Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOUVÊA, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: PREARO, Leandro Campi, ROMEIRO, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/973
Resumo: Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor, entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas onze técnicas multivariadas (análise de regressão, análise discriminante, análise de regressão logística, correlação canônica, análise multivariada de variância, análise conjunta, modelagem de equações estruturais, análise fatorial, análise de conglomerados, análise de correspondência, escalonamento multidimensional), as quais têm apresentado grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo no trabalho relatado a análise da adequação do emprego dessas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e, também, a aferição do nível de adequação no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação das técnicas multivariadas.
id USCS-1_8fed2b58370d1814c7bf9556b3ab77b9
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/973
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAvaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior2012-042017-04-12T16:26:31Z2017-04-12T16:26:31ZEste artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor, entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas onze técnicas multivariadas (análise de regressão, análise discriminante, análise de regressão logística, correlação canônica, análise multivariada de variância, análise conjunta, modelagem de equações estruturais, análise fatorial, análise de conglomerados, análise de correspondência, escalonamento multidimensional), as quais têm apresentado grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo no trabalho relatado a análise da adequação do emprego dessas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e, também, a aferição do nível de adequação no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação das técnicas multivariadas.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2017-03-29T19:17:33Z No. of bitstreams: 1 1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid=...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdf: 13411347 bytes, checksum: 7936df5e8d83e1395fe564efe841877d (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-03-30T11:14:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid=...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdf: 13411347 bytes, checksum: 7936df5e8d83e1395fe564efe841877d (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-04-12T16:26:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid=...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdf: 13411347 bytes, checksum: 7936df5e8d83e1395fe564efe841877d (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-12T16:26:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid=...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdf: 13411347 bytes, checksum: 7936df5e8d83e1395fe564efe841877d (MD5) Previous issue date: 2012-04Análise multivariadaAdequação do uso de técnicas estatísticasComportamento do consumidorhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/973DMD_hdl_123456789/973GOUVÊA, Maria Aparecida; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo. Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior. Revista de Administração, v. 47, n. 2, p. 338-355, abr. 2012.GOUVÊA, Maria AparecidaPREARO, Leandro CampiROMEIRO, Maria do Carmoreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid%3d...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/973/2/1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid%3d...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdfapplication/pdf13411347http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/973/2/1-s2.0-S0080210716302333-main.pdf__tid%3d...15028_a612288c79eb8c2a38c0317b6e160355.pdf7936df5e8d83e1395fe564efe841877dMD5123456789_973_22020-07-22T15:45:37Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/973Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:42.297Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior
title Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior
spellingShingle Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior
GOUVÊA, Maria Aparecida
Análise multivariada
Adequação do uso de técnicas estatísticas
Comportamento do consumidor
title_short Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior
title_full Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior
title_fullStr Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior
title_full_unstemmed Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior
title_sort Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior
author GOUVÊA, Maria Aparecida
author_facet GOUVÊA, Maria Aparecida
PREARO, Leandro Campi
ROMEIRO, Maria do Carmo
author_role author
author2 PREARO, Leandro Campi
ROMEIRO, Maria do Carmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOUVÊA, Maria Aparecida
PREARO, Leandro Campi
ROMEIRO, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise multivariada
Adequação do uso de técnicas estatísticas
Comportamento do consumidor
topic Análise multivariada
Adequação do uso de técnicas estatísticas
Comportamento do consumidor
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor, entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas onze técnicas multivariadas (análise de regressão, análise discriminante, análise de regressão logística, correlação canônica, análise multivariada de variância, análise conjunta, modelagem de equações estruturais, análise fatorial, análise de conglomerados, análise de correspondência, escalonamento multidimensional), as quais têm apresentado grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo no trabalho relatado a análise da adequação do emprego dessas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e, também, a aferição do nível de adequação no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação das técnicas multivariadas.
description Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor, entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas onze técnicas multivariadas (análise de regressão, análise discriminante, análise de regressão logística, correlação canônica, análise multivariada de variância, análise conjunta, modelagem de equações estruturais, análise fatorial, análise de conglomerados, análise de correspondência, escalonamento multidimensional), as quais têm apresentado grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo no trabalho relatado a análise da adequação do emprego dessas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e, também, a aferição do nível de adequação no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação das técnicas multivariadas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-12T16:26:31Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-12T16:26:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/973
DMD_hdl_123456789/973
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOUVÊA, Maria Aparecida; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo. Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior. Revista de Administração, v. 47, n. 2, p. 338-355, abr. 2012.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/973
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/973
GOUVÊA, Maria Aparecida; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo. Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior. Revista de Administração, v. 47, n. 2, p. 338-355, abr. 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672951270421299200