Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1003 |
Resumo: | Brasil enfrenta o desafio de promover a qualidade na escola pública brasileira e, neste processo, entre muitas coisas, o diretor escolar tem um papel relevante. Trata-se de um profissional que influencia a escola e os resultados dos alunos por meio de seu perfil e das formas de condução da gestão democrática. Este estudo tem o objetivo identificar e analisar as características dos diretores escolares da Região do Grande ABC Paulista e, paralelamente, investigar como os processos de gestão democrática têm sido conduzidos nas escolas públicas da mesma região. Um estudo de caso foi utilizado para coletar informações, inicialmente, no Censo Escolar de 2013 sobre o perfil do diretor e sobre os processos da gestão democrática. Esses achados foram contextualizados a partir de entrevistas com diretores (N=26) das unidades escolares da região. Os resultados mostraram que a maioria dos diretores são mulheres, acima dos 40 anos idade, formadas em pedagogia, em instituições privadas, cursos presenciais, com experiência de mais de cinco anos. Em relação à gestão escolar democrática, constatou-se que se trata ainda de um processo frágil, mais fortalecido no discurso das pessoas do que da concretude das realizações escolares. A gestão democrática é ainda muito mais um símbolo inspirador do que um marco que incita à ação. Os resultados deste estudo podem ser utilizados para fomentar discussões entre especialistas e gestores, bem como nos cursos de formação de diretores. |
id |
USCS-1_080d31d604e255cfa3bbab66e52df5e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1003 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDiretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista2016-012017-05-04T14:19:08Z2017-05-04T14:19:08ZBrasil enfrenta o desafio de promover a qualidade na escola pública brasileira e, neste processo, entre muitas coisas, o diretor escolar tem um papel relevante. Trata-se de um profissional que influencia a escola e os resultados dos alunos por meio de seu perfil e das formas de condução da gestão democrática. Este estudo tem o objetivo identificar e analisar as características dos diretores escolares da Região do Grande ABC Paulista e, paralelamente, investigar como os processos de gestão democrática têm sido conduzidos nas escolas públicas da mesma região. Um estudo de caso foi utilizado para coletar informações, inicialmente, no Censo Escolar de 2013 sobre o perfil do diretor e sobre os processos da gestão democrática. Esses achados foram contextualizados a partir de entrevistas com diretores (N=26) das unidades escolares da região. Os resultados mostraram que a maioria dos diretores são mulheres, acima dos 40 anos idade, formadas em pedagogia, em instituições privadas, cursos presenciais, com experiência de mais de cinco anos. Em relação à gestão escolar democrática, constatou-se que se trata ainda de um processo frágil, mais fortalecido no discurso das pessoas do que da concretude das realizações escolares. A gestão democrática é ainda muito mais um símbolo inspirador do que um marco que incita à ação. Os resultados deste estudo podem ser utilizados para fomentar discussões entre especialistas e gestores, bem como nos cursos de formação de diretores.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2017-03-29T17:15:37Z No. of bitstreams: 1 9394-25640-1-SM.pdf: 554142 bytes, checksum: 95510a84c3585e9bd16745e7556528f6 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-03-30T11:10:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9394-25640-1-SM.pdf: 554142 bytes, checksum: 95510a84c3585e9bd16745e7556528f6 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-05-04T14:19:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9394-25640-1-SM.pdf: 554142 bytes, checksum: 95510a84c3585e9bd16745e7556528f6 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-04T14:19:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9394-25640-1-SM.pdf: 554142 bytes, checksum: 95510a84c3585e9bd16745e7556528f6 (MD5) Previous issue date: 2016-01Perfil profissionalDiretor escolarGestão democráticahttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1003DMD_hdl_123456789/1003GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 20, n. 1, 2016.GARCIA, Paulo SérgioPREARO, Leandro CampiROMEIRO, Maria do CarmoBASSI, Marcos Sidneiporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess9394-25640-1-SM.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1003/2/9394-25640-1-SM.pdfapplication/pdf554142http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1003/2/9394-25640-1-SM.pdf95510a84c3585e9bd16745e7556528f6MD5123456789_1003_22020-07-22T15:45:37Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1003Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:41.428Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista |
