Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CORRÊA NETO, Domingos Alves, SANTOS, Thiago de Sousa, PREARO, Leandro Campi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1121
Resumo: O artigo analisa o comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso considerando uma diversidade de faixa etária, escolaridade, renda, estado civil, marcas e modelos dos veículos. Propõe-se a identificar qual é o processo de avaliação dos atributos que norteiam a decisão de compra de veículos por parte dos consumidores, levando-os à escolha final. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva com uma amostra de elementos baseada na conveniência, sendo aplicado como instrumento um questionário estruturado. A análise dos dados foi realizada com o apoio do programa SPSS v.18, e utilização da técnica de Análise Fatorial (Exploratória e Confirmatória). Os resultados obtidos indicam que os consumidores de veículos automotores dos municípios têm um comportamento de compra racional, focado nos benefícios do produto e não apenas em aspectos emocionais. Destacam-se aspectos como análise dos benefícios funcionais do produto e a economicidade como significativos para o grupo pesquisado. A Análise Fatorial extrai sete fatores/dimensões de comportamento, com as variáveis bem relacionadas e com grau de explicação satisfatória conforme teste KMO = 0,793.
id USCS-1_8ca3b5bf2c98726e6b651c48a2288078
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1121
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleComportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea GrandeConsumption behavior in the segment of automotive vehicles in the cities of Cuiabá and Várzea Grande20172017-10-17T17:29:59Z2017-10-17T17:29:59ZO artigo analisa o comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso considerando uma diversidade de faixa etária, escolaridade, renda, estado civil, marcas e modelos dos veículos. Propõe-se a identificar qual é o processo de avaliação dos atributos que norteiam a decisão de compra de veículos por parte dos consumidores, levando-os à escolha final. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva com uma amostra de elementos baseada na conveniência, sendo aplicado como instrumento um questionário estruturado. A análise dos dados foi realizada com o apoio do programa SPSS v.18, e utilização da técnica de Análise Fatorial (Exploratória e Confirmatória). Os resultados obtidos indicam que os consumidores de veículos automotores dos municípios têm um comportamento de compra racional, focado nos benefícios do produto e não apenas em aspectos emocionais. Destacam-se aspectos como análise dos benefícios funcionais do produto e a economicidade como significativos para o grupo pesquisado. A Análise Fatorial extrai sete fatores/dimensões de comportamento, com as variáveis bem relacionadas e com grau de explicação satisfatória conforme teste KMO = 0,793.Submitted by João Ribeiro (joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-09-26T17:14:31Z No. of bitstreams: 1 516-3078-2-PB.pdf: 171098 bytes, checksum: d3eb14913fcf1969429973a5a45657fa (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-09-29T19:22:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 516-3078-2-PB.pdf: 171098 bytes, checksum: d3eb14913fcf1969429973a5a45657fa (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2017-10-17T17:29:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 516-3078-2-PB.pdf: 171098 bytes, checksum: d3eb14913fcf1969429973a5a45657fa (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T17:29:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 516-3078-2-PB.pdf: 171098 bytes, checksum: d3eb14913fcf1969429973a5a45657fa (MD5) Previous issue date: 2017Análise fatorialComportamento do consumidorSegmentação de mercadohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1121DMD_hdl_123456789/1121TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves et al. Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 07-18, jul./set. 2017.TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo ChavesCORRÊA NETO, Domingos AlvesSANTOS, Thiago de SousaPREARO, Leandro Campiporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess516-3078-2-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1121/2/516-3078-2-PB.pdfapplication/pdf171098http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1121/2/516-3078-2-PB.pdfd3eb14913fcf1969429973a5a45657faMD5123456789_1121_22020-07-22T15:45:49Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1121Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:54.167Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande
dc.title.alternative..fl_str_mv Consumption behavior in the segment of automotive vehicles in the cities of Cuiabá and Várzea Grande
title Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande
spellingShingle Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande
TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves
Análise fatorial
Comportamento do consumidor
Segmentação de mercado
title_short Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande
title_full Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande
title_fullStr Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande
title_full_unstemmed Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande
title_sort Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande
author TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves
author_facet TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves
CORRÊA NETO, Domingos Alves
SANTOS, Thiago de Sousa
PREARO, Leandro Campi
author_role author
author2 CORRÊA NETO, Domingos Alves
SANTOS, Thiago de Sousa
PREARO, Leandro Campi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves
CORRÊA NETO, Domingos Alves
SANTOS, Thiago de Sousa
PREARO, Leandro Campi
dc.subject.por.fl_str_mv Análise fatorial
Comportamento do consumidor
Segmentação de mercado
topic Análise fatorial
Comportamento do consumidor
Segmentação de mercado
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O artigo analisa o comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso considerando uma diversidade de faixa etária, escolaridade, renda, estado civil, marcas e modelos dos veículos. Propõe-se a identificar qual é o processo de avaliação dos atributos que norteiam a decisão de compra de veículos por parte dos consumidores, levando-os à escolha final. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva com uma amostra de elementos baseada na conveniência, sendo aplicado como instrumento um questionário estruturado. A análise dos dados foi realizada com o apoio do programa SPSS v.18, e utilização da técnica de Análise Fatorial (Exploratória e Confirmatória). Os resultados obtidos indicam que os consumidores de veículos automotores dos municípios têm um comportamento de compra racional, focado nos benefícios do produto e não apenas em aspectos emocionais. Destacam-se aspectos como análise dos benefícios funcionais do produto e a economicidade como significativos para o grupo pesquisado. A Análise Fatorial extrai sete fatores/dimensões de comportamento, com as variáveis bem relacionadas e com grau de explicação satisfatória conforme teste KMO = 0,793.
description O artigo analisa o comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso considerando uma diversidade de faixa etária, escolaridade, renda, estado civil, marcas e modelos dos veículos. Propõe-se a identificar qual é o processo de avaliação dos atributos que norteiam a decisão de compra de veículos por parte dos consumidores, levando-os à escolha final. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva com uma amostra de elementos baseada na conveniência, sendo aplicado como instrumento um questionário estruturado. A análise dos dados foi realizada com o apoio do programa SPSS v.18, e utilização da técnica de Análise Fatorial (Exploratória e Confirmatória). Os resultados obtidos indicam que os consumidores de veículos automotores dos municípios têm um comportamento de compra racional, focado nos benefícios do produto e não apenas em aspectos emocionais. Destacam-se aspectos como análise dos benefícios funcionais do produto e a economicidade como significativos para o grupo pesquisado. A Análise Fatorial extrai sete fatores/dimensões de comportamento, com as variáveis bem relacionadas e com grau de explicação satisfatória conforme teste KMO = 0,793.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-17T17:29:59Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-17T17:29:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1121
DMD_hdl_123456789/1121
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves et al. Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 07-18, jul./set. 2017.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1121
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1121
TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves et al. Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 07-18, jul./set. 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672951421869228032