamente com a Abordagem Construtivista Integrada de Mehéut, balizaram a formação do cenário didático da pesquisa. A SEA sobre o conceito de célula foi realizada em seis momentos, e versou sobre as concepções prévias dos estudantes, a historicidade celular, a identificação dos grupos, o reconhecimento da morfofisiologia, o uso de imagens e temas contemporâneos. A partir da descrição da sequência verificamos que o processo instrucional proposto é passível de execução, apesar de ser bastante extenso. Suas atividades estruturadas contemplaram aspectos das etapas 1 e 2 do MRE, com intensidade variada, sendo alguns melhores contemplados tanto no quantitativo de atividades como na pertinência das mesmas. A outra etapa foi contemplada de forma mais superficial. O MRE representou significativo aporte teórico-metodológico para as pesquisas em Ensino de Ciências no âmbito da construção de conceitos. Nesta pesquisa se mostrou um arcabouço bastante estruturado e ao mesmo tempo flexível para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, seja visando o desenho de processos instrucionais voltados para conceitos científicos, para o desenvolvimento de processos instrucionais formativos.This study aimed to investigate how undergraduate students getting a teaching degree in biological sciences approach the concept of cell; for this purpose, the Educational Reconstruction Model (ERM) was used. The concept under consideration is abstract and has undergone extensive discussion in the field of biology, either due to its relevance for understanding the formation of life, or through the challenge of approaching it in the classroom. In the biological sciences, proposals such as the ERM are promising for the process of teaching and learning, and seek to change the construction of such concepts. From an epistemological standpoint the model is constructivist. It considers the view of research by design and a three-step methodological structure 1 - Content Structure Analysis (CSA) and Analysis of Educational Meaning (AEM); 2 - Empirical Research (ER); and 3 - Construction of Instruction (CI). Together these steps provided the study’s didactic setting, through the Teaching and Learning Sequence (TLS). The TLS was developed in the campus of the Federal University of Pernambuco (UFPE), Academic Center of Vitória (CAV), with undergraduates from the 7th semester of the Biological Sciences course. Step 1 was designed using high school and university textbooks, the biology literature and considerations from interviewees. This step revealed that the concept of cell had a historical approach, morphophysiological aspects and a social-scientific character, which included images. Step 2 was carried out following the perspective of scientific references and of interviewees; barriers in conceptual learning were approached and obstacles of a conceptual, relational, procedural and dimensional order were reported. These two steps raised the elements to collaborate with Step 3, which – together with Méheut’s Integrated Constructivist Approach – guided the formation of the study’s educational setting. The TLS on the concept of cell was performed in six moments and dealt with the preconceptions of students, cell historicity, the identification of groups, morphophysiology recognition, the use of images and contemporary themes. Based on the description of the sequence we find that it is possible to apply the proposed instructional process, despite its length. Its structured activities covered aspects of ERM steps 1 and 2, with varying intensity. The best contemplated both in terms of the number of activities and in their relevance, while the other phase was covered a more superficial manner. The ERM provides significant theoretical and methodological support for research in science education in the realm of concept construction. It proved to be a well-structured framework, while at the same time flexible for the development of teaching and learning, either by targeting the design of the instructional process aimed at scientific concepts, to developing instructional training processes.Universidade Federal Rural de PernambucoDepartamento de EducaçãoBrasilUFRPEPrograma de Pós-Graduação em Ensino da CiênciasFERREIRA, Helaine SiviniLEÃO, Ana Maria dos Anjos CarneiroCRUZ, Magna do Carmo SilvaROCHA, Marília de FrançaJÓFILI, Zélia Maria SoaresNEVES, Ricardo Ferreira das2016-08-16T14:16:50Z2015-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfNEVES, Ricardo Ferreira das. Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). 2015. 264 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5352ark:/57462/001300000615kporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPEinstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2016-08-24T12:36:35Zoai:tede2:tede2/5352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/PUBhttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/oai/requestbdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.bropendoar:2016-08-24T12:36:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)
title Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)
