Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://www.revista-rai.inf.br/ojs-2.1.1/index.php/rai/article/viewArticle/291 http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/98 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis. |
id |
USCS-1_9f95f5b84a606f2e79883801c01c9f08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/98 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis20082010-05-04T22:56:29Z2010-05-04T22:56:29ZEste artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2010-05-04T22:56:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Inovação no Comportamento do Consumidor.pdf: 268290 bytes, checksum: ebd13653a8197c2e125f8a1f757850de (MD5)Made available in DSpace on 2010-05-04T22:56:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Inovação no Comportamento do Consumidor.pdf: 268290 bytes, checksum: ebd13653a8197c2e125f8a1f757850de (MD5) Previous issue date: 2008Comportamento do consumidorInovaçãoResponsabilidade socioambiental.http://www.revista-rai.inf.br/ojs-2.1.1/index.php/rai/article/viewArticle/291http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/98DMD_hdl_123456789/98GARCIA, M. N. et al. Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 73-91, 2008.GARCIA, Mauro NevesSILVA, Dirceu daPEREIRA, Raquel da SilvaROSSI, George BedinelliMINCIOTTI, Silvio Augustoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessInovacao%20no%20Comportamento%20do%20Consumidor.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/98/2/Inovacao%20no%20Comportamento%20do%20Consumidor.pdfapplication/pdf268290http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/98/2/Inovacao%20no%20Comportamento%20do%20Consumidor.pdfebd13653a8197c2e125f8a1f757850deMD5123456789_98_22020-07-22T15:44:09Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/98Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:12.485Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis |
title |
Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis |
spellingShingle |
Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis GARCIA, Mauro Neves Comportamento do consumidor Inovação Responsabilidade socioambiental. |
title_short |
Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis |
title_full |
Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis |
title_fullStr |
Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis |
title_full_unstemmed |
Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis |
title_sort |
Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis |
author |
GARCIA, Mauro Neves |
author_facet |
GARCIA, Mauro Neves SILVA, Dirceu da PEREIRA, Raquel da Silva ROSSI, George Bedinelli MINCIOTTI, Silvio Augusto |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Dirceu da PEREIRA, Raquel da Silva ROSSI, George Bedinelli MINCIOTTI, Silvio Augusto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARCIA, Mauro Neves SILVA, Dirceu da PEREIRA, Raquel da Silva ROSSI, George Bedinelli MINCIOTTI, Silvio Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Inovação Responsabilidade socioambiental. |
topic |
Comportamento do consumidor Inovação Responsabilidade socioambiental. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis. |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-04T22:56:29Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-04T22:56:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revista-rai.inf.br/ojs-2.1.1/index.php/rai/article/viewArticle/291 http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/98 DMD_hdl_123456789/98 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GARCIA, M. N. et al. Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 73-91, 2008. |
url |
http://www.revista-rai.inf.br/ojs-2.1.1/index.php/rai/article/viewArticle/291 http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/98 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/98 GARCIA, M. N. et al. Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 73-91, 2008. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950119028228096 |