Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1121 |
Resumo: | O artigo analisa o comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso considerando uma diversidade de faixa etária, escolaridade, renda, estado civil, marcas e modelos dos veículos. Propõe-se a identificar qual é o processo de avaliação dos atributos que norteiam a decisão de compra de veículos por parte dos consumidores, levando-os à escolha final. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva com uma amostra de elementos baseada na conveniência, sendo aplicado como instrumento um questionário estruturado. A análise dos dados foi realizada com o apoio do programa SPSS v.18, e utilização da técnica de Análise Fatorial (Exploratória e Confirmatória). Os resultados obtidos indicam que os consumidores de veículos automotores dos municípios têm um comportamento de compra racional, focado nos benefícios do produto e não apenas em aspectos emocionais. Destacam-se aspectos como análise dos benefícios funcionais do produto e a economicidade como significativos para o grupo pesquisado. A Análise Fatorial extrai sete fatores/dimensões de comportamento, com as variáveis bem relacionadas e com grau de explicação satisfatória conforme teste KMO = 0,793. |
id |
USCS-1_8ca3b5bf2c98726e6b651c48a2288078 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1121 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleComportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea GrandeConsumption behavior in the segment of automotive vehicles in the cities of Cuiabá and Várzea Grande20172017-10-17T17:29:59Z2017-10-17T17:29:59ZO artigo analisa o comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso considerando uma diversidade de faixa etária, escolaridade, renda, estado civil, marcas e modelos dos veículos. Propõe-se a identificar qual é o processo de avaliação dos atributos que norteiam a decisão de compra de veículos por parte dos consumidores, levando-os à escolha final. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva com uma amostra de elementos baseada na conveniência, sendo aplicado como instrumento um questionário estruturado. A análise dos dados foi realizada com o apoio do programa SPSS v.18, e utilização da técnica de Análise Fatorial (Exploratória e Confirmatória). Os resultados obtidos indicam que os consumidores de veículos automotores dos municípios têm um comportamento de compra racional, focado nos benefícios do produto e não apenas em aspectos emocionais. Destacam-se aspectos como análise dos benefícios funcionais do produto e a economicidade como significativos para o grupo pesquisado. A Análise Fatorial extrai sete fatores/dimensões de comportamento, com as variáveis bem relacionadas e com grau de explicação satisfatória conforme teste KMO = 0,793.Submitted by João Ribeiro (joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-09-26T17:14:31Z No. of bitstreams: 1 516-3078-2-PB.pdf: 171098 bytes, checksum: d3eb14913fcf1969429973a5a45657fa (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-09-29T19:22:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 516-3078-2-PB.pdf: 171098 bytes, checksum: d3eb14913fcf1969429973a5a45657fa (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2017-10-17T17:29:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 516-3078-2-PB.pdf: 171098 bytes, checksum: d3eb14913fcf1969429973a5a45657fa (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T17:29:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 516-3078-2-PB.pdf: 171098 bytes, checksum: d3eb14913fcf1969429973a5a45657fa (MD5) Previous issue date: 2017Análise fatorialComportamento do consumidorSegmentação de mercadohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1121DMD_hdl_123456789/1121TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves et al. Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 07-18, jul./set. 2017.TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo ChavesCORRÊA NETO, Domingos AlvesSANTOS, Thiago de SousaPREARO, Leandro Campiporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess516-3078-2-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1121/2/516-3078-2-PB.pdfapplication/pdf171098http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1121/2/516-3078-2-PB.pdfd3eb14913fcf1969429973a5a45657faMD5123456789_1121_22020-07-22T15:45:49Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1121Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:54.167Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande |
dc.title.alternative..fl_str_mv |
Consumption behavior in the segment of automotive vehicles in the cities of Cuiabá and Várzea Grande |
title |
Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande |
spellingShingle |
Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves Análise fatorial Comportamento do consumidor Segmentação de mercado |
title_short |
Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande |
title_full |
Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande |
title_fullStr |
Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande |
title_full_unstemmed |
Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande |
title_sort |
Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande |
author |
TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves |
author_facet |
TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves CORRÊA NETO, Domingos Alves SANTOS, Thiago de Sousa PREARO, Leandro Campi |
author_role |
author |
author2 |
CORRÊA NETO, Domingos Alves SANTOS, Thiago de Sousa PREARO, Leandro Campi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves CORRÊA NETO, Domingos Alves SANTOS, Thiago de Sousa PREARO, Leandro Campi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise fatorial Comportamento do consumidor Segmentação de mercado |
topic |
Análise fatorial Comportamento do consumidor Segmentação de mercado |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O artigo analisa o comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso considerando uma diversidade de faixa etária, escolaridade, renda, estado civil, marcas e modelos dos veículos. Propõe-se a identificar qual é o processo de avaliação dos atributos que norteiam a decisão de compra de veículos por parte dos consumidores, levando-os à escolha final. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva com uma amostra de elementos baseada na conveniência, sendo aplicado como instrumento um questionário estruturado. A análise dos dados foi realizada com o apoio do programa SPSS v.18, e utilização da técnica de Análise Fatorial (Exploratória e Confirmatória). Os resultados obtidos indicam que os consumidores de veículos automotores dos municípios têm um comportamento de compra racional, focado nos benefícios do produto e não apenas em aspectos emocionais. Destacam-se aspectos como análise dos benefícios funcionais do produto e a economicidade como significativos para o grupo pesquisado. A Análise Fatorial extrai sete fatores/dimensões de comportamento, com as variáveis bem relacionadas e com grau de explicação satisfatória conforme teste KMO = 0,793. |
description |
O artigo analisa o comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso considerando uma diversidade de faixa etária, escolaridade, renda, estado civil, marcas e modelos dos veículos. Propõe-se a identificar qual é o processo de avaliação dos atributos que norteiam a decisão de compra de veículos por parte dos consumidores, levando-os à escolha final. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva com uma amostra de elementos baseada na conveniência, sendo aplicado como instrumento um questionário estruturado. A análise dos dados foi realizada com o apoio do programa SPSS v.18, e utilização da técnica de Análise Fatorial (Exploratória e Confirmatória). Os resultados obtidos indicam que os consumidores de veículos automotores dos municípios têm um comportamento de compra racional, focado nos benefícios do produto e não apenas em aspectos emocionais. Destacam-se aspectos como análise dos benefícios funcionais do produto e a economicidade como significativos para o grupo pesquisado. A Análise Fatorial extrai sete fatores/dimensões de comportamento, com as variáveis bem relacionadas e com grau de explicação satisfatória conforme teste KMO = 0,793. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-17T17:29:59Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-17T17:29:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1121 DMD_hdl_123456789/1121 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves et al. Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 07-18, jul./set. 2017. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1121 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1121 TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves et al. Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 07-18, jul./set. 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672951421869228032 |