spellingShingle Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)
NEVES, Ricardo Ferreira das
Conceito de célula
Ensino de biologia
Ensino-aprendizagem
Education learning
Cell concept
Biological sciences education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)
title_full Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)
title_fullStr Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)
title_full_unstemmed Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)
title_sort Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)
author NEVES, Ricardo Ferreira das
author_facet NEVES, Ricardo Ferreira das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERREIRA, Helaine Sivini
LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
CRUZ, Magna do Carmo Silva
ROCHA, Marília de França
JÓFILI, Zélia Maria Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Ricardo Ferreira das
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito de célula
Ensino de biologia
Ensino-aprendizagem
Education learning
Cell concept
Biological sciences education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Conceito de célula
Ensino de biologia
Ensino-aprendizagem
Education learning
Cell concept
Biological sciences education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa teve como objetivo investigar a abordagem do conceito de célula com licenciandos em Ciências Biológicas, mediante a utilização do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). O conceito em estudo é abstrato e já passou por extensas discussões na área da Biologia, seja por sua relevância para a compreensão da formação da vida, seja pelo desafio de abordá-lo em sala de aula.Nas Ciências Biológicas, propostas como o MRE são promissoras no processo de ensino-aprendizagem, visando mudanças na construção de conceitos desse tipo. Epistemologicamente o modelo se apresenta como construtivista. Considera a ótica da investigação por design e uma estruturação metodológica em três etapas: 1 - Análise da Estrutura do Conteúdo (AEC) e Análise do Significado Educacional (ASE); 2 - Investigações Empíricas (IE); e 3 - Construção da Instrução (CI). Reunidas, estas etapas formaram o cenário didático da pesquisa, por meio da Sequência de Ensino Aprendizagem (SEA). A SEA foi desenvolvida no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória (CAV), com licenciandos do 7º período de Ciências Biológicas. A Etapa 1 foi delineada a partir de livros do Ensino Médio e Superior, a literatura da Biologia e considerações dos entrevistados. Esta etapa revelou que o conceito de célula possuía uma abordagem histórica, com aspectos morfofisiológicos e de caráter sócio-científicos, o que incluía imagens. A Etapa 2 foi realizada seguindo a perspectiva de referenciais científicos e dos entrevistados; as barreiras na aprendizagem conceitual foram abordadas e os obstáculos de ordem conceitual, relacional, processual e dimensional foram relatados. Essas duas etapas suscitaram os elementos para colaborar com a Etapa 3 que, juntamente com a Abordagem Construtivista Integrada de Mehéut, balizaram a formação do cenário didático da pesquisa. A SEA sobre o conceito de célula foi realizada em seis momentos, e versou sobre as concepções prévias dos estudantes, a historicidade celular, a identificação dos grupos, o reconhecimento da morfofisiologia, o uso de imagens e temas contemporâneos. A partir da descrição da sequência verificamos que o processo instrucional proposto é passível de execução, apesar de ser bastante extenso. Suas atividades estruturadas contemplaram aspectos das etapas 1 e 2 do MRE, com intensidade variada, sendo alguns melhores contemplados tanto no quantitativo de atividades como na pertinência das mesmas. A outra etapa foi contemplada de forma mais superficial. O MRE representou significativo aporte teórico-metodológico para as pesquisas em Ensino de Ciências no âmbito da construção de conceitos. Nesta pesquisa se mostrou um arcabouço bastante estruturado e ao mesmo tempo flexível para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, seja visando o desenho de processos instrucionais voltados para conceitos científicos, para o desenvolvimento de processos instrucionais formativos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-03
2016-08-16T14:16:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Ricardo Ferreira das. Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). 2015. 264 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5352
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/57462/001300000615k
identifier_str_mv NEVES, Ricardo Ferreira das. Abordagem do conceito de célula : uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). 2015. 264 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
ark:/57462/001300000615k
url http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Educação
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Ensino da Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Educação
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Ensino da Ciências
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.br
_version_ 1828479975660978176