title |
Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista |
spellingShingle |
Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista GARCIA, Paulo Sérgio Perfil profissional Diretor escolar Gestão democrática |
title_short |
Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista |
title_full |
Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista |
title_fullStr |
Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista |
title_full_unstemmed |
Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista |
title_sort |
Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista |
author |
GARCIA, Paulo Sérgio |
author_facet |
GARCIA, Paulo Sérgio PREARO, Leandro Campi ROMEIRO, Maria do Carmo BASSI, Marcos Sidnei |
author_role |
author |
author2 |
PREARO, Leandro Campi ROMEIRO, Maria do Carmo BASSI, Marcos Sidnei |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARCIA, Paulo Sérgio PREARO, Leandro Campi ROMEIRO, Maria do Carmo BASSI, Marcos Sidnei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfil profissional Diretor escolar Gestão democrática |
topic |
Perfil profissional Diretor escolar Gestão democrática |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Brasil enfrenta o desafio de promover a qualidade na escola pública brasileira e, neste processo, entre muitas coisas, o diretor escolar tem um papel relevante. Trata-se de um profissional que influencia a escola e os resultados dos alunos por meio de seu perfil e das formas de condução da gestão democrática. Este estudo tem o objetivo identificar e analisar as características dos diretores escolares da Região do Grande ABC Paulista e, paralelamente, investigar como os processos de gestão democrática têm sido conduzidos nas escolas públicas da mesma região. Um estudo de caso foi utilizado para coletar informações, inicialmente, no Censo Escolar de 2013 sobre o perfil do diretor e sobre os processos da gestão democrática. Esses achados foram contextualizados a partir de entrevistas com diretores (N=26) das unidades escolares da região. Os resultados mostraram que a maioria dos diretores são mulheres, acima dos 40 anos idade, formadas em pedagogia, em instituições privadas, cursos presenciais, com experiência de mais de cinco anos. Em relação à gestão escolar democrática, constatou-se que se trata ainda de um processo frágil, mais fortalecido no discurso das pessoas do que da concretude das realizações escolares. A gestão democrática é ainda muito mais um símbolo inspirador do que um marco que incita à ação. Os resultados deste estudo podem ser utilizados para fomentar discussões entre especialistas e gestores, bem como nos cursos de formação de diretores. |
description |
Brasil enfrenta o desafio de promover a qualidade na escola pública brasileira e, neste processo, entre muitas coisas, o diretor escolar tem um papel relevante. Trata-se de um profissional que influencia a escola e os resultados dos alunos por meio de seu perfil e das formas de condução da gestão democrática. Este estudo tem o objetivo identificar e analisar as características dos diretores escolares da Região do Grande ABC Paulista e, paralelamente, investigar como os processos de gestão democrática têm sido conduzidos nas escolas públicas da mesma região. Um estudo de caso foi utilizado para coletar informações, inicialmente, no Censo Escolar de 2013 sobre o perfil do diretor e sobre os processos da gestão democrática. Esses achados foram contextualizados a partir de entrevistas com diretores (N=26) das unidades escolares da região. Os resultados mostraram que a maioria dos diretores são mulheres, acima dos 40 anos idade, formadas em pedagogia, em instituições privadas, cursos presenciais, com experiência de mais de cinco anos. Em relação à gestão escolar democrática, constatou-se que se trata ainda de um processo frágil, mais fortalecido no discurso das pessoas do que da concretude das realizações escolares. A gestão democrática é ainda muito mais um símbolo inspirador do que um marco que incita à ação. Os resultados deste estudo podem ser utilizados para fomentar discussões entre especialistas e gestores, bem como nos cursos de formação de diretores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-04T14:19:08Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T14:19:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1003 DMD_hdl_123456789/1003 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 20, n. 1, 2016. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1003 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1003 GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 20, n. 1, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672951270397181952 |