O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Raquel da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: FRANCO, Ivaldo Donizeti, ALMEIDA, Luiz Carlos Barnabé, SANTOS, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/795
Resumo: A literatura contemporânea na área de administração de negócios enfatiza a importância do ensino da inovação aos futuros profissionais das ciências gerenciais, visando capacitá-los para, também, gerir a mudança tecnológica. O objetivo desta pesquisa é examinar a oferta de disciplina relacionada à inovação, pelas Instituições de Ensino Superior, na área de Administração, Contábeis e Turismo, na graduação e nos cursos tecnológicos de Gestão, recomendadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, com delineamento documental. A amostra que compõe esta pesquisa foi obtida a partir da análise das instiuições que oferecem disciplina cujo título contenha o terno “Inovação”. A partir desta amostra foram examinadas as ementas e respectivas bibliografias, obtidas nos websites das instituições de ensino. Foram realizadas buscas no banco de dados do e-MEC. Para efeito de fundamentação teórica esta pesquisa está baseada na Teoria do Crescimento Endógeno e no conceito schumpeteriano de desenvolvimento econômico baseado na inovação. Assim, dadas às bases teóricas de referência e a análise dos conteúdos descritos nas matrizes curriculares examinadas, pode-se observar um distanciamento entre a emergência do debate da inovação nos cursos que visam formar os profissionais nas atividades de administração, contabilidade e turismo, em nível de graduação e nos cursos tecnológicos de gestão e suas respectivas grades programáticas. De acordo com o resultado da amostra estudada, é possível inferir que, nos citados cursos, não haja ênfase no ensino da inovação, o que induz à conclusão da existência de uma lacuna no aprendizado da gestão de empresas cujo foco de negócio seja a inovação.
id USCS-1_163690529d7f07ae118555700ea705f0
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/795
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleO ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras2012-102016-07-09T10:48:47Z2016-07-09T10:48:47ZA literatura contemporânea na área de administração de negócios enfatiza a importância do ensino da inovação aos futuros profissionais das ciências gerenciais, visando capacitá-los para, também, gerir a mudança tecnológica. O objetivo desta pesquisa é examinar a oferta de disciplina relacionada à inovação, pelas Instituições de Ensino Superior, na área de Administração, Contábeis e Turismo, na graduação e nos cursos tecnológicos de Gestão, recomendadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, com delineamento documental. A amostra que compõe esta pesquisa foi obtida a partir da análise das instiuições que oferecem disciplina cujo título contenha o terno “Inovação”. A partir desta amostra foram examinadas as ementas e respectivas bibliografias, obtidas nos websites das instituições de ensino. Foram realizadas buscas no banco de dados do e-MEC. Para efeito de fundamentação teórica esta pesquisa está baseada na Teoria do Crescimento Endógeno e no conceito schumpeteriano de desenvolvimento econômico baseado na inovação. Assim, dadas às bases teóricas de referência e a análise dos conteúdos descritos nas matrizes curriculares examinadas, pode-se observar um distanciamento entre a emergência do debate da inovação nos cursos que visam formar os profissionais nas atividades de administração, contabilidade e turismo, em nível de graduação e nos cursos tecnológicos de gestão e suas respectivas grades programáticas. De acordo com o resultado da amostra estudada, é possível inferir que, nos citados cursos, não haja ênfase no ensino da inovação, o que induz à conclusão da existência de uma lacuna no aprendizado da gestão de empresas cujo foco de negócio seja a inovação.Submitted by João Ribeiro (joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-08T19:34:12Z No. of bitstreams: 1 79296-108835-1-PB.pdf: 902428 bytes, checksum: 6702315e8aeb9e9f27270a6702fc5d31 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-09T10:48:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 79296-108835-1-PB.pdf: 902428 bytes, checksum: 6702315e8aeb9e9f27270a6702fc5d31 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-09T10:48:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 79296-108835-1-PB.pdf: 902428 bytes, checksum: 6702315e8aeb9e9f27270a6702fc5d31 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-09T10:48:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 79296-108835-1-PB.pdf: 902428 bytes, checksum: 6702315e8aeb9e9f27270a6702fc5d31 (MD5) Previous issue date: 2012-10InovaçãoAdministraçãoEnsino superiorConhecimentohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/795DMD_hdl_123456789/795PEREIRA, Raquel da Silva et al. O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras. RAI: revista de administração e inovação, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 221-244, out./dez. 2012.PEREIRA, Raquel da SilvaFRANCO, Ivaldo DonizetiALMEIDA, Luiz Carlos BarnabéSANTOS, Isabel Cristinaporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess79296-108835-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/795/2/79296-108835-1-PB.pdfapplication/pdf902428http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/795/2/79296-108835-1-PB.pdf6702315e8aeb9e9f27270a6702fc5d31MD5123456789_795_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/795Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:18.254Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras
