Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Raquel da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FRANCO, Ivaldo Donizeti, SANTOS, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/764
Resumo: Com o objetivo de contribuir para a gestão de negócios inovadores, este artigo investiga como a inovação é abordada nos cursos de Bacharelado em Administração. Este trabalho tem natureza qualitativa apoiada por pesquisa exploratória, com delineamento de pesquisa histórico documental, com acesso às fontes de dados primários nos bancos de dados do Ministério de Educação e Cultura e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A caracterização do contexto brasileiro da inovação foi elaborada com base nos dados do Guide Innovation Index. A análise dos dados permitiu identificar os diferentes estágios do ensino de inovação nos cursos de Administração existentes no país, analisados regionalmente. Como resultados obtidos, aponta-se que, embora minimamente abordado, o tema inovação é mais frequentemente debatido nos cursos de Administração nas regiões sul e sudeste do país, que concentram o maior volume da atividade industrial do país. Este estudo conclui que o tema inovação é pouco debatido nos cursos de Administração, o que indica um espaço de oportunidade de revisão de conteúdo em compasso com as estratégias governamentais para aumento da taxa de inovação nas empresas brasileiras.
id USCS-1_60632a92de02820eb479261b45e7ea22
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/764
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso2015-032016-07-05T22:10:54Z2016-07-05T22:10:54ZCom o objetivo de contribuir para a gestão de negócios inovadores, este artigo investiga como a inovação é abordada nos cursos de Bacharelado em Administração. Este trabalho tem natureza qualitativa apoiada por pesquisa exploratória, com delineamento de pesquisa histórico documental, com acesso às fontes de dados primários nos bancos de dados do Ministério de Educação e Cultura e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A caracterização do contexto brasileiro da inovação foi elaborada com base nos dados do Guide Innovation Index. A análise dos dados permitiu identificar os diferentes estágios do ensino de inovação nos cursos de Administração existentes no país, analisados regionalmente. Como resultados obtidos, aponta-se que, embora minimamente abordado, o tema inovação é mais frequentemente debatido nos cursos de Administração nas regiões sul e sudeste do país, que concentram o maior volume da atividade industrial do país. Este estudo conclui que o tema inovação é pouco debatido nos cursos de Administração, o que indica um espaço de oportunidade de revisão de conteúdo em compasso com as estratégias governamentais para aumento da taxa de inovação nas empresas brasileiras.Submitted by João Ribeiro (joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-05T18:27:14Z No. of bitstreams: 1 202-318-2-PB.pdf: 596374 bytes, checksum: a38f6dd061ca23ec26b28a552462ef16 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2016-07-05T21:02:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 202-318-2-PB.pdf: 596374 bytes, checksum: a38f6dd061ca23ec26b28a552462ef16 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-05T22:09:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 202-318-2-PB.pdf: 596374 bytes, checksum: a38f6dd061ca23ec26b28a552462ef16 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-05T22:10:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 202-318-2-PB.pdf: 596374 bytes, checksum: a38f6dd061ca23ec26b28a552462ef16 (MD5) Previous issue date: 2015-03InovaçãoEducação superiorFormação acadêmica do administradorhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/764DMD_hdl_123456789/764Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 101-139, mar. 2015.PEREIRA, Raquel da SilvaFRANCO, Ivaldo DonizetiSANTOS, Isabel Cristinaporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess202-318-2-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/764/2/202-318-2-PB.pdfapplication/pdf596374http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/764/2/202-318-2-PB.pdfa38f6dd061ca23ec26b28a552462ef16MD5123456789_764_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/764Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:15.247Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso
title Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso
spellingShingle Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso
PEREIRA, Raquel da Silva
Inovação
Educação superior
Formação acadêmica do administrador
title_short Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso
title_full Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso
title_fullStr Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso
title_full_unstemmed Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso
title_sort Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso
author PEREIRA, Raquel da Silva
author_facet PEREIRA, Raquel da Silva
FRANCO, Ivaldo Donizeti
SANTOS, Isabel Cristina
author_role author
author2 FRANCO, Ivaldo Donizeti
SANTOS, Isabel Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Raquel da Silva
FRANCO, Ivaldo Donizeti
SANTOS, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Educação superior
Formação acadêmica do administrador
topic Inovação
Educação superior
Formação acadêmica do administrador
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Com o objetivo de contribuir para a gestão de negócios inovadores, este artigo investiga como a inovação é abordada nos cursos de Bacharelado em Administração. Este trabalho tem natureza qualitativa apoiada por pesquisa exploratória, com delineamento de pesquisa histórico documental, com acesso às fontes de dados primários nos bancos de dados do Ministério de Educação e Cultura e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A caracterização do contexto brasileiro da inovação foi elaborada com base nos dados do Guide Innovation Index. A análise dos dados permitiu identificar os diferentes estágios do ensino de inovação nos cursos de Administração existentes no país, analisados regionalmente. Como resultados obtidos, aponta-se que, embora minimamente abordado, o tema inovação é mais frequentemente debatido nos cursos de Administração nas regiões sul e sudeste do país, que concentram o maior volume da atividade industrial do país. Este estudo conclui que o tema inovação é pouco debatido nos cursos de Administração, o que indica um espaço de oportunidade de revisão de conteúdo em compasso com as estratégias governamentais para aumento da taxa de inovação nas empresas brasileiras.
description Com o objetivo de contribuir para a gestão de negócios inovadores, este artigo investiga como a inovação é abordada nos cursos de Bacharelado em Administração. Este trabalho tem natureza qualitativa apoiada por pesquisa exploratória, com delineamento de pesquisa histórico documental, com acesso às fontes de dados primários nos bancos de dados do Ministério de Educação e Cultura e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A caracterização do contexto brasileiro da inovação foi elaborada com base nos dados do Guide Innovation Index. A análise dos dados permitiu identificar os diferentes estágios do ensino de inovação nos cursos de Administração existentes no país, analisados regionalmente. Como resultados obtidos, aponta-se que, embora minimamente abordado, o tema inovação é mais frequentemente debatido nos cursos de Administração nas regiões sul e sudeste do país, que concentram o maior volume da atividade industrial do país. Este estudo conclui que o tema inovação é pouco debatido nos cursos de Administração, o que indica um espaço de oportunidade de revisão de conteúdo em compasso com as estratégias governamentais para aumento da taxa de inovação nas empresas brasileiras.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-05T22:10:54Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-05T22:10:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/764
DMD_hdl_123456789/764
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 101-139, mar. 2015.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/764
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/764
Ensino de inovação na formação do administrador: contribuições para gestores de curso. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 101-139, mar. 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950812803858432