Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, Mauro Neves
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: SILVA, Dirceu da, PEREIRA, Raquel da Silva, ROSSI, George Bedinelli, MINCIOTTI, Silvio Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://www.revista-rai.inf.br/ojs-2.1.1/index.php/rai/article/viewArticle/291
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/98
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.
id USCS-1_9f95f5b84a606f2e79883801c01c9f08
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/98
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis20082010-05-04T22:56:29Z2010-05-04T22:56:29ZEste artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2010-05-04T22:56:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Inovação no Comportamento do Consumidor.pdf: 268290 bytes, checksum: ebd13653a8197c2e125f8a1f757850de (MD5)Made available in DSpace on 2010-05-04T22:56:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Inovação no Comportamento do Consumidor.pdf: 268290 bytes, checksum: ebd13653a8197c2e125f8a1f757850de (MD5) Previous issue date: 2008Comportamento do consumidorInovaçãoResponsabilidade socioambiental.http://www.revista-rai.inf.br/ojs-2.1.1/index.php/rai/article/viewArticle/291http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/98DMD_hdl_123456789/98GARCIA, M. N. et al. Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 73-91, 2008.GARCIA, Mauro NevesSILVA, Dirceu daPEREIRA, Raquel da SilvaROSSI, George BedinelliMINCIOTTI, Silvio Augustoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessInovacao%20no%20Comportamento%20do%20Consumidor.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/98/2/Inovacao%20no%20Comportamento%20do%20Consumidor.pdfapplication/pdf268290http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/98/2/Inovacao%20no%20Comportamento%20do%20Consumidor.pdfebd13653a8197c2e125f8a1f757850deMD5123456789_98_22020-07-22T15:44:09Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/98Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:12.485Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis
title Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis
spellingShingle Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis
GARCIA, Mauro Neves
Comportamento do consumidor
Inovação
Responsabilidade socioambiental.
title_short Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis
title_full Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis
title_fullStr Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis
title_full_unstemmed Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis
title_sort Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis
author GARCIA, Mauro Neves
author_facet GARCIA, Mauro Neves
SILVA, Dirceu da
PEREIRA, Raquel da Silva
ROSSI, George Bedinelli
MINCIOTTI, Silvio Augusto
author_role author
author2 SILVA, Dirceu da
PEREIRA, Raquel da Silva
ROSSI, George Bedinelli
MINCIOTTI, Silvio Augusto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARCIA, Mauro Neves
SILVA, Dirceu da
PEREIRA, Raquel da Silva
ROSSI, George Bedinelli
MINCIOTTI, Silvio Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Inovação
Responsabilidade socioambiental.
topic Comportamento do consumidor
Inovação
Responsabilidade socioambiental.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.
description Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-04T22:56:29Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-04T22:56:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revista-rai.inf.br/ojs-2.1.1/index.php/rai/article/viewArticle/291
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/98
DMD_hdl_123456789/98
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARCIA, M. N. et al. Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 73-91, 2008.
url http://www.revista-rai.inf.br/ojs-2.1.1/index.php/rai/article/viewArticle/291
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/98
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/98
GARCIA, M. N. et al. Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 73-91, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950119028228096