Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/973 |
Resumo: | Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor, entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas onze técnicas multivariadas (análise de regressão, análise discriminante, análise de regressão logística, correlação canônica, análise multivariada de variância, análise conjunta, modelagem de equações estruturais, análise fatorial, análise de conglomerados, análise de correspondência, escalonamento multidimensional), as quais têm apresentado grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo no trabalho relatado a análise da adequação do emprego dessas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e, também, a aferição do nível de adequação no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação das técnicas multivariadas. |
id |
USCS-1_8fed2b58370d1814c7bf9556b3ab77b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/973 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAvaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior2012-042017-04-12T16:26:31Z2017-04-12T16:26:31ZEste artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor, entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas onze técnicas multivariadas (análise de regressão, análise discriminante, análise de regressão logística, correlação canônica, análise multivariada de variância, análise conjunta, modelagem de equações estruturais, análise fatorial, análise de conglomerados, análise de correspondência, escalonamento multidimensional), as quais têm apresentado grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo no trabalho relatado a análise da adequação do emprego dessas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e, também, a aferição do nível de adequação no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação das técnicas multivariadas.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2017-03-29T19:17:33Z No. of bitstreams: 1 1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid=...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdf: 13411347 bytes, checksum: 7936df5e8d83e1395fe564efe841877d (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-03-30T11:14:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid=...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdf: 13411347 bytes, checksum: 7936df5e8d83e1395fe564efe841877d (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-04-12T16:26:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid=...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdf: 13411347 bytes, checksum: 7936df5e8d83e1395fe564efe841877d (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-12T16:26:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid=...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdf: 13411347 bytes, checksum: 7936df5e8d83e1395fe564efe841877d (MD5) Previous issue date: 2012-04Análise multivariadaAdequação do uso de técnicas estatísticasComportamento do consumidorhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/973DMD_hdl_123456789/973GOUVÊA, Maria Aparecida; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo. Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior. Revista de Administração, v. 47, n. 2, p. 338-355, abr. 2012.GOUVÊA, Maria AparecidaPREARO, Leandro CampiROMEIRO, Maria do Carmoreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid%3d...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/973/2/1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid%3d...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdfapplication/pdf13411347http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/973/2/1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid%3d...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdf7936df5e8d83e1395fe564efe841877dMD5123456789_973_22020-07-22T15:45:37Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/973Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:42.297Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior |
title |
Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior |
spellingShingle |
Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior GOUVÊA, Maria Aparecida Análise multivariada Adequação do uso de técnicas estatísticas Comportamento do consumidor |
title_short |
Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior |
title_full |
Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior |
title_fullStr |
Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior |
title_sort |
Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior |
author |
GOUVÊA, Maria Aparecida |
author_facet |
GOUVÊA, Maria Aparecida PREARO, Leandro Campi ROMEIRO, Maria do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
PREARO, Leandro Campi ROMEIRO, Maria do Carmo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOUVÊA, Maria Aparecida PREARO, Leandro Campi ROMEIRO, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise multivariada Adequação do uso de técnicas estatísticas Comportamento do consumidor |
topic |
Análise multivariada Adequação do uso de técnicas estatísticas Comportamento do consumidor |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor, entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas onze técnicas multivariadas (análise de regressão, análise discriminante, análise de regressão logística, correlação canônica, análise multivariada de variância, análise conjunta, modelagem de equações estruturais, análise fatorial, análise de conglomerados, análise de correspondência, escalonamento multidimensional), as quais têm apresentado grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo no trabalho relatado a análise da adequação do emprego dessas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e, também, a aferição do nível de adequação no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação das técnicas multivariadas. |
description |
Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor, entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas onze técnicas multivariadas (análise de regressão, análise discriminante, análise de regressão logística, correlação canônica, análise multivariada de variância, análise conjunta, modelagem de equações estruturais, análise fatorial, análise de conglomerados, análise de correspondência, escalonamento multidimensional), as quais têm apresentado grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo no trabalho relatado a análise da adequação do emprego dessas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e, também, a aferição do nível de adequação no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação das técnicas multivariadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-12T16:26:31Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-12T16:26:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/973 DMD_hdl_123456789/973 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOUVÊA, Maria Aparecida; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo. Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior. Revista de Administração, v. 47, n. 2, p. 338-355, abr. 2012. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/973 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/973 GOUVÊA, Maria Aparecida; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo. Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior. Revista de Administração, v. 47, n. 2, p. 338-355, abr. 2012. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672951270421299200 |