Atendimento virtual como fator de vantagem competitiva por diferenciação em hotéis resort no Brasil
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/138 |
Resumo: | A indústria brasileira do turismo experimentou profundas alterações em sua estrutura a partir da década de 1990, notadamente em função de grandes investimentos em hotéis de categoria luxo e super luxo. Esse tipo de hospedagem tem como estratégia a diferenciação por meio da oferta de serviços e experiências singulares aos hóspedes. Assim, as ferramentas de atendimento virtual ao cliente podem contribuir para a construção da lealdade do hóspede a partir da diferenciação dos serviços prestados pelo hotel resort. Este é um estudo descritivo de natureza qualitativa, feito a partir de um levantamento no qual se efetuou a análise do desempenho das ferramentas de atendimento virtual ao cliente encontradas em 47 grandes hotéis resort de categoria luxo e super luxo em operação no Brasil. Os principais resultados indicam a baixa utilização das ferramentas de atendimento virtual disponíveis, sendo que as mais largamente empregadas foram e-mail, formulário eletrônico para submissão, autosserviço e mapa do site. Por outro lado, as ferramentas menos utilizadas foram e-mail de resposta automática, FAQ, chat instantâneo, personalização de site, grupos de discussão e vídeo-conferência; sendo que as quatro últimas sequer foram identifi cadas nos hotéis resort pesquisados. Pôde-se constatar também que mesmo os hotéis resort classifi cados com alto desempenho, subutilizam as ferramentas de atendimento virtual, o que parece não contribuir de forma plena para a oferta de uma experiência singular e diferenciada em relação à comunicação com seus clientes atuais, bem como com os potenciais clientes. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAtendimento virtual como fator de vantagem competitiva por diferenciação em hotéis resort no Brasil2010-082010-08-13T19:33:36Z2010-08-13T19:33:36ZRevista Turismo Visão e AçãoA indústria brasileira do turismo experimentou profundas alterações em sua estrutura a partir da década de 1990, notadamente em função de grandes investimentos em hotéis de categoria luxo e super luxo. Esse tipo de hospedagem tem como estratégia a diferenciação por meio da oferta de serviços e experiências singulares aos hóspedes. Assim, as ferramentas de atendimento virtual ao cliente podem contribuir para a construção da lealdade do hóspede a partir da diferenciação dos serviços prestados pelo hotel resort. Este é um estudo descritivo de natureza qualitativa, feito a partir de um levantamento no qual se efetuou a análise do desempenho das ferramentas de atendimento virtual ao cliente encontradas em 47 grandes hotéis resort de categoria luxo e super luxo em operação no Brasil. Os principais resultados indicam a baixa utilização das ferramentas de atendimento virtual disponíveis, sendo que as mais largamente empregadas foram e-mail, formulário eletrônico para submissão, autosserviço e mapa do site. Por outro lado, as ferramentas menos utilizadas foram e-mail de resposta automática, FAQ, chat instantâneo, personalização de site, grupos de discussão e vídeo-conferência; sendo que as quatro últimas sequer foram identifi cadas nos hotéis resort pesquisados. Pôde-se constatar também que mesmo os hotéis resort classifi cados com alto desempenho, subutilizam as ferramentas de atendimento virtual, o que parece não contribuir de forma plena para a oferta de uma experiência singular e diferenciada em relação à comunicação com seus clientes atuais, bem como com os potenciais clientes.Submitted by Marcos Gaspar (marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T17:17:19Z No. of bitstreams: 1 Atendimento Virtual em Hoteis Resort.pdf: 475807 bytes, checksum: d250a00e9c7ca25fdba50b52212e83fe (MD5)Approved for entry into archive by Marcos Gaspar(marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T18:24:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Atendimento Virtual em Hoteis Resort.pdf: 475807 bytes, checksum: d250a00e9c7ca25fdba50b52212e83fe (MD5)Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2010-08-13T19:33:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Atendimento Virtual em Hoteis Resort.pdf: 475807 bytes, checksum: d250a00e9c7ca25fdba50b52212e83fe (MD5)Made available in DSpace on 2010-08-13T19:33:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Atendimento Virtual em Hoteis Resort.pdf: 475807 bytes, checksum: d250a00e9c7ca25fdba50b52212e83fe (MD5) Previous issue date: 2010-08Hotel resortAtendimento virtualVantagem competitivahttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/138DMD_hdl_123456789/138GASPAR, Marcos Antonio.; SANTOS, Silvio Aparecido dos.; POLO, Edison Fernandes.; POLO, Fernanda Liviero Fernandes. Atendimento virtual como fator de vantagem competitiva por diferenciação em hotéis resort no brasil. Revista Turismo Visão e Ação, Itajaí, v. 12, n. 2, p. 92-113, maio-ago. 2010.GASPAR, Marcos AntonioSANTOS, Silvio Aparecido dosPOLO, Edison FernandesPOLO, Fernanda Liviero Fernandesporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAtendimento%20Virtual%20em%20Hoteis%20Resort.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/138/2/Atendimento%20Virtual%20em%20Hoteis%20Resort.pdfapplication/pdf475807http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/138/2/Atendimento%20Virtual%20em%20Hoteis%20Resort.pdfd250a00e9c7ca25fdba50b52212e83feMD5123456789_138_22020-07-22T15:44:09Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/138Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:13.653Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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A indústria brasileira do turismo experimentou profundas alterações em sua estrutura a partir da década de 1990, notadamente em função de grandes investimentos em hotéis de categoria luxo e super luxo. Esse tipo de hospedagem tem como estratégia a diferenciação por meio da oferta de serviços e experiências singulares aos hóspedes. Assim, as ferramentas de atendimento virtual ao cliente podem contribuir para a construção da lealdade do hóspede a partir da diferenciação dos serviços prestados pelo hotel resort. Este é um estudo descritivo de natureza qualitativa, feito a partir de um levantamento no qual se efetuou a análise do desempenho das ferramentas de atendimento virtual ao cliente encontradas em 47 grandes hotéis resort de categoria luxo e super luxo em operação no Brasil. Os principais resultados indicam a baixa utilização das ferramentas de atendimento virtual disponíveis, sendo que as mais largamente empregadas foram e-mail, formulário eletrônico para submissão, autosserviço e mapa do site. Por outro lado, as ferramentas menos utilizadas foram e-mail de resposta automática, FAQ, chat instantâneo, personalização de site, grupos de discussão e vídeo-conferência; sendo que as quatro últimas sequer foram identifi cadas nos hotéis resort pesquisados. Pôde-se constatar também que mesmo os hotéis resort classifi cados com alto desempenho, subutilizam as ferramentas de atendimento virtual, o que parece não contribuir de forma plena para a oferta de uma experiência singular e diferenciada em relação à comunicação com seus clientes atuais, bem como com os potenciais clientes. |
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