Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/837 |
Resumo: | Com o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de «Grounded Theory». Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores. |
id |
USCS-1_0d09a01d88beefd70ca6f49406e6dedc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/837 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleUm estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem2014-102016-09-06T14:23:25Z2016-09-06T14:23:25ZCom o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de «Grounded Theory». Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-30T13:14:30Z No. of bitstreams: 1 1. Est.pdf: 871261 bytes, checksum: d990f13f8ae6a5f6dc240554fc9f6121 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-30T13:32:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1. Est.pdf: 871261 bytes, checksum: d990f13f8ae6a5f6dc240554fc9f6121 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-06T14:23:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1. Est.pdf: 871261 bytes, checksum: d990f13f8ae6a5f6dc240554fc9f6121 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-06T14:23:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1. Est.pdf: 871261 bytes, checksum: d990f13f8ae6a5f6dc240554fc9f6121 (MD5) Previous issue date: 2014-10Tecnologias de InformaçãoEnsino e AprendizagemGrounded TheoryTecnologias de Informação em Salas de Aulahttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/837DMD_hdl_123456789/837FEITOSA, Douglas; YOSHIKUNI, Adilson; LUCAS, Edimilson Costa; ALBERTIN, Alberto. Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 13, n. 4, 30-42, Out./Dez., 2014.FEITOSA, DouglasYOSHIKUNI, AdilsonLUCAS, Edimilson CostaALBERTIN, Albertoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1.%20Est.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/837/2/1.%20Est.pdfapplication/pdf871261http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/837/2/1.%20Est.pdfd990f13f8ae6a5f6dc240554fc9f6121MD5123456789_837_22020-07-22T15:45:14Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/837Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:23.615Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem |
title |
Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem FEITOSA, Douglas Tecnologias de Informação Ensino e Aprendizagem Grounded Theory Tecnologias de Informação em Salas de Aula |
title_short |
Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem |
author |
FEITOSA, Douglas |
author_facet |
FEITOSA, Douglas YOSHIKUNI, Adilson LUCAS, Edimilson Costa ALBERTIN, Alberto |
author_role |
author |
author2 |
YOSHIKUNI, Adilson LUCAS, Edimilson Costa ALBERTIN, Alberto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FEITOSA, Douglas YOSHIKUNI, Adilson LUCAS, Edimilson Costa ALBERTIN, Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação Ensino e Aprendizagem Grounded Theory Tecnologias de Informação em Salas de Aula |
topic |
Tecnologias de Informação Ensino e Aprendizagem Grounded Theory Tecnologias de Informação em Salas de Aula |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Com o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de «Grounded Theory». Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores. |
description |
Com o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de «Grounded Theory». Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-06T14:23:25Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-06T14:23:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/837 DMD_hdl_123456789/837 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FEITOSA, Douglas; YOSHIKUNI, Adilson; LUCAS, Edimilson Costa; ALBERTIN, Alberto. Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 13, n. 4, 30-42, Out./Dez., 2014. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/837 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/837 FEITOSA, Douglas; YOSHIKUNI, Adilson; LUCAS, Edimilson Costa; ALBERTIN, Alberto. Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 13, n. 4, 30-42, Out./Dez., 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950959456649216 |