title O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras
spellingShingle O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras
PEREIRA, Raquel da Silva
Inovação
Administração
Ensino superior
Conhecimento
title_short O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras
title_full O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras
title_fullStr O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras
title_full_unstemmed O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras
title_sort O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras
author PEREIRA, Raquel da Silva
author_facet PEREIRA, Raquel da Silva
FRANCO, Ivaldo Donizeti
ALMEIDA, Luiz Carlos Barnabé
SANTOS, Isabel Cristina
author_role author
author2 FRANCO, Ivaldo Donizeti
ALMEIDA, Luiz Carlos Barnabé
SANTOS, Isabel Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Raquel da Silva
FRANCO, Ivaldo Donizeti
ALMEIDA, Luiz Carlos Barnabé
SANTOS, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Administração
Ensino superior
Conhecimento
topic Inovação
Administração
Ensino superior
Conhecimento
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A literatura contemporânea na área de administração de negócios enfatiza a importância do ensino da inovação aos futuros profissionais das ciências gerenciais, visando capacitá-los para, também, gerir a mudança tecnológica. O objetivo desta pesquisa é examinar a oferta de disciplina relacionada à inovação, pelas Instituições de Ensino Superior, na área de Administração, Contábeis e Turismo, na graduação e nos cursos tecnológicos de Gestão, recomendadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, com delineamento documental. A amostra que compõe esta pesquisa foi obtida a partir da análise das instiuições que oferecem disciplina cujo título contenha o terno “Inovação”. A partir desta amostra foram examinadas as ementas e respectivas bibliografias, obtidas nos websites das instituições de ensino. Foram realizadas buscas no banco de dados do e-MEC. Para efeito de fundamentação teórica esta pesquisa está baseada na Teoria do Crescimento Endógeno e no conceito schumpeteriano de desenvolvimento econômico baseado na inovação. Assim, dadas às bases teóricas de referência e a análise dos conteúdos descritos nas matrizes curriculares examinadas, pode-se observar um distanciamento entre a emergência do debate da inovação nos cursos que visam formar os profissionais nas atividades de administração, contabilidade e turismo, em nível de graduação e nos cursos tecnológicos de gestão e suas respectivas grades programáticas. De acordo com o resultado da amostra estudada, é possível inferir que, nos citados cursos, não haja ênfase no ensino da inovação, o que induz à conclusão da existência de uma lacuna no aprendizado da gestão de empresas cujo foco de negócio seja a inovação.
description A literatura contemporânea na área de administração de negócios enfatiza a importância do ensino da inovação aos futuros profissionais das ciências gerenciais, visando capacitá-los para, também, gerir a mudança tecnológica. O objetivo desta pesquisa é examinar a oferta de disciplina relacionada à inovação, pelas Instituições de Ensino Superior, na área de Administração, Contábeis e Turismo, na graduação e nos cursos tecnológicos de Gestão, recomendadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, com delineamento documental. A amostra que compõe esta pesquisa foi obtida a partir da análise das instiuições que oferecem disciplina cujo título contenha o terno “Inovação”. A partir desta amostra foram examinadas as ementas e respectivas bibliografias, obtidas nos websites das instituições de ensino. Foram realizadas buscas no banco de dados do e-MEC. Para efeito de fundamentação teórica esta pesquisa está baseada na Teoria do Crescimento Endógeno e no conceito schumpeteriano de desenvolvimento econômico baseado na inovação. Assim, dadas às bases teóricas de referência e a análise dos conteúdos descritos nas matrizes curriculares examinadas, pode-se observar um distanciamento entre a emergência do debate da inovação nos cursos que visam formar os profissionais nas atividades de administração, contabilidade e turismo, em nível de graduação e nos cursos tecnológicos de gestão e suas respectivas grades programáticas. De acordo com o resultado da amostra estudada, é possível inferir que, nos citados cursos, não haja ênfase no ensino da inovação, o que induz à conclusão da existência de uma lacuna no aprendizado da gestão de empresas cujo foco de negócio seja a inovação.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-09T10:48:47Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-09T10:48:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/795
DMD_hdl_123456789/795
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Raquel da Silva et al. O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras. RAI: revista de administração e inovação, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 221-244, out./dez. 2012.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/795
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/795
PEREIRA, Raquel da Silva et al. O ensino de “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras. RAI: revista de administração e inovação, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 221-244, out./dez. 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950959327674368