Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/764 |
Resumo: | Com o objetivo de contribuir para a gestão de negócios inovadores, este artigo investiga como a inovação é abordada nos cursos de Bacharelado em Administração. Este trabalho tem natureza qualitativa apoiada por pesquisa exploratória, com delineamento de pesquisa histórico documental, com acesso às fontes de dados primários nos bancos de dados do Ministério de Educação e Cultura e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A caracterização do contexto brasileiro da inovação foi elaborada com base nos dados do Guide Innovation Index. A análise dos dados permitiu identificar os diferentes estágios do ensino de inovação nos cursos de Administração existentes no país, analisados regionalmente. Como resultados obtidos, aponta-se que, embora minimamente abordado, o tema inovação é mais frequentemente debatido nos cursos de Administração nas regiões sul e sudeste do país, que concentram o maior volume da atividade industrial do país. Este estudo conclui que o tema inovação é pouco debatido nos cursos de Administração, o que indica um espaço de oportunidade de revisão de conteúdo em compasso com as estratégias governamentais para aumento da taxa de inovação nas empresas brasileiras. |
id |
USCS-1_60632a92de02820eb479261b45e7ea22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/764 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso2015-032016-07-05T22:10:54Z2016-07-05T22:10:54ZCom o objetivo de contribuir para a gestão de negócios inovadores, este artigo investiga como a inovação é abordada nos cursos de Bacharelado em Administração. Este trabalho tem natureza qualitativa apoiada por pesquisa exploratória, com delineamento de pesquisa histórico documental, com acesso às fontes de dados primários nos bancos de dados do Ministério de Educação e Cultura e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A caracterização do contexto brasileiro da inovação foi elaborada com base nos dados do Guide Innovation Index. A análise dos dados permitiu identificar os diferentes estágios do ensino de inovação nos cursos de Administração existentes no país, analisados regionalmente. Como resultados obtidos, aponta-se que, embora minimamente abordado, o tema inovação é mais frequentemente debatido nos cursos de Administração nas regiões sul e sudeste do país, que concentram o maior volume da atividade industrial do país. Este estudo conclui que o tema inovação é pouco debatido nos cursos de Administração, o que indica um espaço de oportunidade de revisão de conteúdo em compasso com as estratégias governamentais para aumento da taxa de inovação nas empresas brasileiras.Submitted by João Ribeiro (joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-05T18:27:14Z No. of bitstreams: 1 202-318-2-PB.pdf: 596374 bytes, checksum: a38f6dd061ca23ec26b28a552462ef16 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2016-07-05T21:02:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 202-318-2-PB.pdf: 596374 bytes, checksum: a38f6dd061ca23ec26b28a552462ef16 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-05T22:09:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 202-318-2-PB.pdf: 596374 bytes, checksum: a38f6dd061ca23ec26b28a552462ef16 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-05T22:10:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 202-318-2-PB.pdf: 596374 bytes, checksum: a38f6dd061ca23ec26b28a552462ef16 (MD5) Previous issue date: 2015-03InovaçãoEducação superiorFormação acadêmica do administradorhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/764DMD_hdl_123456789/764Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 101-139, mar. 2015.PEREIRA, Raquel da SilvaFRANCO, Ivaldo DonizetiSANTOS, Isabel Cristinaporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess202-318-2-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/764/2/202-318-2-PB.pdfapplication/pdf596374http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/764/2/202-318-2-PB.pdfa38f6dd061ca23ec26b28a552462ef16MD5123456789_764_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/764Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:15.247Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso |
title |
Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso |
spellingShingle |
Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso PEREIRA, Raquel da Silva Inovação Educação superior Formação acadêmica do administrador |
title_short |
Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso |
title_full |
Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso |
title_fullStr |
Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso |
title_full_unstemmed |
Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso |
title_sort |
Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso |
author |
PEREIRA, Raquel da Silva |
author_facet |
PEREIRA, Raquel da Silva FRANCO, Ivaldo Donizeti SANTOS, Isabel Cristina |
author_role |
author |
author2 |
FRANCO, Ivaldo Donizeti SANTOS, Isabel Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Raquel da Silva FRANCO, Ivaldo Donizeti SANTOS, Isabel Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Educação superior Formação acadêmica do administrador |
topic |
Inovação Educação superior Formação acadêmica do administrador |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Com o objetivo de contribuir para a gestão de negócios inovadores, este artigo investiga como a inovação é abordada nos cursos de Bacharelado em Administração. Este trabalho tem natureza qualitativa apoiada por pesquisa exploratória, com delineamento de pesquisa histórico documental, com acesso às fontes de dados primários nos bancos de dados do Ministério de Educação e Cultura e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A caracterização do contexto brasileiro da inovação foi elaborada com base nos dados do Guide Innovation Index. A análise dos dados permitiu identificar os diferentes estágios do ensino de inovação nos cursos de Administração existentes no país, analisados regionalmente. Como resultados obtidos, aponta-se que, embora minimamente abordado, o tema inovação é mais frequentemente debatido nos cursos de Administração nas regiões sul e sudeste do país, que concentram o maior volume da atividade industrial do país. Este estudo conclui que o tema inovação é pouco debatido nos cursos de Administração, o que indica um espaço de oportunidade de revisão de conteúdo em compasso com as estratégias governamentais para aumento da taxa de inovação nas empresas brasileiras. |
description |
Com o objetivo de contribuir para a gestão de negócios inovadores, este artigo investiga como a inovação é abordada nos cursos de Bacharelado em Administração. Este trabalho tem natureza qualitativa apoiada por pesquisa exploratória, com delineamento de pesquisa histórico documental, com acesso às fontes de dados primários nos bancos de dados do Ministério de Educação e Cultura e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A caracterização do contexto brasileiro da inovação foi elaborada com base nos dados do Guide Innovation Index. A análise dos dados permitiu identificar os diferentes estágios do ensino de inovação nos cursos de Administração existentes no país, analisados regionalmente. Como resultados obtidos, aponta-se que, embora minimamente abordado, o tema inovação é mais frequentemente debatido nos cursos de Administração nas regiões sul e sudeste do país, que concentram o maior volume da atividade industrial do país. Este estudo conclui que o tema inovação é pouco debatido nos cursos de Administração, o que indica um espaço de oportunidade de revisão de conteúdo em compasso com as estratégias governamentais para aumento da taxa de inovação nas empresas brasileiras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-05T22:10:54Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-05T22:10:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/764 DMD_hdl_123456789/764 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 101-139, mar. 2015. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/764 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/764 Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 101-139, mar. 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950812803858432 |